Municípios da região se habilitam para a compra de vacinas
Entre eles Três de Maio, São José do Inhacorá, Independência, Horizontina e Santa Rosa. Aquisição será feita caso o governo federal não cumprir o Plano Nacional de Imunização

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em parceria com a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp) e com o Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), formalizou um Termo de Ajuste Operacional para a eventual aquisição de vacinas contra a Covid-19. Com ele, facilitará operacionalmente a eventual aquisição das vacinas através dos Consórcios que integram a Agconp e a Granpal, bem como a todos os demais municípios do RS que quiserem aderir ao termo.
Na última sexta-feira, 5, a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron) e o Consórcio da Fronteira Noroeste do Estado (Cofron), decidiram, em assembleia geral, realizar a habilitação dos municípios associados, junto ao esforço coletivo dos demais consórcios públicos e da Famurs para eventual necessidade de aquisição direta de vacinas de forma associativa e compartilhada. O objetivo é adotar todas as medidas necessárias ao enfrentamento da pandemia e, sobretudo, atuar fortemente na prevenção ao coronavírus.
Em nota, a Amufron diz que “o grave momento é de união de todos os entes da federação e da sociedade, no único objetivo de cumprir o mais rapidamente possível o planejamento, aquisição, distribuição e aplicação das vacinas a todos os brasileiros, especialmente os habitantes dos nossos municípios da fronteira noroeste. Os administradores, portanto, estão habilitando seus municípios junto ao consórcio Famurs para estarem preparados diante de qualquer adversidade ou necessidade de atuação imediata neste ponto de vital importância para a saúde pública”.
Três de Maio
Ainda na sexta-feira, o prefeito em exercício, Josias Correa, assinou o Termo de Adesão do município para uma futura aquisição de vacinas. Ele destacou que a Legislação Federal prevê claramente que é competência e responsabilidade da União, através do Ministério da Saúde, a aquisição das vacinas, bem como a sua distribuição em todo o território nacional, através do Plano Nacional de Imunização (PNI). “A permissão para a aquisição de vacinas valerá caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas sejam insuficientes para os munícipes.”
Independência
Prefeito João Edécio e vice Luis Fiorin com o presidente da Câmara de Vereadores, Joailson Redel e a vereadora e enfermeira Sônia Cristina Souto
O município de Independência assinou o termo de adesão de ajuste operacional para a aquisição de vacinas no dia 4 de março. O prefeito João Edécio Graef destacou sua preocupação em imunizar a população e dar condições para que todos possam receber a vacina e ter uma vida normal desempenhando suas atividades e podendo retomar o convívio em sociedade e com suas famílias.
Para viabilizar a aquisição, o Poder Legislativo propôs ao Poder Executivo a colaboração com a disponibilização de recursos do orçamento da Câmara. Para o presidente do Legislativo, Joailson Roberto Redel com a lentidão da vacinação através do governo federal é importante o aporte de recursos do orçamento da Câmara para fomentar a aquisição das vacinas. Já a vereadora e enfermeira da rede pública de saúde, Sônia Cristina Tavares Souto, enfatizou a necessidade da vacinação, devido a gravidade que a doença está se apresentado, mais agressiva e com maior poder de contaminação.
São José do Inhacorá
O prefeito Gilberto Hammes também aderiu ao termo de intenção de compra de vacina
São José do Inhacorá se habilitou para a aquisição de vacinas contra Covid-19 na última segunda-feira, 8. O prefeito, Gilberto Hammes, reafirma a necessidade do Poder Público buscar todos os recursos necessários para fazer a imunização, priorizando a saúde da população.
Horizontina
O prefeito de Horizontina, Jones Cunha, assinou na segunda-feira, 8, o termo de adesão do município. “Todos os esforços são válidos neste momento, pois precisamos acelerar o enfrentamento à pandemia, interromper as perdas de vidas humanas, garantir o acesso à saúde, visando rápida recuperação da regularidade para a economia”, destacou o prefeito.
Comentários (0)