“Depressão exige tratamento multifatorial”, afirma palestrante espírita Izaias Claro
Orador e escritor estuda o tema do transtorno mental desde o fim da década de 1980

Em 2014, quase 203 mil brasileiros foram afastados do trabalho devido a episódios depressivos, transtornos de ansiedade, reações a estresse grave e outras condições relacionadas à saúde mental. Dez anos depois, em 2024, o número mais que dobrou, ultrapassando 440 mil afastamentos por transtornos mentais e comportamentais, segundo dados do Ministério da Previdência Social. O crescimento é de quase 67% em relação a 2023, estabelecendo um recorde na série histórica.
O aumento dos casos de depressão preocupa profissionais e especialistas de diferentes áreas. O orador e escritor espírita Izaias Claro é um dos estudiosos sobre tema há mais de 30 anos. Ele esteve em Três de Maio no dia 15 de março, onde realizou a palestra “O Sincero Discípulo de Jesus”, no auditório do Sicredi. O evento foi promovido pela Sociedade Espírita Chico Xavier.
Autor de livros como Depressão: Causas, Consequências e Tratamento; Vencendo Aflições e Escolhas & Acerto, ele defende que o enfrentamento da depressão deve ser conduzido de forma multidisciplinar. “A depressão é uma doença multifatorial. Reconhecendo isso, necessitamos compreender que o seu enfrentamento, objetivando a cura, há de ser também multifatorial.”, afirma.
Confira a entrevista com Izaias Claro sobre o tema.
"...necessitamos cuidar e investir sempre mais na essência. Se cuidamos do corpo, que é transitório, e estamos certos em fazê-lo, por que não cuidar do Espírito, que é imortal.."
Jornal Semanal – Por que o senhor escolheu dedicar um trabalho ao tema depressão e como define a depressão nos dias atuais?
Izaias Claro – Primeiramente, peço permissão para expressar, de algum modo, a minha alegria e a minha gratidão por ter estado na cidade Três de Maio no dia 15 de março, no excelente auditório do Sicredi, onde realizamos uma palestra para um público numeroso e atento.
Deus, em Seu Infinito Amor, me permitiu estabelecer estreito contato com pessoas sofredoras desde o final da década de 1970. Portanto, há mais de 40 anos, diariamente, atendo pessoas com as mais diversas situações afligentes. Dentre essas pessoas, muitas padecendo com a depressão. No final da década de 1980, portanto, há mais de 30 anos, recebi um comando da Espiritualidade Superior para que passasse a estudar o tema depressão de forma metódica, assim me habilitando para mais e melhor atender as pessoas com esta enfermidade.
Em poucas palavras: depressão é uma tristeza profunda e prolongada. Segundo os dicionaristas, podemos dizer que a palavra depressão serve, também, para definir outras situações, como abaixamento de nível, resultante de pressão ou de peso; baixa de terreno ou ainda, abatimento moral ou físico, letargia.
Os aspectos ou significados apresentados servem, admiravelmente, ao tema proposto.
Depressão é um estado de espírito de melancolia, tristeza ou desespero. A intensidade e a duração deste estado dependem da personalidade, dos fatores que desencadeiem o processo e da situação atual da vida do paciente.
JS – Como podemos conciliar a vida corrida que levamos com a depressão e a ansiedade, que são causadas em parte por essa vida moderna?
Izaias – Fazemos algumas sugestões: equilibrar o moderno, com sua agitação e movimento, com o antigo, que sugere método e tranquilidade; usar a tecnologia sem se escravizar; estar certo de que o relógio foi feito para nós e não nós para o relógio. Sejamos senhores do tempo, não permitindo que nos escravizemos de maneira neurótica.
Disciplina e respeito aos compromissos e horários são necessários à civilidade, todavia, isso não pode se transformar em mais um problema. Se necessário, levantemo-nos ou saiamos de casa um pouco mais cedo. Vale mais dormir alguns minutos a menos e manter-se senhor da agenda do que permitir-se uma negligência e, posteriormente, correr como um louco.
JS – Em seus livros, o senhor frequentemente aborda o tema da depressão e do autoconhecimento. Como esse processo pode ajudar na evolução espiritual?
Izaias – O autoconhecimento é estudado desde a mais remota Antiguidade. Sócrates, na Grécia antiga, já prescrevia: “Conhece-te a ti mesmo.” Conhecendo-nos, identificaremos nossos pontos fortes e fracos. Assim, poderemos organizar uma agenda de crescimento pessoal, tornando-nos sempre mais fortes nos pontos fortes e fortalecendo os pontos em que ainda somos vulneráveis. À medida que crescemos, nos estruturamos e nos capacitamos para o enfrentamento e a superação de todos os desafios existenciais.
JS – De que forma o Espiritismo pode contribuir para o enfrentamento de problemas psicológicos e emocionais?
Izaias – Com a Doutrina Espírita, temos a certeza de que as Leis de Justiça e de Causa e Efeito acompanham a criatura no corpo e fora dele, nesta e em próximas reencarnações. A morte não elimina de imediato os problemas não superados enquanto no corpo, e é a alma, muito especialmente, quem se apresentará deprimida, estressada, ansiosa.
A Doutrina Espírita demonstra que somos, essencialmente, um Espírito e que necessitamos cuidar e investir sempre mais nesta essência. Se cuidamos do corpo, que é transitório, e estamos certos em fazê-lo, por que não cuidar do Espírito, que é imortal.
JS – Como o senhor vê a depressão segundo a visão espiritual?
Izaias – A depressão é uma doença multifatorial, ou seja, múltiplos fatores concorrem para o seu advento: causas orgânicas, ambientais, culturais, sociais, econômicas, entre outras. Reconhecendo isso, necessitamos compreender que o seu enfrentamento, objetivando a cura, há de ser também multifatorial. Busquemos todas as alternativas éticas disponíveis para o tratamento da moléstia. Mas, sem dúvida, a causa primeira da depressão está no próprio Espírito. O Espírito é sempre o maior responsável por seus males. Hoje, é amplamente aceito o conceito de moléstia psicossomática.
JS – Como o Espiritismo pode auxiliar as pessoas a passarem pela depressão com mais esperança?
Izaias – Há uma interdependência entre as virtudes. A pergunta nos remete à virtude ou estado espiritual denominado “esperança”. A esperança é filha da confiança e da fé. É dever nosso confiar em nossas possibilidades infinitas, fazendo o melhor em nosso próprio favor. Quem confia em si tem maior probabilidade de êxito. Mas, reconhecendo que não somos autossuficientes, necessitamos da fé, que nos conecta com Deus, com o Cristo e com a Espiritualidade. Desenvolvendo e mantendo a confiança e a fé, conseguiremos trabalhar e avançar rumo às conquistas almejadas, reconhecendo que esperança não é acomodar-se e aguardar que as coisas aconteçam.
JS – É possível vencer a depressão sem auxílio de medicamentos?
Izaias – A depressão possui graus. Pode-se falar em grau leve, moderado e grave. No grau leve, temos a depressão em começo, ainda recente e algo superficial. Neste caso, basta uma mudança de atitude para que a pessoa reverta o quadro, voltando ao seu melhor estado emocional-espiritual. Mas, a partir dos graus moderado e grave, em regra, a pessoa não consegue sair sozinha da depressão, necessitando de vários auxílios, principalmente médico. Como não conseguimos, por desconhecimento da matéria, definir em que grau está a depressão de alguém, é recomendável que sempre se procure um médico, que pode ser um clínico geral ou um especialista.
JS – Quais são os principais obstáculos que as pessoas enfrentam ao buscar uma vida mais espiritualizada?
Izaias – À medida que vamos evoluindo e realizando o autoconhecimento, percebemos que os únicos adversários reais da criatura humana são os internos, aqueles que trazemos dentro de nós mesmos. Superando os entraves íntimos, teremos superado os maiores obstáculos. Os obstáculos externos perdem a consistência que lhes atribuímos, à medida que nos estruturamos intimamente.
JS – Em sua opinião, como podemos aplicar os princípios espíritas para promover uma sociedade mais justa e solidária?
Izaias – Podemos estudar a vida incomparável de nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo sob infinitos ângulos. Nesta oportunidade, com objetividade, recordo que Ele veio ao nosso encontro para fundar o Reino de Deus entre nós. Deus possui infinitos atributos. Em apertada síntese, digo que Deus é Justiça, Amor e Misericórdia. Quando as criaturas humanas conseguirem adequar suas atitudes a essas Leis, a humanidade entrará definitivamente na posse do Reino Divino, quando cessarão todos os problemas hoje existentes. É interessante observar que a resposta, em verdade, está na pergunta: quando formos mais justos e solidários, os problemas serão superados facilmente
JS – Qual é a importância da caridade e do amor ao próximo na doutrina espírita, conforme abordado em suas obras?
Izaias – A felicidade, a segurança, a paz, a justiça e outros estados espirituais dependem, fundamentalmente, da caridade e do amor ao próximo. Na célebre oração denominada “Oração Dominical”, legada por nosso Senhor Jesus Cristo, vemos que as duas palavras iniciais são estas: Pai Nosso! Quando reconhecermos a paternidade divina e a fraternidade entre todos, o mundo entrará em uma época definitiva de felicidade e paz. Esta é a bandeira da Doutrina Espírita. Esta é a bandeira do Cristo de Deus.
JS – Se Jesus pudesse deixar um consolo para as pessoas que sofrem de depressão, qual seria a mensagem?
Izaias – Respondo com o Evangelista João, como está registrado em seu capítulo 16, versículo 33: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Comentários (0)