Esporte
‘Vamos provocar as pessoas a fazer o bem’
Use máscara, lave suas mãos, mantenha distância e cuide-se.
POR ONDE ANDA: João Alberto Dummel, o Chico Dummel, falar em família Dummel é falar de Oriental. Torcedores, diretores, jogadores; família envolvida com a história do Verde e Branco.
Mas Chico – com apelido desde pequeno –, nascido em Três de Maio, teve início na trajetória esportiva na Escolinha do Oriental, por opção do pai e da mãe incentivado pelos irmãos e parentes. Se destacando nas categorias de base e, com isso, surgia um dos maiores zagueiros que nossa região já viu. Jogava limpo, com sua tranquilidade e mesma postura dentro e fora de campo. Com destaque nas bolas áreas onde ‘não tinha pra ninguém’: impulsão está que veio das atuações nos jogos de vôlei, comandados pelo Egon Matz. Falam que não jogou em outras equipes maiores, em nível de disputas estaduais, porque seu pai queria ver ele sempre vestindo ‘Verde e Branco’ e disputando a 2ª divisão pelo Oriental.
Mesmo assim, ele vestiu as 3 camisetas dos clubes três-maienses: Oriental, Botafogo (91, ano que Oriental não disputou o Estadual) e Associação Trêsmaiense de Esportes.
Chico jogou também várias competições esportivas regionais, com muitas conquistas. Até arriscou um chutes no futsal, mas não era seu forte. Professor de Educação Física, sempre incentivando e ensinado os pequenos atletas do nosso município, trabalhando nas escolas, Oriental ou Projetos Municipais, teve passagem de preparador físico e auxiliar técnico no Guaíra e Romar/Cotrimaio/Motomaio.
Mas a conquista que ele destaca foi a de Campeão Estadual Copa Kaiser em 2001, pelo Oriental, quando foi capitão e um dos destaques daquela grande conquista que completa 20 anos. Pena que este título não veio em vida para seu Arnoldo Dummel ver, mas, mesmo assim, Chico lembra das suas palavras no vestiário, antes do último jogo, a finalíssima contra o Teutônia. ‘Baixada lotada, um dos maiores públicos que vimos em Três de Maio, levou as lágrimas e a emoção todos que estavam naquele momento pedindo para ser campeões e jogar a vida pela conquista. Quando, com certeza o pai Arnoldo estava nos olhando. E não deu outra: todos jogaram como se fosse uma final de Copa do Mundo e o Verde e Branco venceu por 2 x 1, conquistando o título. E, lá na entrega da premiação, estava Chico emocionado recebendo a Taça de Campeão Estadual e as chaves do carro.
Hoje, Chico desenvolve seu trabalho na academia como educador físico e também com técnico e preparador físico das categorias de base.
Comentários (0)