Grenal pela Vida será na próxima sexta-feira

Campanha de doação de sangue do HSVP é alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue e irá sortear camisetas dos dois clubes

Grenal pela Vida será na próxima sexta-feira
Agende sua doação e participe

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) está organizando o Grenal pela Vida, uma campanha de doação de sangue que será realizada na próxima sexta-feira, dia 18 de junho, no auditório da instituição. A data foi escolhida pela proximidade ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.


De acordo com a assistente social do HSVP, Taíse Fabiane Lesses, o objetivo é incentivar a doação de sangue que baixou muito durante a pandemia de coronavírus. “No dia da doação serão sorteadas duas camisetas: uma do Grêmio e uma do Inter, entre os doadores. As camisetas foram doadas pelos consulados dos clubes”, explica. 


A doação será realizada apenas mediante agendamento de horário, que deve ser realizado através do telefone (55) 3535-9700 e tem número máximo de 60 doadores. A doação ocorrerá respeitando todos os protocolos de segurança adotados pela instituição, a partir das 8h30min. Todos os tipos sanguíneos serão recebidos, mas a necessidade maior é de doadores com tipagem sanguínea O+, O- e A-, que contam com estoques mais baixos. Conforme Taíse, o sangue dessas doações será para repor o estoque no hemocentro de Santa Rosa, já usado pelo HSVP. 


Esta é a segunda campanha de doação de sangue realizada pelo hospital em 2021. Ao todo, a instituição realiza quatro eventos por ano.

 

Protocolos para quem teve Covid e para quem foi vacinado
 

Qualquer indivíduo entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 kg, pode se tornar doador de sangue. Menores de 18 anos precisam de consentimento formal dos responsáveis e pessoas com febre, gripe, resfriado, diarreia recente, além de grávidas e mulheres no pós-parto, não podem doar temporariamente.


Com uma única doação, é possível ajudar até quatro pessoas. Quem já contraiu o novo coronavírus pode doar 30 dias após a recuperação. Nos casos em que houver apenas contato com uma pessoa infectada pelo vírus, sem que haja desenvolvimento da doença, a doação não pode ser realizada durante um período de 14 dias.


Quem já foi vacinado contra a Covid-19, também está apto para doar sangue. “Depois de tomar cada dose da Coronavac, é possível doar sangue após 48h. Em relação às vacinas da AstraZeneca e da Pfizer, o intervalo é de sete dias, após cada dose. Caso haja algum sintoma depois de tomar qualquer imunizante, a doação não pode ser realizada por sete dias, após o desenvolvimento do sintoma”, explica a hematologista Jaqueline Sapelli.