Escolas da rede municipal retornam com aulas 100% presenciais
A partir da próxima semana, todos os alunos das escolas da rede municipal de Três de Maio, São José do Inhacorá e Independência poderão retomar as aulas presenciais. As regras de segurança, como distanciamento entre as classes e o uso de máscaras serão mantidas. A expectativa é de que os alunos retornem para a sala de aula em sua totalidade. Em Independência, as aulas remotas serão apenas para alunos que comprovarem comorbidade

Escolas municipais retornam com aulas 100% presenciais
Em Três de Maio aulas retornam dia 3 de agosto. São José do Inhacorá retorna dia 2 e pais podem optar por mandar, ou não, os filhos para a escola. Já Independência, que também inicia segunda-feira, aulas remotas serão apenas para alunos que comprovarem ter alguma comorbidade
Em Três de Maio, o retorno das aulas do segundo semestre nas escolas municipais se dará na modalidade presencial, sem revezamento, a partir da próxima terça-feira, 3 de agosto.
De acordo com a secretária de Educação, Vera Kuhler, para que isso fosse possível, houve a posição favorável do COE Educação e a manifestação unânime do Conselho Municipal de Educação, considerando a necessidade da manutenção das medidas de segurança em conformidade com a legislação vigente, o que foi amplamente discutido e analisado com as equipes diretivas. “As escolas de Educação Infantil e de tempo integral do meio urbano funcionarão, inicialmente em dois turnos, sem a oferta de almoço, o que se implantará em 15 dias. Também serão adotados critérios para adaptação das crianças que estiveram somente em atividades não presenciais até o momento e, na sequência, o desdobramento das atividades em acordo ao Plano de Ação Pedagógica Complementar da Mantenedora e suas respectivas escolas.”
Sobre o primeiro semestre letivo, a secretária explica que foi marcado por duas modalidades. No primeiro momento somente aulas remotas e, posteriormente, com aulas presenciais e não presencias (híbrido). “Uma inovação deste período foi a implantação da plataforma Google for Education e a realização de aulas online para todas as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental”.
Conforme a secretária, “as escolas ofereceram diversas possibilidades para manter os estudantes em atitude de aprendizagem através de recursos digitais e materiais impressos, mas nada como a presencialidade física para poder promover a construção do conhecimento e acompanhar a evolução dos estudantes, isto ficou evidente na avaliação diagnóstica realizada em todos os anos do Ensino Fundamental e também nas devolutivas das atividades realizadas, ou seja, lugar de criança é na escola e a presença do professor é fundamental”.
Com o retorno em tempo parcial, a adesão pelas aulas presencias nas escolas de educação infantil foi de 75 a 85% das crianças. Já no ensino fundamental foi de 80 a 100% dos estudantes, consideradas as especificidades de cada escola, algumas com e outras sem a necessidade de revezamento.
A Secretária destaca que assim como no transporte escolar, as escolas cumpriram com a normatização implantando as medidas necessárias para a segurança na escola para prevenir a Covid-19. De igual forma, houve prudência e cooperação das famílias. Segundo Vera, foram pontuais os casos em que foram necessárias intervenções para o seu cumprimento, principalmente no envio de crianças com sintomas gripais ou crianças que estiveram em contato com positivados ou suspeitos, oportunidade em que a Educação realizou trabalho intersetorial com a saúde para as devidas providências. “Nossa maior dificuldade esteve nos protocolos pedagógicos, pois muitos estudantes que optaram pelas aulas não presenciais cumpriram minimamente ou parcialmente com seus deveres estudantis, sendo necessária a busca ativa como iniciativa da própria escola e mediada pelo Conselho Tutelar, quando não se obteve êxito, evitando assim, desde o início do ano, o abandono e a evasão escolar. O próprio revezamento também foi um indicador de estagnação na progressão da aprendizagem, pois dificultou a performance de evolução e aprofundamento das habilidades e competências das diversas áreas do conhecimento”, conclui a Vera.
São José do Inhacorá retorna com aulas 100% presencial, porém a presença em sala de aula não será obrigatória
Na próxima segunda-feira, 2, as escolas municipais de São José do Inhacorá retornam às aulas. Neste segundo semestre, os alunos terão aulas presenciais diariamente, e não de forma escalonada, como ocorreu na primeira metade do ano. Os pais podem optar em encaminhar, ou não, os filhos para as aulas presenciais. O município fez um levantamento com as famílias e constatou que a maioria dos alunos retornará com as aulas de forma presencial nas escolas municipais.
A diretora de Ensino, Sandra Maria Diell Graf avalia que o primeiro semestre letivo foi bastante desafiador. “Com a pandemia de Covid-19, os professores tiveram que continuar se reinventando, buscando novas possibilidades para significar ainda mais os processos de ensinar e de aprender. Apesar da pandemia, todos os profissionais da educação deram o seu melhor, sempre em constante planejamento, estudos, dedicação e aprimoramento nas mais diversas áreas do conhecimento”.
No primeiro semestre, o município iniciou com atividades na forma não presencial e no mês de maio iniciaram as aulas presenciais de forma escalonada, onde de forma alternada, 50% dos alunos participavam das aulas presenciais e a outra metade na forma não presencial. Além das aulas online, as escolas disponibilizaram materiais didáticos de forma física aos alunos que tinham dificuldades de acesso à internet.
Alunos e famílias comprometidos com os protocolos
Sandra ressalta que os pais também tiveram que buscar novas alternativas de ajudar seus filhos na aprendizagem, o que também foi bastante desafiador para as famílias. “São múltiplos os desafios, mas acreditamos que com o envolvimento coletivo, estudos, diálogo e esperança teremos um ensino cada vez melhor em nosso município”.
Quanto aos protocolos de prevenção à Covid-19, a diretora explica que as famílias, os alunos e as escolas estão comprometidos com os cuidados e seguindo rigorosamente todas as orientações.
Professores não encontraram dificuldades com os alunos para seguir os protocolos sanitários, como uso da máscara, por exemplo
Na rede municipal de Independência, apenas alunos com comorbidade terão aulas remotas
No município de Independência, as escolas municipais também retornam às aulas nesta segunda-feira, 2, com aulas 100% presenciais. Somente permanecerão em casa, com aulas remotas, os alunos que comprovarem ter alguma comorbidade. “Será seguido o protocolo de distanciamento dentro das salas de aula, sendo assim, algumas turmas poderão ser escalonadas”, revela a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Augusta Cauduro.
No primeiro semestre, as escolas retomaram as aulas presenciais no dia 3 de maio, mediante assinatura do Termo de Responsabilidade pelos pais. O número de alunos começou baixo, mas foi aumentando gradativamente até que, em julho, foi necessário fazer escalonamento em algumas turmas, já que a maioria retornou às aulas presenciais.
Com relação a adoção dos protocolos de prevenção à Covid-19, a Secretaria revela que foi muito tranquilo, pois todos os alunos entenderam a necessidade das medidas. “Não houve resistência ao uso de máscaras, nem aos demais protocolos”.
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