Inicia o atendimento noturno na Unidade Central de Saúde
Iniciou na quarta-feira, 4 de maio, o atendimento pelo Programa Saúde na Hora, popular Terceiro Turno da Saúde, no município de Três de Maio. O atendimento terá serviço médico e de enfermagem e será realizado das 17h às 21h, na Unidade Central, de segunda a sexta-feira. Conforme a secretária de Saúde de Três de Maio, Jacira Taborda, o turno estendido não é um serviço de Urgência e Emergência, mas sim, uma extensão dos atendimentos realizados nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). “O serviço é destinado para aqueles munícipes que não conseguem buscar atendimento durante o dia em suas unidades de saúde”, explicou a secretária Jacira

Iniciam os atendimentos pelo programa Saúde na Hora
Terceiro Turno será de segunda a sexta-feira, das 17 às 21 horas na Unidade Central de Saúde. Serviço não atenderá casos de urgência e emergência
Com tosse, a pequena Laura, de 11 meses, foi levada pela mãe, Sandra da Silva Casagrande, 29 anos, para atendimento médico na Unidade Central de Saúde, na última quarta-feira, 4. Laura foi uma das primeiras pacientes a ser atendida na unidade, após as 18 horas, pois, nessa data, o governo municipal, deu início ao “Programa Saúde na Hora”, popularmente conhecido como Terceiro Turno da Saúde.
Sandra elogiou a iniciativa da administração municipal. “Para quem trabalha o dia inteiro é ótimo ter um atendimento após às 18h. E a emergência do hospital está sempre lotada. Ficou muito bom esse terceiro turno”, contou a mãe de Laura ao Semanal.
Pelo Programa Saúde na Hora, o atendimento médico e de enfermagem será realizado das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira. “Neste turno estendido, vamos atender os munícipes que não conseguem se consultar, ou levar seus filhos ao médico durante o dia”, ressalta a secretária municipal da saúde Jacira Taborda. A secretária também frisa que o programa não se trata de urgência e emergência, mas de atendimentos realizados nas Estratégias de Saúde da Família – ESFs.
De acordo com Jacira, o atendimento será realizado por uma equipe composta por médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Também haverá atendimento pediátrico, previsto de segunda a quarta-feira, porém, a secretaria pretende ampliar o atendimento para todos os dias, necessitando ainda a contratação de mais um médico especialista.
A pasta reforça que o paciente acolhido que não tenha a necessidade de atendimento naquele momento, será direcionado para a sua ESF, para que entre no agendamento. O acompanhamento de diabéticos, hipertensos e demais comorbidades, também deve ser realizado nas ESFs.
Compromisso do plano de governo
O lançamento do programa, ocorreu na tarde da última quarta-feira, dia 4, e contou com a presença das autoridades locais, profissionais da saúde que atuam no programa e comunidade três-maiense.
O prefeito Marcos Corso comemorou o lançamento do programa e lembrou que o Saúde na Hora é um compromisso do plano de governo da atual administração. “Ano passado enfrentamos o período mais grave da pandemia. O governo municipal entendeu que, naquele momento, o mais importante seria a Unidade Sentinela”, justificou.
Corso explicou que em agosto de 2021, o Executivo encaminhou a inscrição das equipes para trabalhar no Programa Saúde na Hora ao Governo Federal. “Apesar de não termos recebido o recurso ainda, consideramos que o momento exige uma execução por parte do Governo Municipal para atender essa demanda dos nossos munícipes”, concluiu o prefeito.
Lançamento ocorreu na última quarta-feira. Atendimento é destinado para pessoas que não conseguem ou não têm disponibilidade de tempo para consultas médicas durante o dia
Atendimento de urgência continua no HSVP
A secretária explica que, caso o paciente chegue na unidade necessitando de um atendimento classificado como de urgência e emergência – como uma fratura, um acidente, com sintomas de infarto, algo grave, com risco de morte, que não pode esperar –, o paciente deve se dirigir direto ao serviço de Urgência/Emergência do Hospital São Vicente. “A gente entende que no começo possa haver um pouco de desentendimento na prestação de serviço, mas estamos alinhados com o hospital e com as nossas equipes, no sentido de especificar os atendimentos da emergência e da Unidade Central. Pedimos o bom senso, pois os profissionais que irão trabalhar aqui muitas vezes já vêm de um turno prolongado de trabalho”, acrescenta o prefeito.
O paciente que for atendido no turno estendido deve sempre apresentar o Cartão SUS, CPF e Cartão da Família.
O Saúde na Hora é um programa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde lançado em maio de 2019, em que os municípios podem aderir e receber recursos do ministério.
Comentários (0)