Covid-19: Vacinação inicia pelos profissionais da saúde
Mesmo com poucas doses - que contemplam pouco mais de 1? população -, na maioria dos municípios da região nesta primeira fase, o início da vacinação contra a Covid-19 traz esperança para que aos poucos a vida volte à normalidade. Para Três de Maio vieram 360 doses (na primeira remessa) que foram destinadas às equipes da UTI do HSVP e Samu, internos e funcionários dos lares de idosos, dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs).
Em Três de Maio, vacinação começou pelos profissionais da saúde
Enfermeira da UTI do Hospital São Vicente de Paulo, Francieli Daiane da Silva, 33 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada no município
O auditório do Hospital São Vicente de Paulo foi o local escolhido para marcar o início da vacinação contra a Covid-19 no município de Três de Maio na tarde da última quarta-feira, dia 20. Classificado como histórico, o momento reuniu profissionais de saúde e equipes da UTI do HSVP e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o diretor-executivo do HSVP, Igor Prestes, o prefeito Marcos Corso, o vice Josias Corrêa, a secretária de Saúde, Jacira Taborda, o presidente do Legislativo, vereador Antonio de Oliveira, e a imprensa local.
Com a presença do prefeito Corso e do vice Josias, a vacinação em Três de Maio foi realizada na última quarta-feira. Para o município foram 360 doses, destinadas às equipes da UTI do HSVP e Samu, lares de idosos (internos e funcionários) e o restante foi utilizado para imunização dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs)
A primeira pessoa imunizada em Três de Maio foi a enfermeira da UTI do HSVP, Francieli Daiane da Silva, 33 anos. Logo após ser imunizada, a enfermeira concedeu algumas palavras à imprensa local e manifestou o seu desejo de que a “pandemia acabe”. “A vacinação é um alívio para todos nós. Ter sido escolhida a primeira pessoa a ser vacinada no município de Três de Maio, é um presente. E eu espero a representatividade dos meus colegas, porque assim como eu, todos eles são merecedores, e devem ser agraciados. Todos estamos muito felizes com esse momento que era aguardado com muita expectativa”, resumiu.
TRÊS DE MAIO: a enfermeira da UTI do HSVP, Francieli Daiane da Silva, 33 anos, foi a primeira a receber a vacina
360 doses para Três de Maio
O primeiro lote recebido, segundo a secretária Jacira contendo 360 doses da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. “Serão imunizadas nessa primeira etapa a equipe da UTI do HSVP, Samu, Lar dos Idosos (internos e funcionários) e possivelmente, os profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Os demais estarão esperando a segunda remessa de vacinas, para que possamos estar abrindo para mais pessoas”, destacou, lembrando que o início de vacinação era tão esperado pela população três-maiense.
O prefeito Corso declarou que é importante reconhecer o trabalho realizado pela equipe da saúde, da UTI, das unidades básicas, do setor de Urgência e Emergência e todos aqueles que estão envolvidos com saúde, principalmente neste momento em que estamos vivendo, devido à pandemia. “Obrigado pelo trabalho de vocês, parabéns pelo que vocês fazem. É preciso reconhecer o valor da ciência e o empenho dos profissionais dessa área. Esperamos que mais doses venham logo e que aos poucos possamos imunizar todos os munícipes que queiram se vacinar, para que possamos retornar às nossas atividades normais da vida em sociedade. O Poder Público Municipal está aqui para ajudar, de toda forma possível, queremos melhorar a qualidade de vida da nossa população”, ressaltou.
A imunização dos profissionais do HSVP e os novos leitos de UTI Covid
Segundo a coordenadora assistencial do HSVP, enfermeira Caroline Witczak Lasch Reimann, 90 colaboradores da linha de frente e cuidado receberam as primeiras doses em âmbito do HSVP. “Os critérios para vacinação são do Estado e da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde”, informou, adiantando que não existe nenhuma informação até o momento da nova etapa de vacinação.
No HSVP, foram vacinados os trabalhadores da UTI, Emergência, Unidade B (ala de clínicos Covid-19) e equipe de Samu. “Os funcionários foram convocados e convidados para virem se vacinar. Mas os estudos são bem bons e a recomendação é que se faça a vacina”, destacou a enfermeira.
De acordo com Caroline, desde março do ano passado o HSVP disponibiliza seis leitos clínicos para atendimento de pacientes com Covid-19, e já teve internados, inclusive, pacientes positivos para a doença nos leitos da UTI geral. “Não deixamos de prestar assistência. Às vezes, não conseguimos encaminhar o paciente para o hospital de referência, no ato, então, fica aqui em atendimento”, informou.
Mas essa realidade vai mudar em breve. Isso porque está em fase de conclusão a UTI Covid no HSVP. A casa de saúde passará a contar com cinco novos leitos, exclusivos para atendimento de pacientes com a doença. “Está sendo disponibilizado um novo local, que antes estava a Unidade A de internação. Estamos trabalhando para que nos próximos dias já possa estar em funcionamento”, explicou Caroline.
2,3 mil doses para os 22 municípios da 14ª CRS na primeira remessa
A chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 ocorreu na região na tarde de terça-feira, 19. A 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) distribuiu 2,3 mil doses para os 22 municípios de sua abrangência. Também foram enviados aos municípios os insumos necessários para a imunização, como seringas e agulhas descartáveis.
Segundo o plano nacional de imunização do governo, as prioridades da campanha de vacinação são: trabalhadores da área de Saúde; idosos (acima de 60 anos); indígenas; pessoas com comorbidades; professores (do nível básico ao superior); profissionais de forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; comunidades tradicionais ribeirinhas; quilombolas; trabalhadores do transporte coletivo; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade.
Quantidade de doses por município
Alegria - 15
Alecrim - 47
Boa Vista do Buricá - 50
Campina das Missões - 30
Cândido Godoi - 35
Doutor Maurício Cardoso - 30
Giruá - 155
Horizontina - 215
Independência - 26
Nova Candelária - 16
Novo Machado - 21
Santa Rosa - 1.013
Porto Lucena - 30
Porto Mauá - 18
Porto Vera Cruz - 06
São José do Inhacorá - 15
São Paulo das Missões - 30
Senador Salgado Filho - 08
Santo Cristo - 115
Tucunduva - 25
Três de Maio - 360
Tuparendi - 100
Vacinação em outros municípios
Alegria
Na tarde de ontem, 21, nas dependências da Unidade Básica de Saúde do município, foi realizada a imunização da primeira pessoa no Município: a auxiliar de Enfermagem Lori Schnorrenberger, 61 anos, uma das mais antigas profissionais de Enfermagem do Município, que esteve voluntariamente junto da equipe desde o início do enfrentamento à pandemia. Em seguida foram vacinados outros profissionais da linha de frente. O Município recebeu 15 doses da CoronaVac.
Independência
Em Independência, a vacinação contra a Covid-19 ocorreu no Padu (sala de vacina). 26 doses serão aplicadas nos profissionais da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento do coronavírus. O primeiro a ser vacinado foi Kleber Augusto Jung, 36 anos, enfermeiro da vigilância em saúde-epidemiologia.
São José do Inhacorá
São José do Inhacorá recebeu 15 doses para imunizar os profissionais da saúde contra a Covid-19. A enfermeira Eliete Beatriz Haupenthal, 43 anos, foi a primeira a ser vacinada no município, na tarde de quarta-feira, 20. Ela disse que no momento sentiu uma sensação de alívio. “Receber a dose foi tranquilo. Acredito que as vacinas são seguras”, ressaltou.
Comentários (0)