Atendimento é fator determinante para consumidores, aponta pesquisa

Realizado pelo Curso de Administração da Setrem, estudo também revela que compras em lojas físicas devem aumentar em relação ao ano passado

Atendimento é fator determinante para consumidores, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo curso de Administração da Setrem revela o comportamento de compras para o fim do ano de 2022. A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos do 6° período, no componente curricular de Prática Profissional II, vinculado a área de marketing. A pesquisa ocorreu entre 19 de outubro e 7 de novembro.

Participaram da pesquisa 645 pessoas de quatro municípios: Boa Vista do Buricá, Horizontina, Independência e Três de Maio.

O segmento de roupas foi o mais apontado pelos consumidores nas intenções de compra. Em seguida aparecem chocolates e bebidas/alimentos na preferência.

Os dados por município revelam que os consumidores de Boa Vistado Buricá e Independência pretendem gastar de R$ 101 a R$ 200 em compras de final de ano. Já os três-maienses e horizontinenses devem gastar mais, entre R$ 301 e R$ 500. Em todas as cidades, a população se mostrou fiel ao município, ou seja, pretendem comprar no comércio local.

Os principais fatores de escolha de onde comprar são o atendimento, preço e condições de pagamento. A pesquisa mostra que as formas de pagamento mais escolhidas pelos entrevistados são o dinheiro e o cartão de crédito.

O grau de confiança é de 80% e a margem de erro é de 5%. A pesquisa gerou relatórios individuais de cada um dos municípios e as informações estão à disposição das Associações Comerciais e Industriais, Secretarias de Indústria e Comércio e empresas varejistas.

 

Informações podem auxiliar empresas do comércio

Para o professor e orientador da pesquisa, Dr. Jesildo Moura de Lima, a pesquisa pode auxiliar os comerciantes e empresas de comércio, “no sentido de maior entendimento sobre as preferências que o cliente deseja, seja pelo tipo de produto, a forma de pagamento ou como abordar o cliente. São informações importantíssimas do comportamento do consumidor e impressões de compra para esse período do ano”.

Outro ponto destacado por Jesildo é a afirmação do atendimento. “O atendimento sempre está entre os três maiores fatores que são levados em consideração, na hora da aquisição de um produto. Muitas vezes se pensa que o preço é o maior fator, mas nem sempre o preço está em primeiro, e o atendimento tem uma importância”, reforça.

A pesquisa, que é realizada pelo curso há mais de 10 anos, mostrou, em 2022, uma redução na intenção de compras pela internet. “Isso corrobora com os resultados nacionais, em que o e-commerce teve uma redução de praticamente 30%, comparado com o ano passado. Isso são resultados de um aumento significativo durante a pandemia e de alguns problemas de logísticas de entrega de produtos, em que algumas pessoas que compraram pela internet, retornam a fazer suas compras nas lojas presencialmente”, pondera.

“O que também chamou a atenção é que, nos valores nas categorias mais altas, acima de R$ 200 e R$ 300, há um aumento na intensão de compras neste ano em relação aos anos anteriores”, finaliza.