Expofeira 2023 tem resultado de R$ 588 mil
Resultados positivos foram apresentados na prestação de contas na última segunda-feira, na Tribuna da Câmara de Vereadores

A Expofeira 2023 apresentou a prestação de contas do evento na última segunda-feira, dia 10. Os dados foram divulgados pelo presidente José Henrique Weber, pelo representante da Comissão de Finanças, Gérson Auth, e pelo presidente da Funcap, Sandro Ergang, no espaço da Tribuna Livre da 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. A feira teve superávit de R$ 588.207,83.
O total de receitas alcançou R$ 1.885.138,17. O número é 26% superior ao que foi orçado. As receitas incluem a comercialização de espaços e ingressos (R$ 861 mil), patrocínios (R$ 678 mil) e o aporte financeiro da Prefeitura (R$ 225 mil) e da Câmara de Vereadores (R$ 120 mil).
A maior parte do resultado positivo foi obtido pela captação de patrocínios, R$ 128 mil superior ao que havia sido orçado inicialmente, pela comercialização de ingressos, superior em R$ 78 mil, e pelo retorno de R$ 49 mil pelos shows nacionais, que, conforme explicado por Gerson Auth, ocorreu por uma cláusula contratual com a empresa terceirizada responsável pelos eventos, em que, em caso de resultado positivo, a feira teria participação em 20%.
As despesas haviam sido orçadas em R$ 1,3 milhão e foi realizado R$ 1.296.930,34. Praticamente todas as comissões executaram os orçamentos previstos inicialmente, com pequenas variações, positiva ou negativas, que garantiram o superávit do evento.
O presidente da Expofeira 2023 comemorou o resultado obtido. “Foi o maior resultado financeiro de todas as Expofeiras. Isso é fruto do trabalho do nosso time de voluntários que trabalhou com muito afinco nesses nove dias. Acabamos sendo prejudicados pelas condições climáticas, mas conseguimos atingir o nosso objetivo que era, pelo menos, não gerar despesas ou prejuízos à Funcap. Atingimos o nosso objetivo com muita eficiência, pois foram 194% do que o valor que nós esperávamos e, com certeza, foi algo muito positivo”, disse.
Além do resultado da feira, foi anunciado que, entre os 350 expositores, o volume de comercialização foi de R$ 52 milhões. “Foi o maior volume negocial por expositores, girando fruto do trabalho e empenho dos expositores de todos os setores, desde máquinas agrícolas, animais, roupas, alimentação”, comenta Weber. “As comissões da Expo Terneira 2024, capitaneadas pela Anísia, e da Expofeira 2025, pela Luciane, terão todos os dados da última feira à disposição e servirá de embasamento. O que cada comissão fez, o que gastou em cada setor, o que deu certo, o que deu errado. Com certeza irão poder alinhar ainda mais as suas necessidades para o sucesso das próximas feiras”, disse o presidente.
Presidente da Expofeira 2023, José Henrique Weber
75% dos expositores pretendem participar da Expo Terneira 2024
A feira também realizou uma pesquisa com os expositores que participaram do evento. 75% dos expositores disseram que pretendem participar da Expo Terneira 2024. Outros 21% indicaram que não sabem e 4% não demonstraram interesse em participar.
Quanto à satisfação, foram elencados dez itens para a avaliação. O grau de satisfação da segurança foi de 97%, o maior da lista, seguido da limpeza (90%) e organização (89%).
O acesso ao parque, com 77%, e estacionamento, 46%, registraram a menor satisfação. “Foram seis dias de chuvas e lógico que vai acabar gerando transtornos. Em um dos estacionamentos, pela Avenida Santa Rosa, oito dias antes de iniciarmos a Expofeira tinha uma lavoura de soja. E esses pontos temos que melhorar para que as próximas feiras tenham maior sucesso”, contextualiza o presidente José Henrique Weber.
Resultado será destinado a investimentos no parque, ao Fundo de Reservas e à entidade gestora
O presidente da Funcap, Sandro Ergang, detalhou como ocorrerá a aplicação dos resultados: R$ 300 mil (51%) serão revertidos em investimentos no Parque de Exposições, R$ 200 mil (34%) para o Fundo de Reservas das Feiras e R$ 88.207,83 (15%) será encaminhado à entidade gestora.
Sandro Ergang, presidente da Funcap
Ergang explicou que o fundo servirá como uma segurança para a realização das feiras. “O fundo foi criado porque as pessoas que assumem a gestão do parque e das feiras recebem uma responsabilidade muito grande. Elas assumem como pessoa física e como entidade, a responsabilidade caso alguma coisa dê errado. Se, por eventualidade, ocorrer algum vendaval, mesmo estando coberto por seguro, sempre haverá despesas extras e que terão que ser cobertas. Assim, este fundo de reservas está sendo constituído, desde a Expo Terneira 2022, até que consigamos cobrir, pelo menos, de 40 a 50% dos recursos de cada feira. É uma segurança para quem presidir tanto a feira como o Conselho Gestor”, explicou.
Melhorias no parque demandam investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão
O presidente da Funcap também apresentou um levantamento quanto aos investimentos necessários para o Parque de Exposições Germano Dockhorn. Conforme a entidade, são necessários R$ 1,560 milhão em recursos para melhorar os espaços do parque e a acomodação dos expositores e visitantes.
O orçamento ainda precisa ser aprimorado. “Nós fizemos um orçamento estimado, que precisa ser melhor estruturado para ser executado”, pontua Ergang.
A maior parte dos recursos necessários – valor estimado em R$ 800 mil – são para a reforma dos banheiros. “Nós precisamos reformar os banheiros próximos ao pavilhão de eventos, que não atendem à acessibilidade e à demanda. Os banheiros que estão na entrada do parque, na Alameda Nestor Henkes, precisam passar por reformas e ampliação. Tudo isso para poder dar conta, afinal na última feira tivemos 20 mil pessoas em um único dia”, frisou.
Ergang também ressalta que são necessárias melhorias nas coberturas do Pavilhão 2 e na bilheteria, melhorias no piso do Centro de Eventos e no sistema de abastecimento de água; o cercamento e estrutura do estacionamento da área nova; a pavimentação e restauração de ruas; a iluminação interna (LED) e a construção e padronização dos cordões.
Inicialmente, são R$ 300 mil para investimentos. Agora, o Conselho Gestor, formado por Funcap, Prefeitura de Três de Maio e ACI/Sindilojas, avaliarão as necessidades do parque e indicarão onde os recursos serão investidos.
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