FAHOR obtém conceito máximo na avaliação institucional do MEC
Com o resultado, passa a ser uma das oito faculdades gaúchas com conceito 5

A Faculdade Horizontina (FAHOR) alcançou o conceito institucional 5 na avaliação do MEC. O anúncio ocorreu na segunda-feira, dia 3, com a presença de estudantes, professores, técnicos administrativos, conselheiros, coordenadores e diretores e que emocionou todos aqueles que se prepararam há meses para a avaliação.
A faculdade recebeu a visita in loco de três avaliadores para o recredenciamento institucional para a avaliação externa entre os dias 21 e 23 de junho. Após a avaliação de 50 quesitos que compõem o instrumento de avaliação, a instituição de ensino obteve o conceito máximo em uma escala que vai de 1 a 5. O conceito institucional anterior era 4.
Conforme o vice-diretor, Marcelo Blume, o processo iniciou com o pedido de recredenciamento, em outubro de 2019. Porém, com a pandemia e as mudanças de processos no Ministério da Educação, o processo está sendo concluído neste ano. “Agora, a FAHOR é uma das oito faculdades com conceito máximo na avaliação institucional presencial do INEP/MEC entre as 101 faculdades com sede no Rio Grande do Sul, sendo a única da grande região Noroeste. O Brasil tem mais de 2.600 instituições de ensino superior e menos de 5% possui este conceito”, explicou Blume.
Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel; vice-diretor, Marcelo Blume; e a Coordenadora de Curso Engenharia Ambiental, do Núcleo de Pós-Graduação e também avaliadora do MEC em outras IES, Claudia V. Viegas
Com oito cursos de graduação e também cursos de especialização, qualificação profissional, prestação de serviços em ensaios, testes, análises e consultorias técnicas, a FAHOR é uma instituição comunitária de ensino superior e tem campus próprio, de mais de 30 hectares, que segue recebendo melhorias na infraestrutura desde quando foi criado, em 2005.
Com 22 anos de existência, a FAHOR foi criada pelo desejo da comunidade regional, tendo por base a experiência no ensino, especialmente os cursos profissionalizantes do CFJL – Colégio Frederico Jorge Logemann (fundado em 1929 pela Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero). Ambas instituições são mantidas da ISAEC – Instituição Sinodal de Assistência e Cultura e são associadas na Rede Sinodal de Educação.
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