Amufron discute pautas voltadas ao turismo e reservação de água
Associação busca alternativas para fomentar a economia, turismo e amenizar danos causados pelas estiagens

A reunião realizada no dia 31 de maio da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron) discutiu pautas relacionadas a casas de veraneio, pesca esportiva e reservação de água.
Segundo o prefeito de Três de Maio e presidente da Amufron, Marcos Corso, as pautas são demandas que a associação tem para avançar principalmente no desenvolvimento econômico e do turismo regional, como no caso da pesca esportiva. Corso observou que está sendo montada uma frente para trabalhar este assunto junto ao Estado para que se regulamente a legislação atual, o que possibilitaria esta prática em nossa região. “Essas atividades já são possíveis em países vizinhos, como na Argentina e no Paraguai, o que causa um êxodo de turistas para estes locais, sendo que poderíamos ter aqui em nossa região”, frisa.
Sobre as casas de veraneio, conforme o presidente, é uma pauta que vem sendo trabalhado desde o ano passado e que já obteve uma grande conquista junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). “O que falta agora é regulamentar estas situações junto aos municípios da nossa associação, especialmente os costeiros ao Rio Uruguai”, explica.
Segundo a Amufron, uma portaria do Consema autorizou os municípios a fazerem o licenciamento de casas de veraneio, sendo necessárias algumas compensações.
Corso também destaca que a pauta da reservação de água é uma preocupação constante entre os municípios, principalmente pelas estiagens que ocorreram nos últimos anos. “Estamos em fase de elaboração de um projeto que possa atender a região, em que os governos municipais auxiliarão a reservação de água nas propriedades rurais mais atingidas, podendo ser através de microaçudes, captação de água da chuva ou outro meio efetivo”, finaliza o presidente da Amufron.
Comentários (0)