Até domingo para visitar a Expo Terneira
Com entrada gratuita, Parque de Exposições Germano Dockhorn recebe mais uma edição da Expo Terneira, até domingo, 25. A feira reúne aproximadamente 250 expositores de diversos setores, como máquinas agrícolas, comércio, artesanato, agricultura familiar, exposições de animais e o Espaço Agro, que reúne experiências, novas tecnologias e cultivares, com apoio de empresas do agronegócio. Com o slogan “Mãos que agregam valor”, a feira é resultado do trabalho voluntário de muitas comissões com o propósito de realizar a maior feira até esta edição

Abertura marca a retomada dos grandes eventos da região
Lideranças locais e regionais destacaram, na solenidade de abertura oficial da feira, a importância do momento e do retorno dos expositores e dos visitantes ao parque de exposições
O Centro de Eventos do Parque de Exposições Germano Dockhorn foi palco, na manhã da quarta-feira, da solenidade de abertura oficial da Expo Terneira 2022. Como o próprio slogan do evento diz, “Mãos que agregam valor”, a feira é resultado do trabalho de muitas mãos, cujas comissões que atuam de forma voluntária, estão unidas em um só propósito: realizar a maior feira de todos os tempos.
A cerimônia contou com a presença de autoridades e lideranças regionais, bem como prefeitos, vereadores e representantes de entidades e instituições; também teve apresentações musicais de estudantes.
A mesa oficial foi composta pelo presidente da Expo Terneira 2022, Leonardo Rustick, e esposa Rosane Motta; prefeito Marcos Corso; presidente da Câmara de Vereadores, João Mella Neto; vice-prefeito, Josias Correa; deputada Zilá Breintenbach, representando a Assembleia Legislativa do RS; vice-presidente da Expo Terneira 2022, Anísia Trevisan (próxima presidente da feira, na edição de 2024); presidente da Funcap, Sandro Ergang; presidente da ACI, Jesildo de Lima; presidente da Sicredi Noroeste RS, Glei Linhares; presidente da Certhil, Celso Benedetti; presidente da Expofeira 2023 (e da Integra Associação das Feiras), José Henrique Weber e o presidente da Amufron, prefeito de Horizontina, Jones Cunha. A produtora rural de Tuparendi, Marjori Ghellar, embaixadora da Expo Terneira 2022, também participou do ato.
Feira é uma vitrine de oportunidades
Em sua fala, o presidente da Funcap e diretor da Setrem, Sandro Ergang destacou que a Expo Terneira é uma vitrine de oportunidades. Ele lembrou do investimento que foi feito em 2019, transformando a antiga pista de motocross no Espaço Agro, que nesta feira está sendo utilizado pela primeira vez. “No nosso entendimento esse novo local criado no parque trouxe grandes resultados. Este espaço faz com que um recurso anual seja mobilizado, e faz com que a feira seja sustentável, tanto para Expo Terneira quanto para Expofeira. Isso nos orgulha muito, houveram muitas críticas, assumimos a responsabilidade, mas o investimento está feito e está bem representado, principalmente pelas empresas que aceitaram o desafio e estão aqui o ano inteiro investindo nessa área para representar o melhor do nosso agronegócio”, afirmou.
Ergang também frisou a importância do voluntariado. “Uma feira só se faz com voluntários. E não há voluntariado sem incentivo, sem investimento. Agradecemos as entidades patrocinadoras, apoiadoras, colaboradoras das nossas feiras, porque elas fazem com que o voluntariado seja possível. E se não fossem elas, não haveria feira”, declarou.
Nessa edição, em especial, segundo o presidente da Funcap, foi aceito o desafio de realizar uma feira sem cobrança de ingresso. “E essa decisão não foi fácil, porque, afinal de contas, uma feira tem um custo muito alto e ao longo dos anos os custos aumentam. Para isso é preciso de muito apoio. Entendemos que, se tivermos um bom público com acesso liberado, certamente, os expositores também serão beneficiados”.
Ergang falou ainda do centenário da Setrem, comemorado no dia 22 de setembro, e da tradição da escola em educação. “Nossa missão é produzir e desenvolver conhecimento – o conhecimento que faz a diferença”.
Em sua fala, o presidente da Expo Terneira 2022, Leonardo Rustick agradeceu a imprensa pela divulgação da feira; aos realizadores; apoiadores e patrocionadores; voluntários; aos diretores das comissões; as pessoas contratadas; a empresa na qual atua profissionalmente – Emater; e em especial sua esposa e família
A concretização da feira é o resultado do trabalho voluntário de dezenas de pessoas, enfatizam as autoridades
O prefeito Marcos Corso reforçou a ideia de que, após três anos sem feiras, agora o momento é de festa para toda comunidade três-maiense. “Nosso desejo é ver a feira cada vez mais bela, mais bonita, com o mesmo nível e padrão das grandes feiras da região”.
Corso disse ainda que a equipe de voluntários merece aplausos e elogios. “Estamos aqui entre autoridades, mas quem faz uma feira acontecer são os voluntários. Essa será com certeza uma grande feira e vai marcar este momento de se reunir, se abraçar e prestigiar o evento”.
Já o presidente da ACI, Jesildo Lima, em seu discurso (também em nome do Sindilojas) ressaltou que a feira já é sucesso pela participação e mobilização regional. “Aqui juntos agregando valor por um trabalho feito com a contribuição de cada um. A ACI e Sindilojas de Três de Maio congregam mais de 350 empresas que representam diversas áreas e aqui trazemos o reforço da parceria e do trabalho feito em muitas mãos. Essas mãos que estão aqui são o resultado da dedicação de cada um no passar dos dias”, afirmou.
Representando o Legislativo três-maiense, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores João Mella Neto, parabenizou os organizadores, em especial ao presidente da feira, Leonardo Rustick, por ter aceito esse desafio e aos demais voluntários pela dedicação e trabalho. “Estávamos com saudade das feiras. São três anos sem Expo Terneira em Três de Maio. Parabéns a todos envolvidos pela iniciativa de não cobrar ingresso; é uma oportunidade para que todos possam vir até o parque participar do evento”.
Ao iniciar sua fala, o presidente da Expo Terneira 2022, Leonardo Rustick agradeceu a imprensa pela divulgação da feira; aos realizadores; voluntários; aos diretores das comissões; as pessoas contratadas; a empresa Emater; e em especial sua esposa e família.
Para ele, o momento ficará marcado na lembrança. “Em dois anos não tivemos grandes eventos na região, e hoje a abertura da Expo Terneira marca a retomada”.
Nessa edição, segundo Leonardo, a feira mostra as potencialidades do município, do setor metalmecânico, agronegócio, comércio, indústria e serviços. “O agro sustentou a base da economia e tudo isso estará em evidência no parque de exposições durante os cinco dias. Convido a todos visitarem o pavilhão da pecuária, agroindústrias familiares, artesanato, pássaros, indústria e comércio, expositores externos, Espaço Agro. Venham a Três de Maio que a Expo Terneira vai ser um grande sucesso. Esperamos vocês de braços abertos”.
Em debate, a preocupação com o futuro da atividade leiteira na região
O presidente da Funcap, Sandro Ergang, em seu pronunciamento, citou que a Expo Terneira e a Expofeira foram criadas porque Três de Maio e região em sua cadeia produtiva, possuem a maior bacia leiteira do país. “Precisamos encontrar potencialidades para essa bacia leiteira e não tem como deixar de pensar no futuro dos produtores, cadeia e da indústria do leite”.
Neste sentido, Ergang falou da preocupação com o assunto. “Ao longo dos anos mantivemos a nossa produção de leite estável na região e no Estado. Mas o número de produtores cai drasticamente a cada ano. Isso significa que os grandes produtores estão produzindo mais, mas estamos perdendo os pequenos produtores. E isso é sinal de alerta, preocupação. Também é um problema social. Se não mantivemos nossos produtores onde estão produzindo, certamente será um problema para o município: teremos desigualdade social e a necessidade de custear a população que sai do campo e vem para a cidade, e, certamente, são mais pessoas que estarão penduradas nas benesses sociais que são distribuídas mundo afora”, alertou.
A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente da ACI, Jesildo Lima, que pontuou importantes aspectos sobre a atividade leiteira. “Produzimos mais de 450 milhões de litros de leite por ano e, nos últimos 15 anos, reduzimos em 1/3 a quantidade de produtores de leite da região, só que 62% da capacidade de industrialização do leite está aqui na região. Dos cinco players de mercado (grandes investidores), quatro recebem e industrializam leite na nossa região. Por que esses grandes players do mundo estão aqui? Porque temos condições, tecnologia, formação e pessoas com vocação na atividade leite. E a Expo Terneira é a prova disso que aqui nós debatemos e trazemos os potenciais do leite. A feira foi criada para cuidar da futura vaca, futura produtora de leite, e essa é a essência que nos mantêm aqui. Somos do agro por essência. Nossa feira é do agro por essência. Nossa indústria, nosso comércio, nossos serviços, vivem a partir da matéria prima que é o agro”, afirmou.
O presidente da Amufron, Jones Cunha, reforçou as declarações. “A Expo Terneira é a demonstração das nossas virtudes e qualidades da região. Temos uma vocação muito forte com agricultura e agronegócio e os 20 municípios que compõe a nossa região estão baseados basicamente na produção leiteira e suinocultura. E nos municípios que têm indústria como fator predominante também tem ligação forte com agronegócio”.
Conforme Cunha, se a região está tendo o “achatamento dos produtores, por outro lado, se tem o aumento da produtividade na propriedade”.
“Precisamos compreender que este ciclo existe e que nós vamos ter que continuar trabalhando para aqueles que continuam e permanecem na produção possam aumentar sua produtividade. Nosso desafio é através de pesquisas, investimentos, genética, qualidade, para aumentar a produtividade e efetivamente agregar valor. Precisamos aproveitar nossas capacidades e aumentar a renda da nossa gente. Estamos aqui imbuídos da mesma missão, de promover o desenvolvimento regional como um todo”, concluiu o presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste.
Com entrada gratuita, são esperados cerca de 60 mil pessoas até domingo
Programação segue até domingo
Até domingo, 25, o Parque de Exposições Germano Dockhorn recebe mais uma edição da Expo Terneira. Com entrada gratuita, a expectativa é de que o evento receba mais de 60 mil visitantes. A Emater/RS-Ascar é uma das apoiadoras da feira e está preparando diversos atrativos para os visitantes.
Hoje, 23, a partir das 9 horas, ocorre o Encontro Técnico Regional, promovido pela Emater/RS-Ascar quando será realizada uma visita guiada às parcelas temáticas no Espaço Agro. Hoje a tarde ocorre o seminário Direitos do Produtor Rural, a partir das 14h. O evento é organizado pelo escritório Juarez da Silva Advogados Associados, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e conta com palestrantes que abordarão temas como segurança do trabalho, vínculo empregatício, aposentadoria do produtor rural e crédito de carbono.
Às 19 horas, o escritor Jorge da Luz estará lançando o livro “A Fuga da Rosa”, que será na Casa da Prefeitura.
No Centro de Eventos – palco 1 contará com shows das Bandas IF Musical, 20h, Macacos de Bermuda, 21h, e Banda Consoais e Vogantes, às 22h.
Amanhã, 24, a programação cultural da Expo Terneira segue com apresentações das Pratas da Casa, a partir das 14h, no Palco 2 do Centro de Eventos. A noite, no palco 1 do Centro de Eventos, ocorre shows. Às 21h, Sertanejo Universitário, com Fernando Lima. Às 22h, Sabadão Sertanejo Sicredi, com a dupla Léo & Cahuã. E às 12h30, DJ Maga.
Neste sábado também ocorre o Concurso de Legumes, às 10h30, no pavilhão 2, com organização do STR. Às 14h serão entregues os Troféus Terneiras, Gado de Corte e Ovinos, no pavilhão 4 e, às 15h, ocorre o Festival de Pratos do Leite, na sede da Emater-RS.
No domingo, último dia de feira, a Expo Terneira terá o 1º Churrasqueando. Será um evento com estações de carnes, das 12h às 16h. Serão preparados diversos cortes de carnes como Costela Fogo de Chão, Leitão na Cruz; Cordeiro no Domo, Brisket (Peito Bovino) no Pit Smoker, Pulled Pork, Paella Campeira, Abacaxi Defumado com calda de doce de leite e acompanhamentos. Ingressos à venda com a comissão organizadora da feira.
Os pavilhões da feira ficam abertos à visitação das 10h às 22h e, no domingo, das 10h às 18h, quando ocorre o encerramento da Expo Terneira 2022.
Em sua sexta edição, a Expo Terneira é uma realização da Prefeitura de Três de Maio, Funcap e Associação Comercial e Industrial. São organizadores o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi Noroeste e Certhil, tendo como apoiadores a Câmara de Vereadores, Setrem, Unitec, Sindilojas, Emater/Ascar-RS, Farsul, Sebrae, Sescoop-RS, e os governos federal e estadual. A feira conta ainda com patrocínio da Fecomércio, Sindilojas, Cotrisal, Corsan, Nutripampa, Laticínios Petry, Senar, Sindicato Rural, Banrisul, Unify Internet, Lojas Becker, Badesul, Lactalis, BRDE, Juarez Da Silva Advogados Associados, Império das Flores, Cotrimaio, Três Tentos, Tarumã, CRVR (Companhia Rio-Grandense de Valorização de Resíduos), Shelter Monitoramento, Ansus (Coleta de Resíduos), Ferrari Distribuidora de Bebidas, Squema Sports e Mega 12 Produções e Eventos. |
Comentários (0)