TRÊS DE MAIO E SUA HISTÓRIA - O PRIMEIRO AUTOMÓVEL
O PRIMEIRO AUTOMÓVEL
Rodolfo Nass, nascido em 11 de junho de 1894, era filho de Carlos Nass e Clara Tesche, irmã de Emilio Tesche. Casou-se com Anna Löwe, nascida em 18 de outubro de 1899 e filha de Albert Fritz Wilhem Löwe e Paulina Marchior. O casal acabou tendo quatro filhos: Balduíno (1920), Irene (?), Irma (1929) e Ilga (1935).
Após esta união, mudou-se com a família para a Vila Buricá, numa viagem feita por estradas acidentadas com seu Ford 1923, recentemente comprado.
Na Vila, estabeleceu-se como fabricante de refrigerantes e passou a prestar serviços de chofer para os moradores locais, já que, naquele momento, seu Ford 1923 era o primeiro e único veículo motorizado do povoado, fato que viria a torná-lo também o primeiro taxista da localidade.
A esposa de Nass, Anna, mulher bastante ativa que estava sempre disponível para ajudá-lo em tudo, era o tipo de pessoa que sempre se esforçava muito para resolver qualquer problema, e assim sendo, certo dia, precisando levar uma encomenda de refrigerantes até Ijuhy, de carro, e estando Rodolfo Nass adoentado, acabou não tendo outra escolha e resolveu enviar Anna, para fazer a entrega.
O problema é que Anna ainda não sabia dirigir, mas como Nass precisava muito fazer aquela entrega, decidiu explicar cuidadosamente a ela como funcionava o veículo, e após alguns rápidos testes, Anna pôs-se a caminho de Ijuhy.
Como estava acostumada a guiar apenas carroças, sempre que necessitava frear o veículo, dizia “Ohôôôô!!!” (uma expressão comumente usada por carroceiros e pessoas a cavalo para dar um comando de parada para os animais), mas no fim, ao que parece, tudo acabou se resolvendo sem grandes transtornos.
A filha do casal, Irma Lindina Nass, em 03 de abril de 1945, casou-se com Osvaldo Edmundo Kurtz, nascido em 17 de dezembro de 1921, e filho de Willy Kurtz e Idalina Sophie Böesel, casal de colonos que vieram para Buricá em 1927 com dois filhos (além de Osvaldo, também Ivone).
Naqueles anos, como Rodolfo Nass era um homem sempre de olho nas oportunidades, começou a exibir filmes de 35 mm em um cinema que montou no Clube Buricá, e como o cinema na época era mudo, seu primo, Guilherme Tesche, tocava bandonéon ao fundo para animar as projeções, e com a ajuda de seu genro, Osvaldo Kurtz, que passou a dirigir seu Ford 1923, começaram a fazer propagandas dos filmes pelas ruas da Vila.
O veículo, que possuía dois estribos laterais, utilizados para servir de degrau para os passageiros, quando saía pelas ruas buzinando, atraia a atenção de diversas crianças pela Vila, que subiam sobre os estribos, se prendendo ao veículo para pegarem uma carona, e Kurtz, percebendo que aquela farra da molecada ajudava a atrair a atenção dos moradores, resolveu tirar proveito disso, e combinou com os moleques algumas frases que iam gritando por onde passassem e percebessem pessoas saindo à frente de suas casas para vê-los.
Assim, quando Kurtz perguntava em voz alta “Hoje tem cinema?” a enorme turma de crianças que vinha pendurada nas laterais de seu carro, e mesmo aquelas que não conseguiam espaço penduradas, mas vinham correndo ao lado só pela diversão, respondiam em alto som “Tem, sim senhor!!!”.
Porém, a diversão mesmo da criançada era virem agarradas à lateral em pé sobre os estribos, os quais davam espaço para apenas cinco crianças de cada lado, mas que, na prática, acabavam tendo de suportar um número maior e, com o tempo, estes já começavam a ficar danificados.
Assim, não tendo conseguido fazer as crianças pararem de se pendurar no veículo, Osvaldo Kurtz, que possuía conhecimentos de elétrica, esticou um cabo da bobina do motor que conectou a carcaça do veículo, e quando as crianças vinham correndo descalças e subiam nos estribos, acabavam tomando um choque que as fazia imediatamente saltar assustadas para longe.
Nass ainda trabalhou como fotógrafo por alguns anos, até passar o negócio para um jovem que há poucos anos havia retornado da Itália onde serviu como expedicionário da FEB - Força Expedicionária Brasileira, chamado Bertoldo Boeck.
Rodolfo Nass veio a falecer no dia 06 de fevereiro de 1961, e sua esposa, Anna, no dia 10 de dezembro de 1974.
Atualmente, Três de Maio registra uma frota de pouco mais de 20 mil veículos para uma população de 24,9 mil habitantes (IBGE 2022), ou seja, há quase um veículo por morador e, por sorte, hoje as crianças não precisam mais se pendurar nos automóveis para se divertir.
Rodolfo Nass com seu Ford 1923
Rodolfo Nass e a esposa Anna Löwe
Rodolfo Nass
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