Coluna da Yara Lampert

Coluna da Yara Lampert

"Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar."

A.D.

 

Felicidades e muitas alegrias ao querido Lucas de Castilhos Lena, que no dia 17 de abril comemorou os 6 aninhos. Recebeu todo o carinho e mimos dos pais Márcio e Mônica. Parabéns, gatinho!

 

 

Leite materno causa cárie?
Mito! Muito ouvimos falar que o leite humano é o culpado pelo surgimento da cárie da primeira infância, e essa informação leva muitas famílias ao desmame precoce.


A lactose (açúcar) do leite é um dissacarídeo (glicose e galactose), e os dissacarídeos promovem menor queda do pH no biofilme dentário quando comparado com outros monossacarídeos: glicose e frutose, e dissacarídeos como a sacarose.


A lactose ao ser fermentada pelas bactérias, não promove a produção de polissacarídeos extracelulares (PEC), ao contrário da sacarose. Os PECs são responsáveis por aumentar a cariogenicidade do biofilme, deixando ele mais espesso, poroso e permitindo maior difusão de nutrientes dentro dele.


Não podemos esquecer também que na composição do leite materno há presença de cálcio e fósforo, que também estão na estrutura dentária, então há um “excesso” deles na saliva, dificultando que o esmalte passe pelo processo de desmineralização. A desmineralização quando acontece pode formar uma lesão cariosa.


Portanto, o leite humano não tem cariogenicidade, capacidade de iniciar o processo desmineralização dental.


A formação da lesão de cárie se dá a partir do momento que se faz a introdução alimentar na criança possuindo uma dieta rica em açúcares livres! Para realizar a prevenção da formação de cárie leve a criança nas consultas periódicas no odontopediatra, restrinja uso de açúcares livres até os 2 anos e mesmo após isso, faça o uso controlado e use dentifrício fluoretado com no mínimo 1000 ppm de flúor.


Priscila Lampert, cirurgiã-dentista,  odontopediatra (leia-se Lampert e Thomé Odontologia Especializada)

 

Confira o Caderno S completo

Clique aqui