Inicia mais um ano letivo em Três de Maio

Rede municipal de ensino tem o maior número de alunos, com 2.339 alunos matriculados até a quinta-feira. Matrículas de segunda chamada encerram hoje

Inicia mais um ano letivo em Três de Maio
Desde ontem, dia 9, as crianças matriculadas nas EMEIS já iniciaram o ano letivo

Pelo menos 5.316 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Superior, estavam matriculados nas escolas das redes municipal, estadual e privada de Três de Maio, até ontem,  quinta-feira. No número acima, não estão computados os alunos do EAD - Ensino a Distância, Neeja - Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e alunos da Apae.

As aulas nas EMEIs iniciaram no dia 9. Na segunda-feira, dia 13, as aulas começam nas escolas municipais para o Ensino Fundamental e no Colégio Dom Hermeto, em todos os níveis de ensino. A Setrem também inicia na segunda, com a Educação Infantil, tendo sequência nos demais níveis até a semana seguinte. Já as aulas na rede estadual de Três de Maio iniciam no dia 23.

 

2.339 alunos matriculados na rede municipal

Até o dia 9 de fevereiro, a SMECE tinha 2.339 estudantes matriculados na rede municipal. A secretaria segue matriculando estudantes nas escolas da rede municipal, o que deve se prolongar por mais alguns dias. Assim, o total de estudantes para o ano letivo de 2023 deve aumentar.

Quanto à demanda por vagas, algumas crianças ainda estão na lista de espera devido à reforma na Emei Santa Rita. Na turma da Educação Infantil II também há um represamento que será sanado assim que a reforma de duas salas na Extensão São Francisco for concluída. “Com a conclusão das obras, essa demanda será atendida”, revela a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Vera Kuhler.

 

Reformas estão sendo realizadas para atender as demandas

Conforme a pasta, estão sendo realizadas duas grandes reformas nas escolas que atendem a Educação Infantil do município. Na Emei São Mateus – Extensão São Francisco, estão sendo realizadas adequações em salas de aula para atendimento de turmas de berçário.

Já na Emei Santa Rita, está sendo realizada uma reforma em toda a estrutura do telhado, além da construção de uma sala de aula. “Com a conclusão dessas obras, a secretaria estima que possamos atender mais 50 crianças na educação infantil”, salienta a secretária.

Segundo a secretária, as obras na Emei São Mateus devem ser finalizadas no começo do ano e, na Emei Santa Rita, a previsão é de 4 meses para a conclusão da obra.
 

Dois calendários letivos, aprovados pelo Conselho

O ano letivo da rede municipal foi organizado em dois calendários letivos. Um destinado às escolas de Educação Infantil e outro para as escolas de Ensino Fundamental. Conforme a secretária Vera, nos dois calendários estão assegurados o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula, conforme preconiza a legislação vigente.

“Estão previstas as paradas pedagógicas no Ensino Fundamental para realização de Conselhos de Classe e entrega dos resultados de expressão, com Fala Pais, Plantão Pedagógico para a Educação Infantil, formações, sábados letivos, férias no mês de julho e todas as atividades que serão realizadas durante o ano envolvendo a família e a escola”, ressalta a secretária. O calendário foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e, a partir deste, cada escola elabora o seu calendário com as suas especificidades, o qual será divulgado para a comunidade escolar. 

As aulas da rede municipal iniciaram ontem, dia 9, para as EMEIs e no dia 13 de fevereiro para o nível fundamental, e encerram em 22 de dezembro. Está previsto um Plantão Pedagógico, em que as famílias podem levar as crianças matriculadas em tempo integral, de 0 a 3 anos de idade, no final do ano, entre 26 e 28 de dezembro. O plantão é destinado às creches, porém, não é obrigatória a presença das crianças, pois não conta como dia letivo.

Também são previstos três sábados letivos ao Ensino Fundamental, por conta das paradas para Conselho de Classe e entrega de resultados (boletim/parecer) às famílias.
 

Projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo

Vera salienta que a Aprendizagem Inovadora é o destaque para a Educação da rede municipal de Três de Maio. “Para tanto, está-se desenvolvendo um currículo por competências que visa a educação integral e, neste, desenvolvendo projetos nos respectivos programas municipais”, pondera.

Entre os projetos e programas está o “Alfabetiza Mais Três de Maio”, que objetiva alfabetizar 80% dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental através do material estruturado Alfa e Beto.

Também voltado à alfabetização há o “PIA – Programa Intensivo de Alfabetização”, voltado aos estudantes do 2° ao 5° anos que ainda não estão alfabetizados. O Programa de Correção de Fluxo (PCF) será voltado para os estudantes que estão com defasagem na aprendizagem em língua portuguesa e matemática nos anos iniciais.

Alguns projetos serão desenvolvidos em parcerias, como Cooperativas Escolares, com o Sicredi, e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com o Sebrae.

O programa Empreender terá o objetivo de desenvolver a Educação Empreendedora no Ensino Fundamental. Aprendizagem Inovadora irá assegurar a aprendizagem significativa, coletiva e contextualizada com o uso de metodologias ativas e novas tecnologias.

Conforme a secretária, a plataforma de aprendizagem digital irá garantir o acesso de material didático para professores e alunos pela internet.

 

Com a conclusão da reforma de duas salas na Extensão São Francisco mais alunos poderão ser atendidos na Educação Infantil, onde terão os berçários

 

Linguagem Computacional será novo componente da grade curricular

Neste ano, será implantado um novo componente curricular, a Linguagem Computacional que será desenvolvido desde a pré-escola ao 9° ano do Ensino Fundamental, em todas as escolas da rede.

Em outubro de 2022, através da Resolução n° 1 do CNE (Conselho Nacional de Educação), o Ministério da Educação normatizou o ensino de Computação na Educação Básica através de um complemento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as competências e habilidades que os estudantes têm direito de desenvolver. Neste complemento as competências estão divididas em três blocos: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital.

“Já tínhamos iniciado a implantação deste componente curricular no ano de 2021 para a Pré-escola, 1° e 2° ano. Além disso, no 4° e 5° ano, de modo interdisciplinar, através do Projeto Letramento em Programação também começou a ser desenvolvido”, explica Vera.

Com a resolução, foi ampliada para todas as turmas da pré-escola ao 9° ano do ensino fundamental. A parceria com a Atitus Educação, Instituto Ayrton Senna e Instituto Jama no Letramento em Programação, segue para as turmas do 4º e 5º ano, mas agora o projeto passará a ser desenvolvido no componente curricular de Linguagem Computacional.

 

Alfabetização na idade certa é a meta para o novo ano letivo

Em 2023, a Secretaria de Educação irá focar com mais intensidade nas interfaces dos indicadores educacionais com o processo de ensino-aprendizagem, nas possibilidades e desafios do novo currículo. “Temos como meta a alfabetização na idade certa, a alfabetização dos alunos do 2° ao 5° que estão defasados, a proficiência em língua portuguesa e matemática do 3° ao 9° ano, ampliação das matrículas na Educação Infantil e a qualidade da educação”, reforça Vera.

A secretária também acrescenta que “os eixos estão pautados no fortalecimento da gestão escolar, no fortalecimento da gestão pedagógica, na formação de professores e no envolvimento familiar. Continuaremos investindo na infraestrutura e no reaparelhamento com ênfase nos recursos tecnológicos, com laboratório móvel em todas as unidades escolares. Realizamos adequações na Matriz Curricular, promovendo as mesmas oportunidades de aprendizagem a todos os estudantes”, finaliza a secretária Vera.

 

Colégio Dom Hermeto realizou reformas e ampliações para atender a demanda de novos alunos

Para o ano letivo de 2023, o  Colégio Dom Hermeto deve ultrapassar os 550 alunos matriculados. As matrículas seguem abertas até o próximo dia 13. 

As aulas nos três níveis –  Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio – iniciam na segunda-feira,  dia 13. A preparação do ano letivo iniciou ainda no final do ano passado, com formações pedagógicas junto à coordenação da escola. “Retornamos com os professores no dia 6 de fevereiro e desde então, até hoje, dia 10, estamos realizando uma jornada pedagógica para termos uma linha de ação em toda a escola, no sentido de realmente formar uma educação sólida, de valores e que vai permear as escolhas dos nossos educandos”, ressalta o diretor Gildor Spengler Scherer.

Conforme Gildor, para atender a demanda, que será maior este ano, estão sendo realizadas  reformas e ampliações na estrutura da escola. “Tivemos que ampliar algumas salas de aula, comprar mobiliários, pois algumas turmas não possuem mais vagas e, outras, estamos abrindo de duas a três turmas no mesmo segmento. Os banheiros (seis coletivos) também estão sendo  remodelados e projetados dentro do plano de educação”, explica. 

Ainda no segundo semestre de 2022, a Cooper Dom Hermeto implantou o sistema fotovoltaico abrangendo toda a escola e a cobertura da quadra de esportes, oportunizando dois ambientes para a prática de educação física. 

Gildor ainda projeta que o ano de 2023 será de solidificar a educação no colégio. “O ano de 2022 foi um ano de resgatar e reestruturar aquilo que ficou de lacuna na parte pedagógica, afinal a pandemia fez estragos na educação como um todo. E 2023 é o ano de solidificar todas as propostas iniciadas no ano passado, ampliar esta rede de conhecimento e cada vez mais fortificar as linhas de ação. Eu vejo que, no âmbito da educação, 2023 será um ano de construção de bases sólidas no conhecimento. Não podemos mais utilizar a desculpa da pandemia. Tivemos um ano de 2022 para estruturar, reorganizar e ver as lacunas e, agora, solidificar a caminhada educativa”, conclui Gildor.

Dom Hermeto investiu na cobertura da quadra de esportes para as aulas práticas de educação física e instalou sistema fotovoltaico para atender demanda da escola

 

Setrem terá continuidade nas comemorações do Centenário

Com 1.300 alunos, a Setrem organizou o calendário do ano letivo com início a partir do dia 13, quando iniciam as aulas na Educação Infantil. Na terça-feira, 14, ocorre o retorno às aulas para a Educação Básica. Já o ano letivo para os cursos técnicos e cursos superiores inicia no dia 22.

Para Thaise Spaniol Rohr, coordenadora pedagógica da Escola Infantil, a Setrem está preparada para receber os alunos em mais um ano letivo que se inicia. “Esperamos evoluir enquanto comunidade escolar e desenvolver experiências significativas, projetos que respeitem a infância e que coloquem a criança no centro do nosso planejamento. Estamos preparando o retorno com muito carinho e cuidado, com um olhar especial para os nossos contextos de brincar e interagir, sejam eles nas salas de referência, na praça, no Ateliê, no Espaço Garden, no solário, nas salas de dança, musicalização e inglês. Todos espaços estão prontos e acolhedores para a recepção dos pequenos sujeitos que aqui estarão durante o ano letivo de 2023”, disse a coordenadora.

Thaise Spaniol Rohr, coordenadora pedagógica da Escola Infantil

 

Conforme Thaise, ao longo da semana o corpo docente esteve reunido para discutir e repensar práticas pedagógicas. “Estamos buscando aprimorar sempre o nosso trabalho educativo e desenvolver cada vez mais a escuta sensível do ‘barulhar’ das pesquisas das nossas crianças. Além disso, a equipe de infraestrutura da instituição trabalhou muito para deixá-la organizada para o retorno”, conta.

A coordenadora-geral da Escola Setrem, Ana Claudia Leite, pontua que o ano será de continuidade nas comemorações do Centenário da entidade. “Por isso escolhemos o tema ‘Eu gosto do cata-vento que quando venta, mostra que o invisível me movimenta’ (Clarice Freire), para nortear as atividades de recepção dos professores e estudantes da Setrem. O invisível aos olhos é, muitas vezes, percebido na relação subjetiva do cotidiano escolar, nos pequenos detalhes, na acolhida, no respeito mútuo e em todos aqueles valores e princípios que acreditamos e orientam o nosso trabalho”, ressalta Ana Claudia.

Coordenadora-geral da Escola Setrem, Ana Claudia Leite

 

Ela acrescenta ainda que “cada espaço, cada ambiente, cada detalhe está sendo pensado com muito carinho e zelo para esperar a comunidade escolar, cientes da importância dos significados produzidos na constituição dos sujeitos para a sociedade que queremos”.

Ana Claudia ainda complementa que, com a aposentadoria da professora Marga, como era conhecida, assumem a coordenação dos Anos Iniciais as professoras Andrieli Tais Hahn Rodrigues (turmas do 1° e 2° ano) e Roberta Taís Recktenwal (turmas do 3°, 4° e 5° ano), que terão o desafio de dar continuidade ao legado deixado pela “profe Marga”.

 

Rede estadual começa no dia 23

As aulas nas escolas da Rede Estadual de Ensino iniciarão no dia 23, conforme informado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O recesso escolar ocorre entre 19 e 30 de julho. Assim, o segundo semestre letivo ocorre entre 31 de julho e 22 de dezembro. No decorrer do ano, haverá avaliações diagnósticas e formativas, bem como mais uma edição das provas do Sistema de Avaliação Escolar do Rio Grande do Sul (Saers).

A Seduc informou que realizará uma ação no começo do ano, chamada de Estudos de Recuperação. O foco será a recuperação da aprendizagem, combate à evasão escolar e o fortalecimento do aluno na sala de aula. A ação é realizada entre os dias 8 e 17,  com os alunos que tiveram resultado inferior à média anual ou com frequência menor que 75% em 2022. Assim, o estudante terá mais uma oportunidade de aprovação, caso atinja os índices exigidos.

Conforme a 17ª Coordenadoria Regional de Educação, são 1.127 estudantes matriculados na rede estadual em Três de Maio. Destes, 667 no Ensino Fundamental e 460 no Ensino Médio.