Cmei Caminhos Inovadores tem aumento de 15% no número de alunos
Escola passa a contar com o projeto piloto ‘Robótica Espacial’, atendimento educacional especializado e as turmas do 8º e 9º anos passaram a receber atendimento em período integral. Para o próximo ano, o educandário deverá ter a implantação de uma cooperativa escolar

Na semana em que Três de Maio completou 66 anos, o Executivo Municipal realizou um ato simbólico de transferência da mantença da Escola Estadual de Ensino Fundamental Glória Veronese (Ciep), que recebeu o nome de Centro Municipal de Educação Integral (Cmei) Caminhos Inovadores.
Quando foi oficializada a troca de mantença, no dia 5 de março, a escola contava com 181 matrículas de alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Hoje, segundo o diretor Osmar Siepmann, o número de alunos do Cmei passou para 205, sendo que uma nova turma de 1º ano foi aberta e novos alunos de séries diversas ingressaram na escola.
O educandário conta com 25 professores e sete funcionários. No momento, apenas as turmas de 1º e 2º anos têm aula de segunda a sexta-feira, com sete horas diárias no formato presencial. Nas turmas do 6º ao 9º ano, as aulas têm quatro horas diárias presenciais, no turno da manhã, um dia por semana com três horas de aula no período da tarde, e as demais aulas são remotas. Já os alunos do 3º, 4º e 5º anos têm aula na escola apenas no período da manhã e, à tarde, aulas remotas.
O diretor explica que todos os alunos têm sete horas de aulas por dia, entre os formatos presencial e remoto. “Estamos organizando para aumentar o número de alunos que ficarão o dia inteiro na escola”, informa.
Para a secretária de Educação, Vera Kuhler, assumir a escola representa o maior desafio da pasta, pois “o projeto que se almeja implantar é arrojado, o que demanda recursos físicos e humanos, vistos como investimentos e não despesas na educação”.
Já o prefeito Corso agradece a Secretaria de Educação pelo trabalho que está realizando no local e a todos os ex-diretores, professores e funcionários que já passaram pelo CIEP. “Eu valorizo muito a educação, pois venho de uma família de professores e tenho o sonho de transformar a rede municipal de ensino de Três de Maio na melhor da região”, salienta.
Na semana de aniversário do município, foi realizada a entrega simbólica da chave da escola ao prefeito Marcos Corso. O evento contou com a presença da Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, equipe diretiva e profissionais da Educação
O que mudou com a troca de mantença
De acordo com a Secretária de Educação, Vera Kuhler, neste ano letivo, as turmas do 8º e 9º anos passaram a receber atendimento em período integral, o que não acontecia nos últimos anos. A Secretaria de Educação está realizando um trabalho de acompanhamento e assessoramento pedagógico no Cmei, a fim de tornar robusta a proposta curricular que pressupõe a construção coletiva e participativa.
A escola também foi contemplada com o Projeto Piloto ‘Robótica Espacial’ que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica. Conforme a secretária adjunta, Gelci Assmann, “a introdução da robótica no currículo da escola e as demais ramificações da tecnologia da informação são essenciais para proporcionar aos nossos alunos um pensamento que seja inovador, criativo, crítico e empreendedor.”
A partir da próxima semana, o educandário também contará com sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na qual uma professora irá desenvolver atividades de forma complementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.
Matriz Curricular
Além das áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, o currículo do Cmei é acrescido de atividades e componentes integradores com foco no empreendedorismo, tecnologia e artes, sendo que desde o 1º ano os alunos realizam atividades que envolvem a cultura digital, cultura gaúcha e cooperativismo, tendo em vista a implantação de uma cooperativa escolar no próximo ano.
“Estamos trabalhando com um currículo vivo, onde os alunos são incentivados a formular questões a partir de situações reais, pesquisar, fazer experimentos, desenvolver raciocínios, organizar dados e apresentar soluções”, explica a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriane Spohr.
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