Projeto Olhos do Futuro 2.0 contempla 25 estudantes com óculos de grau
Das 63 crianças que passaram por avaliação, 25 necessitaram o uso de óculos de grau. Projeto do Rotaract Club está em sua segunda edição

A segunda-feira, dia 20, foi marcante para 25 crianças da rede municipal de ensino de Três de Maio. Elas receberam óculos através do projeto Olhos do Futuro 2.0, desenvolvido pelo Rotaract de Três de Maio, em parceria com a Ótica Elo Tic Tac do Caubi, do optometrista Guilherme Fabris e do governo municipal. A entrega ocorreu no auditório da Escola Municipal Germano Dockhorn.
Conforme a presidente do Rotaract Club, Mariana Roman, o projeto Olhos do Futuro 2.0 visa promover a conscientização e levar saúde ocular às crianças que, muitas vezes, enfrentam dificuldades de aprendizagem devido à deficiência visual.
Por ser a segunda edição do projeto, primeiramente foi realizada a reavaliação de 14 alunos da Escola Caminho Inovadores que receberam óculos de grau no ano passado, com o optometrista Guilherme Fabris. Destes, dois permaneceram com o mesmo grau, nove crianças tiveram aumento do grau, duas precisaram de armações novas e, em três alunos, foi constatado que não era mais necessário fazer uso de óculos de grau.
Neste ano, os alunos contemplados pelo projeto foram da Escola Germano Dockhorn. Participaram da primeira avaliação, 49 alunos do 1° ano, indicados pela direção da escola, devido à dificuldade de aprendizagem.
Após triagem, de acordo com Mariana, foi constatado que 33 não possuíam déficit visual e estavam com desenvolvimento normal da visão e saúde ocular. Porém, 16 alunos tinham deficiência visual e receberam óculos de grau confeccionados e doados pela Ótica Elo Tic Tac. “O foco é proporcionar a essas crianças uma nova visão do mundo. Com certeza vão crescer como pessoas e avançar nos estudos e na vida pessoal, pois terão uma visão melhor. Em nome do Rotaract, agradeço a todos que abraçaram novamente essa nobre causa, pois só quem usa óculos sabe o quão a vida é um borrão sem ele”, declarou Mariana Roman.
A diretora da Escola Germano Dockhorn, Marjane dos Santos, disse que é gratificante ver o trabalho realizado pelo clube de serviços em Três de Maio. “Nós da escola ficamos muito felizes. Em nome da comunidade escolar, queremos agradecer esse trabalho, porque vem auxiliar no rendimento em sala de aula, o que é extremamente importante para o desenvolvimento dos estudantes”, pontuou Marjane.
Para a sócia-proprietária da Ótica Elo Tic Tac, Ingrid Bolzan, o projeto é fundamental para ajudar no desenvolvimento das crianças. “É um prazer participar desse projeto. Acompanhar essas crianças e, de alguma maneira, contribuir para que elas tenham visão perfeita é gratificante. O primeiro óculo sempre é o começo. Já havíamos participado do projeto no ano passado e sempre é bom poder auxiliar essas crianças”, declarou Ingrid.
“Antes era um pouco difícil para enxergar. Eu gostei muito desses óculos rosa, eles são bem bonitos, porque eu gosto da cor rosa.”
Lunah V. Ribeiro, 6 anos, aluna do 1° Ano B da Escola Germano Dockhorn
“Agora ficou bom. Eu tinha dificuldade para ler. Era um pouquinho ruim de ler de longe, agora vai ficar melhor para poder enxergar.”
Vítor A. Hahn, 6 anos, aluno do 1° Ano B da Escola Germano Dockhorn
Comentários (0)