Atendimento é fator determinante para consumidores, aponta pesquisa
Realizado pelo Curso de Administração da Setrem, estudo também revela que compras em lojas físicas devem aumentar em relação ao ano passado
Uma pesquisa realizada pelo curso de Administração da Setrem revela o comportamento de compras para o fim do ano de 2022. A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos do 6° período, no componente curricular de Prática Profissional II, vinculado a área de marketing. A pesquisa ocorreu entre 19 de outubro e 7 de novembro.
Participaram da pesquisa 645 pessoas de quatro municípios: Boa Vista do Buricá, Horizontina, Independência e Três de Maio.
O segmento de roupas foi o mais apontado pelos consumidores nas intenções de compra. Em seguida aparecem chocolates e bebidas/alimentos na preferência.
Os dados por município revelam que os consumidores de Boa Vistado Buricá e Independência pretendem gastar de R$ 101 a R$ 200 em compras de final de ano. Já os três-maienses e horizontinenses devem gastar mais, entre R$ 301 e R$ 500. Em todas as cidades, a população se mostrou fiel ao município, ou seja, pretendem comprar no comércio local.
Os principais fatores de escolha de onde comprar são o atendimento, preço e condições de pagamento. A pesquisa mostra que as formas de pagamento mais escolhidas pelos entrevistados são o dinheiro e o cartão de crédito.
O grau de confiança é de 80% e a margem de erro é de 5%. A pesquisa gerou relatórios individuais de cada um dos municípios e as informações estão à disposição das Associações Comerciais e Industriais, Secretarias de Indústria e Comércio e empresas varejistas.
Informações podem auxiliar empresas do comércio
Para o professor e orientador da pesquisa, Dr. Jesildo Moura de Lima, a pesquisa pode auxiliar os comerciantes e empresas de comércio, “no sentido de maior entendimento sobre as preferências que o cliente deseja, seja pelo tipo de produto, a forma de pagamento ou como abordar o cliente. São informações importantíssimas do comportamento do consumidor e impressões de compra para esse período do ano”.
Outro ponto destacado por Jesildo é a afirmação do atendimento. “O atendimento sempre está entre os três maiores fatores que são levados em consideração, na hora da aquisição de um produto. Muitas vezes se pensa que o preço é o maior fator, mas nem sempre o preço está em primeiro, e o atendimento tem uma importância”, reforça.
A pesquisa, que é realizada pelo curso há mais de 10 anos, mostrou, em 2022, uma redução na intenção de compras pela internet. “Isso corrobora com os resultados nacionais, em que o e-commerce teve uma redução de praticamente 30%, comparado com o ano passado. Isso são resultados de um aumento significativo durante a pandemia e de alguns problemas de logísticas de entrega de produtos, em que algumas pessoas que compraram pela internet, retornam a fazer suas compras nas lojas presencialmente”, pondera.
“O que também chamou a atenção é que, nos valores nas categorias mais altas, acima de R$ 200 e R$ 300, há um aumento na intensão de compras neste ano em relação aos anos anteriores”, finaliza.
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