Menos de 5% dos candidatos a vereador têm até 29 anos

Quanto a profissão, nos seis municípios da 89ª Zona Eleitoral, 20,9% dos 229 candidatos são agricultores

Menos de 5% dos candidatos a vereador têm até 29 anos
Em Três de Maio, dos 74 candidatos, apenas 2 são jovens

O percentual de candidatos a vereador com até 29 anos concorrendo a uma cadeira nos legislativos entre os seis municípios que integram a 89ª Zona Eleitoral diminuiu nas eleições de 2024. Das 229 candidaturas, apenas 11 são de pessoas com até 29 anos, representando 4,8% do total. Esse número é menos da metade do registrado nas eleições municipais de 2020, quando 11,56% dos candidatos eram jovens, ou 26 candidaturas.

Três de Maio apresenta a menor proporção de candidatos jovens, com apenas dois concorrentes com 29 anos ou menos, o que representa 2,7% das candidaturas registradas no site do TSE. Boa Vista do Buricá e Nova Candelária possuem um vereador jovem cada, representando 3,1% e 4,5%, respectivamente.

Independência e Alegria têm dois candidatos com até 29 anos, com proporções de 4,3% e 8,7%, respectivamente. O município com o maior número de jovens candidatos é São José do Inhacorá, com três postulantes, ou 9,7% do total.

Por outro lado, se considerarmos o total de eleitores aptos a votar neste ano, o recorte da Justiça Eleitoral mostra que 26,99% dos eleitores têm até 34 anos.

A proporção de candidatos idosos a vereador cresceu de 14,6% em 2020 para 15,4% em 2024. Das 228 candidaturas na ZE, 35 são de pessoas com 60 anos ou mais. Alegria tem a maior proporção de candidatos idosos, com cinco candidatos, ou 21,7% do total. Boa Vista do Buricá registra o menor percentual de candidatos idosos, com 12,5%. Os idosos correspondem a 30,6% do eleitorado da microrregião.

A faixa etária com maior número de candidaturas é de 50 a 59 anos, representando 31,1% do total (71 candidatos), seguida por 40 a 49 anos, com 30,7% (70), e 30 a 39 anos, com 18% (41).

 

 

A cada cinco candidatos ao Legislativo municipal, um é agricultor

A profissão que mais aparece entre os candidatos a vereador na microrregião é a de agricultor. Dos 229 candidatos, 48 informaram à Justiça Eleitoral que atuam no setor, representando 20,9% do total, ou seja, a cada cinco candidaturas, uma é de agricultor.

Na sequência, a ocupação “outros”, que indica que a profissão do candidato não está listada entre as opções da Justiça Eleitoral, aparece com 34 candidatos, ou 14,8%. Em terceiro lugar estão os servidores públicos municipais, com 28 candidaturas (12,2%), seguidos por empresários, com 22 candidatos (9,6%), e aposentados, com 21 (9,2%), completando a lista das cinco ocupações mais frequentes.

Em Três de Maio, os empresários lideram a lista de ocupações. Dos 74 candidatos a vereador, 11 são empresários, representando 14,8% do total. Na sequência, aparecem os servidores públicos municipais, com 10 candidaturas, e os aposentados, com 8 candidatos.

Em São José do Inhacorá, a agricultura é a profissão mais representada, com 13 agricultores concorrendo, o que representa 41,9% dos candidatos. A mesma ocupação também é a mais comum em Alegria e Nova Candelária, com 10 candidatos em cada município.

Já em Independência, os aposentados e a ocupação “outros” lideram, com oito candidaturas em cada grupo. Em Boa Vista do Buricá, a ocupação “outros” é a mais mencionada, com dez candidatos.

Entre os seis municípios da zona eleitoral, foram mencionadas 43 diferentes profissões.

 

 

89ª ZE registra três renúncias e um indeferimento de candidatura

Desde o início do período de campanha eleitoral, três renúncias de candidaturas e um indeferimento foram registrados entre os seis municípios que integram a 89ª Zona Eleitoral, até a data de 11 de setembro.

Duas dessas renúncias ocorreram em Três de Maio. A primeira foi da candidata Juliana Saciloto, do Progressistas, que foi substituída por outra candidata, mantendo o partido com doze concorrentes ao Legislativo. A segunda renúncia foi de Djeison Henrique Koren, do MDB. Até o fechamento desta edição, a substituição de sua candidatura ainda não havia sido registrada no portal da Justiça Eleitoral.

A terceira renúncia aconteceu no município de Alegria, com a candidata Jose Cavalini, do União Brasil, retirando-se da disputa. No site DivulgaCandContas, até o momento, também não havia sido registrada uma substituição para essa candidatura.

O indeferimento de candidatura foi registrado em Independência, onde um candidato do União Brasil teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral devido à ausência de quitação eleitoral. O partido optou por substituir o candidato, lançando uma nova candidata, mantendo assim nove nomes na disputa por vagas na Câmara de Vereadores.