Semana com granizo, geada e muito frio

Semana com granizo, geada e muito frio
Desde quarta-feira são registradas geadas, com temperaturas próximas a zero grau ao amanhecer - Foto Marli Almeida/Setrem

Geada e granizo não causaram perdas significativas nas lavouras

Trigo está em desenvolvimento vegetativo, fase em que a cultura é mais resistente. Canola teve perdas pontuais

As geadas as últimas semanas e o granizo de segunda-feira não causaram grandes perdas nas lavouras de Três de Maio. De acordo com o chefe do Escritório da Emater de Três de Maio, Leonardo Rustick, os 10.260 hectares de área cultivada com trigo não foram prejudicados com as geadas das últimas semanas. Na canola também não houve perdas significativas.


Com relação ao trigo, ele explica que “toda a cultura está na fase de desenvolvimento vegetativo, então, neste momento, a cultura é muito resistente para geada. Tivemos fortes geadas neste último período, mas nessa fase do trigo não causa dano”. Rustick explica que o período em que trigo é mais suscetível é da fase de florescimento em diante, quando a geada pode causar muitas perdas na cultura.


O granizo da última segunda-feira afetou algumas localidades com mais intensidade, mas o técnico da Emater diz que a nível de município não houve perdas significativas, também devido a fase de desenvolvimento em que a cultura se encontra. “Se fosse numa fase mais adiantada, de floração, enchimento de grão, o granizo causaria muitas perdas. Nesse momento, dá para dizer que o clima está sendo favorável para a cultura do trigo”. 


Já a canola, que tem cerca de 100 hectares cultivados em Três de Maio, está com 80% da área na fase de enchimento de grãos e 20% na fase de floração. Conforme a Emater, a geada afetou as lavouras, mas as perdas são mínimas e bem pontuais, uma vez que a floração da canola se dá em etapas. “Quando ocorre uma geada num determinado período, ela acaba abortando uma camada de flor, mas segue florescendo, não se perde toda a cultura. Neste momento, podemos dizer que as culturas foram atingidas, mas as perdas são variadas”. Rustick explica que não houve grandes perdas porque o município não teve períodos intensos com geada todos os dias. 

Apesar das fortes geadas nas últimas semanas, lavouras de trigo não tiveram danos - Foto Emater

 


Granizo na área urbana
O granizo não chegou a causar prejuízos aos moradores da área urbana de Três de Maio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, foi apenas uma solicitação de lona para uma família que teve o telhado da sua casa perfurado pela grande quantidade de granizo.

Na noite de segunda-feira teve chuva de granizo, que atingiu principalmente a área urbana de Três de Maio - Foto Amara Werle