Expofeira é adiada para 2023
Decisão levou em conta as restrições impostas pela pandemia

Há cerca de 100 dias do início da Expofeira 2021, uma das maiores feiras da região, as entidades realizadoras do evento, Associação Comercial e Industrial (ACI), Fundação de Capacitação e Desenvolvimento (FUNCAP) e Prefeitura de Três de Maio, juntamente com o presidente da Expofeira 2021, José Henrique Weber, decidiram adiar a feira para 2023. O comunicado foi feito no último dia 15. Desta forma, a Expofeira 2021, que seria realizada de 1º a 9 de maio de 2021, será realizada de 29 de abril a 7 de maio de 2023 e passa a ser denominada Expofeira 2023.
O comunicado oficial do adiamento informa que a decisão foi tomada levando em conta as restrições impostas pela pandemia, os prejuízos causados pela estiagem, além da escassez de matéria-prima para as indústrias, o que não proporcionava tranquilidade e certeza para a diretoria executiva, nem garantia para investimentos de expositores e fornecedores.
Tradicionalmente no mês de outubro acontece o lançamento da feira e, a partir desta data, se dá o início para a comercialização de espaços. Em função da instabilidade da pandemia, não foi realizado nenhum evento e nenhum espaço foi reservado ou comercializado, devido a impossibilidade de prever a realização da feira neste ano.
Evento é realizado tradicionalmente na semana do município
O presidente da Expofeira 2021, José Henrique Weber, explicou que a opção por adiar para 2023 e não para outra data, ainda este ano, se deu pela tradição de realizar o evento no mês de aniversário do município. “Seria uma incoerência mudarmos a data para um período que não fosse o mês de maio, porque nós sempre defendemos esta bandeira de que a feira aconteça na semana do município”, justifica.
Segundo Weber, é necessário ter consciência que, em função da pandemia, a situação é muito complicada e cita a falta de material para fornecedores, a insegurança, principalmente na área de saúde, além dos inúmeros protocolos que deveriam ser seguidos. “Eu, como presidente, não gostaria que surgisse um surto de Covid entre os visitantes da feira ou entre as pessoas envolvidas com o evento. Nós teríamos que ter protocolos de segurança. Então, não seria a mesma feira que nós gostaríamos que fosse. Teríamos restrição de público, restrição de shows. Os nossos expositores dependem do público e a feira poderia ser afetada. Então, na minha opinião e na opinião do conselho gestor, a decisão mais prudente é adiar para 2023”.
O presidente da Expofeira informa que, mesmo com o adiamento da edição 2021, serão realizados eventos durante o ano, “principalmente na área da Expodinâmica, espaço novo criado em nosso parque de exposições. O pessoal do agro vai fazer dias de campo, juntamente com a Expofeira, para tornarmos nosso parque cada vez mais atrativo e aumentar o fluxo de pessoas no local”, explica.
Para 2022 está confirmada a realização da Expo Terneira, no mês de junho.
Comentários (0)