Experimenta Jovem irá contemplar 60 estudantes

Projeto visa aproximar alunos do Ensino Fundamental ao mercado de trabalho local

Experimenta Jovem irá contemplar 60 estudantes
No decorrer do projeto, os alunos participam de visitas às empresas parceiras. No registro, os estudantes que fizeram parte da primeira edição do programa realizado no ano de 2022

Na última segunda-feira, dia 4, no auditório da ACI/Sindilojas, ocorreu o lançamento da segunda edição do Experimenta Jovem. O projeto é uma promoção da ACI/Sindilojas, executado em parceria com a Setrem e conta com o apoio da Prefeitura de Três de Maio e recursos do Fundo Social Sicredi Noroeste RS/MG. A ação é voltada a estudantes do 9° ano das escolas de Três de Maio.

O objetivo principal do projeto é fomentar nos estudantes três-maienses de escolas públicas e privadas que estão concluindo o Ensino Fundamental, o potencial de ingressarem no mercado de trabalho local. A ação irá contemplar 60 estudantes.

O presidente da Associação Comercial e Industrial, Jesildo Lima, destacou que o projeto dá segmento a proposta realizada em 2022, que fez uma aproximação dos estudantes ao o mercado de trabalho. “É uma maneira de proporcionar oportunidades de inserção de adolescentes no mundo do trabalho de maneira gradual, responsável e qualificada e isso só é possível mediante ações que despertem o interesse do público-alvo em desenvolver suas habilidades profissionais”, salientou o dirigente da ACI.

O prefeito Marcos Corso salientou a importância de incentivar ações como essa. “Apoiar projetos que visam a qualificação profissional dos nossos adolescentes e jovens é uma forma de encurtar o caminho que muitos desses estudantes têm até encontrar um local no mercado de trabalho atual”, disse Corso. 

“A partir do que denominamos de vivências, os estudantes irão se convertendo em multiplicadores e disseminadores da cultura da qualificação como forma de inserção no mundo do trabalho e isso se torna muito positivo para o ambiente escolar e profissional”, pontuou o diretor da Setrem, Sandro Ergang.

Dessa forma, o projeto será mobilizado em seis etapas, iniciando ainda no mês de setembro  se estendendo até novembro. As atividades ocorrerão na Setrem e também em empresas parceiras, com o desenvolvimento de ‘vivências’, esclarece Ergang.

As escolas que participarão do projeto estão inscrevendo os alunos de forma virtual. Ao final do projeto, os estudantes que atingirem no mínimo 80% de presenças e envolvimento satisfatório, receberão certificado de participação.

 

Ação Data Local de Execução
Vivências para o autoconhecimento 22/9 Setrem
Vivências para a Jornada Profissional 6/10 Setrem
Vivências para o Mundo do Trabalho 13/10 Empresas parceiras
Plitch 27/10 Setrem
Vivências de Agro, Design, Saúde e Tecnologia 10/11 Setrem
Vivências em Altas Horas 17/11 Ginásio da Setrem