Covid-19: Vacinação inicia pelos profissionais da saúde

Mesmo com poucas doses - que contemplam pouco mais de 1? população -, na maioria dos municípios da região nesta primeira fase, o início da vacinação contra a Covid-19 traz esperança para que aos poucos a vida volte à normalidade. Para Três de Maio vieram 360 doses (na primeira remessa) que foram destinadas às equipes da UTI do HSVP e Samu, internos e funcionários dos lares de idosos, dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs).

Covid-19: Vacinação inicia pelos  profissionais da saúde
Apesar das poucas doses disponíveis no país, o início da vacinação traz esperança para a volta da normalidade

Em Três de Maio, vacinação começou pelos profissionais da saúde

 

Enfermeira da UTI do Hospital São Vicente de Paulo, Francieli Daiane da Silva, 33 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada no município

 

O auditório do Hospital São Vicente de Paulo foi o local escolhido para marcar o início da vacinação contra a Covid-19 no município de Três de Maio na tarde da última quarta-feira, dia 20. Classificado como histórico, o momento reuniu profissionais de saúde e equipes da UTI do HSVP e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o diretor-executivo do HSVP, Igor Prestes, o prefeito Marcos Corso, o vice Josias Corrêa, a secretária de Saúde, Jacira Taborda, o presidente do Legislativo, vereador Antonio de Oliveira, e a imprensa local.

 

Com a presença do prefeito Corso e do vice Josias, a vacinação em Três de Maio foi realizada na última quarta-feira. Para o município foram 360 doses, destinadas às equipes da UTI do HSVP e Samu, lares de idosos (internos e funcionários) e o restante foi utilizado para imunização dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs)

 


A primeira pessoa imunizada em Três de Maio foi a enfermeira da UTI do HSVP, Francieli Daiane da Silva, 33 anos. Logo após ser imunizada, a enfermeira concedeu algumas palavras à imprensa local e manifestou o seu desejo de que a “pandemia acabe”. “A vacinação é um alívio para todos nós. Ter sido escolhida a primeira pessoa a ser vacinada no município de Três de Maio, é um presente. E eu espero a representatividade dos meus colegas, porque assim como eu, todos eles são merecedores, e devem ser agraciados. Todos estamos muito felizes com esse momento que era aguardado com muita expectativa”, resumiu.

 

TRÊS DE MAIO: a enfermeira da UTI do HSVP, Francieli Daiane da Silva, 33 anos, foi a primeira a receber a vacina

 


360 doses para Três de Maio


O primeiro lote recebido, segundo a secretária Jacira contendo 360 doses da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. “Serão imunizadas nessa primeira etapa a equipe da UTI do HSVP, Samu, Lar dos Idosos (internos e funcionários) e possivelmente, os profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Os demais estarão esperando a segunda remessa de vacinas, para que possamos estar abrindo para mais pessoas”, destacou, lembrando que o início de vacinação era tão esperado pela população três-maiense.


O prefeito Corso declarou que é importante reconhecer o trabalho realizado pela equipe da saúde, da UTI, das unidades básicas, do setor de Urgência e Emergência e todos aqueles que estão envolvidos com saúde, principalmente neste momento em que estamos vivendo, devido à pandemia. “Obrigado pelo trabalho de vocês, parabéns pelo que vocês fazem. É preciso reconhecer o valor da ciência e o empenho dos profissionais dessa área. Esperamos que mais doses venham logo e que aos poucos possamos imunizar todos os munícipes que queiram se vacinar, para que possamos retornar às nossas atividades normais da vida em sociedade. O Poder Público Municipal está aqui para ajudar, de toda forma possível, queremos melhorar a qualidade de vida da nossa população”, ressaltou.

 


A imunização dos profissionais do HSVP e os novos leitos de UTI Covid


Segundo a coordenadora assistencial do HSVP, enfermeira Caroline Witczak Lasch Reimann, 90 colaboradores da linha de frente e cuidado receberam as primeiras doses em âmbito do HSVP. “Os critérios para vacinação são do Estado e da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde”, informou, adiantando que não existe nenhuma informação até o momento da nova etapa de vacinação.


No HSVP, foram vacinados os trabalhadores da UTI, Emergência, Unidade B (ala de clínicos Covid-19) e equipe de Samu. “Os funcionários foram convocados e convidados para virem se vacinar. Mas os estudos são bem bons e a recomendação é que se faça a vacina”, destacou a enfermeira.


De acordo com Caroline, desde março do ano passado o HSVP disponibiliza seis leitos clínicos para atendimento de pacientes com Covid-19, e já teve internados, inclusive, pacientes positivos para a doença nos leitos da UTI geral. “Não deixamos de prestar assistência. Às vezes, não conseguimos encaminhar o paciente para o hospital de referência, no ato, então, fica aqui em atendimento”, informou.


Mas essa realidade vai mudar em breve. Isso porque está em fase de conclusão a UTI Covid no HSVP. A casa de saúde passará a contar com cinco novos leitos, exclusivos para atendimento de pacientes com a doença. “Está sendo disponibilizado um novo local, que antes estava a Unidade A de internação. Estamos trabalhando para que nos próximos dias já possa estar em funcionamento”, explicou Caroline. 


 

2,3 mil doses para os 22 municípios da 14ª CRS na primeira remessa

 

A chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 ocorreu na região na tarde de terça-feira, 19. A 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) distribuiu 2,3 mil doses para os 22 municípios de sua abrangência. Também foram enviados aos municípios os insumos necessários para a imunização, como seringas e agulhas descartáveis.


Segundo o plano nacional de imunização do governo, as prioridades da campanha de vacinação são: trabalhadores da área de Saúde; idosos (acima de 60 anos); indígenas; pessoas com comorbidades; professores (do nível básico ao superior); profissionais de forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; comunidades tradicionais ribeirinhas; quilombolas; trabalhadores do transporte coletivo; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade.

 

Quantidade de doses por município
Alegria - 15
Alecrim - 47
Boa Vista do Buricá - 50
Campina das Missões - 30
Cândido Godoi - 35
Doutor Maurício Cardoso - 30
Giruá - 155
Horizontina - 215
Independência - 26
Nova Candelária - 16
Novo Machado - 21
Santa Rosa - 1.013
Porto Lucena - 30
Porto Mauá - 18
Porto Vera Cruz - 06
São José do Inhacorá - 15
São Paulo das Missões - 30
Senador Salgado Filho - 08
Santo Cristo - 115
Tucunduva - 25
Três de Maio - 360
Tuparendi - 100

 

 

Vacinação em outros municípios

 

Alegria

Na tarde de ontem, 21, nas dependências da Unidade Básica de Saúde do município, foi realizada a imunização da primeira pessoa no Município: a auxiliar de Enfermagem Lori Schnorrenberger, 61 anos, uma das mais antigas profissionais de Enfermagem do Município, que esteve voluntariamente junto da equipe desde o início do enfrentamento à pandemia. Em seguida foram vacinados outros profissionais da linha de frente. O Município recebeu 15 doses da CoronaVac. 

 

 

Independência

Em Independência, a vacinação contra a Covid-19 ocorreu no Padu (sala de vacina). 26 doses serão aplicadas nos profissionais da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento do coronavírus. O primeiro a ser vacinado foi Kleber Augusto Jung, 36 anos, enfermeiro da vigilância em saúde-epidemiologia.

 

 

São José do Inhacorá

São José do Inhacorá recebeu 15 doses para imunizar os profissionais da saúde contra a Covid-19. A enfermeira Eliete Beatriz Haupenthal, 43 anos, foi a primeira a ser vacinada no município, na tarde de quarta-feira, 20. Ela disse que no momento sentiu uma sensação de alívio. “Receber a dose foi tranquilo. Acredito que as vacinas são seguras”, ressaltou.