2º Encontro com a Amizade: uma noite cheia de emoções e surpresas
Evento promovido pela Casa da Amizade, realizado no último sábado, reuniu as Patronesses e suas convidadas, com a finalidade de arrecadar recursos para os projetos sociais desenvolvidos pelo clube de serviço, além de fortalecer os laços de amizade

“Todos os caminhos são mágicos se nos levam a nossos sonhos. Busquemos a felicidades nas coisas simples da vida onde nossos olhos não vêm, mas o coração pode sentir”.
Com uma noite cheia de surpresas, uma energia boa no ar, de amor e de alegria, a Casa da Amizade de Três de Maio realizou no sábado, na sede social da AABB, a segunda edição do “Encontro com a Amizade”.
O evento, cuja finalidade principal é arrecadar recursos para os projetos sociais desenvolvidos pela Casa da Amizade, reuniu cerca de 200 pessoas, entre integrantes da Casa, representantes do Lar dos Idosos, do Rotary Club Três de Maio, da Casa da Amizade de Santa Rosa, convidados e as 15 Patronesses e suas convidadas. “Ser Patronesse é ser madrinha de uma causa, ou seja, de todos os projetos que a Casa da Amizade desenvolve junto ao nosso município”, disse a presidente da Casa da Amizade de Três de Maio, Luciana Ergang.
Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação do vídeo “Retratos de uma Vida”, que trazia os idosos em cenários que retratavam a história de cada interno, em sua vida antes do Lar. As imagens mostravam os idosos – alguns dando depoimentos, outros somente em fotografias – em registros lindos e cheios de significado. Os presentes também foram surpreendidos com o “Momento Mágico”, que trouxe a magia, o encanto e uma reflexão sobre a vida. Foram momentos únicos que emocionaram o público que participou do evento.
Terceiro encontro já tem data
Inicialmente, o segundo Encontro com a Amizade estava marcado para 20 de março de 2020, contudo, devido à pandemia, não foi realizado naquela data.
Conforme a presidente Luciana Ergang, a realização do evento viabiliza financeiramente os projetos sociais realizados pelo clube de serviço. “Para as companheiras da Casa, a organização e realização do 2º Encontro com a Amizade foi de muita emoção e alegria, uma vez que os nossos projetos sociais buscam levar carinho, conforto e alegria aos mais necessitados. ”, destacou Luciana.
A presidente adianta que já está sendo programada a realização do 3º Encontro com a Amizade para 18 de março de 2023. “Para o próximo encontro, queremos reunir o dobro de Patronesses”, adianta Luciana.
A presidente Luciana agradece a todos que contribuiram para a realização do evento. “Agradecimento especial às Patronesses e suas convidadas pela participação; elas tornaram o evento alegre, descontraído e muito divertido, uma verdadeira celebração à amizade”, afirmou.
Na avaliação das integrantes da Casa da Amizade, doar-se implica em retribuir tudo que recebemos em nossas vidas. “Doamos amor, gratidão, respeito, sorrisos, ações, valores monetários, o que de fato importa, é a relevância desse ato de entrega que devemos tornar um hábito. Doar-se é mais que ceder, é dar algo importante, uma lição, experiência, alegria e até tristeza que você já converteu em aprendizado. Desta forma nos tornamos responsáveis pelos outros e pela sociedade na qual estamos inseridos”, finalizam as senhoras da Casa da Amizade.
Projeto ‘Retratos de uma Vida’ ressignifica a história dos idosos antes do Lar
Hall de entrada com o painel dos idosos participantes do projeto Retratos de uma Vida
A Casa da Amizade iniciou um trabalho no Lar dos Idosos em 2016, com o projeto “Vaidade não tem idade”, quando foram desenvolvidas diversas atividades com a finalidade de resgatar a autoestima e bem-estar dos idosos; com manicure, pedicure, corte de cabelo e massagem. Posteriormente, foi desenvolvido o projeto “Florescer”, visando deixar o ambiente de descanso e lazer mais acolhedor. E por fim, a Casa da Amizade abraçou o projeto “EnvelheSer” com o objetivo de escutar e observar qual era a maior necessidade dos idosos.
Segundo a coordenadora do projeto, Mireia Bohnen, a escolha de trabalhar com os idosos, de acordo com as integrantes da Casa da Amizade, se deu ao perceber que na maioria das vezes o idoso é esquecido. “E o idoso institucionalizado precisa de uma maior proteção das pessoas mais próximas, porque nem sempre a família e os amigos podem se fazer presentes. Então a gente está lá para estimular, para acolher, executar algumas ‘vontades e desejos’ deles, e sempre se preocupando para que eles mantenham sua identidade e sua individualidade, e não fiquem apenas esperando o fim da sua vida”, avalia Mireia.
Sobre o projeto “Retratos de uma Vida” – vídeo exibido no evento –, foram organizados cenários que traziam a história dos internos do Lar, antes de serem idosos. “Para o agricultor, foi feito um cenário de agricultura; a costureira, que fazia vestidos de noiva..... enfim, foram montados vários cenários com o objetivo de trazer à lembrança o que eles viveram antes de estarem no Lar”, explica.
Além do vídeo, foram feitos registros fotográficos, e colocados em banner, sendo apresentados em um envento exclusivo para os familiares dos internos. “Ainda, os próprios idosos decoraram os porta-retratos com suas fotos que estão expostos no quarto de cada um, para tornar um ambiente personalizado, para que se sintam em casa e mais próximos de sua história de vida”, conclui a coordenadora, ressaltando que todo este trabalho – vídeo e fotografias – foi realizado antes do início da pandemia.
Durante o período de pandemia, o trabalho com os idosos do Lar está suspenso, mas assim que for permitido, será retomado.
Algumas integrantes da Casa da Amizade: (em primeiro ângulo da esquerda para direita): Maria Foletto, Lígia Moura, Leonida Kehrwald, Mariza Schaeffer, Vera Winkelmann, Ingrid Bolzan, Leonir Zackseski, Maria do Carmo Tomasi, Terezinha Ivanowski, Lorines Casagrande, Idalina Cobalchini, Neiva Corso, Maria Salete Bertaiolli, Amara Werle e Adriane Turra. Em segundo ângulo: Jeneir Luft, Lourdes Huppes, Marinês Gôndolo, Patrícia Bruxel, Lisete Dockhorn, Luciana Ergang, Rosângela Bohnen da Silva, Grasiela Rambo e Mireia Bohnen
Agradecimento aos parceiros do projeto e do evento beneficente:
Banco do Brasil, agência Três de Maio; Sandro Rambo, Jornal Semanal e Rambo Sonorizações; Daniel Crestani – Músico e proprietário da DSM Nobreaks; Maria Dahmer Decorações; Nair e Verônica Fotografias; Brum Vídeo e Produtora; Clarice e Maninho – Centro da Beleza; Músico e saxofonista Valdir Grenzel; Lucas Bohnen; Clara Cobalchini Müller; Divace Cosméticos Customizados e Eletromaio Comércio de Materiais Elétricos e Hidráulicos.
Entrada
Momento mágico
Saxofonista Valdir Grenzel encantou os presentes
Evento reuniu grande público
Comentários (0)