TRÊS DE MAIO E SUA HISTÓRIA - WALTER ULLMANN
WALTER ULLMANN
Nascido em 13 de junho de 1919 em Monte Alverne, distrito de Santa Cruz do Sul, Walter Ullmann formou-se como contador no Liceu Comercial São Luiz, de Santa Cruz, em 11 de dezembro de 1937.
Veio para Três de Maio em 8 de janeiro de 1938, aos 18 anos de idade, para trabalhar na firma de Germano Dockhorn, que era seu tio, irmão de sua mãe, Hermina Ullmann.
Em 1942 abriu seu próprio escritório contábil em Três de Maio, o qual até hoje presta serviços para os mais diversos segmentos empresarias. Casou-se com Alda Suely Müller, com quem teve dez filhos.
Foi um dos principais articuladores das campanhas para emancipação de Três de Maio em 1948 e 1953, e em 20 de janeiro de 1955, foi eleito como primeiro prefeito do recém emancipado município de Três de Maio, pela legenda do PSD, tendo como seu vice-prefeito, Avelino Haas, das fileiras do PRP.
Naquele momento, o desafio de estruturar uma nova cidade foi grande, pois a municipalidade não possuía sequer uma caneta comprada com verba pública e tão menos, uma sede para a prefeitura, já que o até então segundo distrito de Santa Rosa, também não possuía uma subprefeitura (o atual prédio da prefeitura somente começaria a ser construído na administração seguinte, de Germano Dockhorn).
A primeira providência que tomou ao assumir a administração municipal foi visitar diversos municípios da região, acompanhando pelo então prefeito de Horizontina, Jorge Antônio Dahne Logemann, para estudar a organização administrativa, especialmente contábil, e encontrar um modelo apropriado a ser implantado em Três de Maio.
Dentre as muitas conquistas e infraestrutura que conseguiu para a cidade nascente em sua primeira administração, destacam-se a da Praça da Bandeira (atual Praça Henrique Becker Filho) e do estádio municipal, para o qual doou uma área de terras de sua propriedade, juntamente com os irmãos Georg e José Reimann. Também substituiu o precário sistema de abastecimento de energia elétrica da cidade (que fornecia energia somente até as 22 horas) por um moderno sistema através da CEEE.
Em junho de 1958, pela ocasião de seu aniversário de 39 anos, foi um dos idealizadores da criação do CTG Tropeiros do Buricá, e em 15 de abril de 1962, do Clube Guaíra, ao qual também doou um terreno de sua propriedade e foi seu primeiro presidente.
Ainda em 1959, ampliou o território do município de Três de Maio anexando a região do Rincão da Alegria (atual município de Alegria), até então pertencente ao município de Santo Ângelo.
Em 1968, foi eleito prefeito novamente, desta vez como candidato da ARENA. Assumiu sua segunda administração em 31 de janeiro de 1969 dizendo em seu discurso de posse: “... Quis o destino e a bondade do povo de Três de Maio, que o prefeito que assumira este cargo a 28 de fevereiro de 1955, fosse o mesmo a fazê-lo no dia de hoje, registrando indelevelmente nas páginas de nossa história a primeira repetição de preferência popular ao mais alto posto do Poder Executivo. Esta decisão faz com que possamos repetir nesta Casa a mesma afirmação que fizemos na data em que assumimos o poder pela primeira vez, que é: “TERMOS SOMENTE UM COMPROMISSO, INADIÁVEL E INSUBSTITUÍVEL, QUE É O DE PROCURAR SERVIR À NOSSA COMUNIDADE COM TODAS AS NOSSAS ENERGIAS”.
Este compromisso Walter Ullmann manteve até o fim de sua vida, mesmo no anonimato de sua vida íntima, sempre registrando e preservando os fragmentos da história da cidade que o elegeu como seu primeiro gestor.
Hoje, a sede da prefeitura de Três de Maio o homenageia levando seu nome através dos tempos como Palácio Municipal Walter Ullmann.
O primeiro prefeito de Três de Maio faleceu na madrugada do dia 8 de março de 2010, em um quarto do hospital São Vicente de Paulo, na cidade que ele ajudou a construir.
Walter Ullmann, o primeiro prefeito da história de Três de Maio
Walter Ullmann casou com Alda Suely Müller, com quem teve dez filhos
TENS ALGO PARA ACRESCENTAR À ESSA HISTÓRIA?
ENVIE UMA MENSAGEM PARA (55) 99706-0456 - WhatsApp ou pelo E-mail: clemar637@gmail.com
Comentários (0)