Rede municipal inicia o ano letivo com mais de mil crianças matriculadas na Educação Infantil
Com 1.072 crianças matriculadas – 623 na creche e 449 na pré-escola –, a rede municipal de Três de Maio iniciou mais um ano letivo. Já na segunda-feira, dia 14, terão início as aulas no Ensino Fundamental (Emefs), que conta com 1.454 alunos

Com mais de mil crianças matriculadas na Educação Infantil, rede municipal inicia ano letivo
Já no Ensino Fundamental, que conta com 1.454 alunos, as aulas terão início na próxima segunda-feira, dia 14
Márcio de Almeida e Katherine Ciochetta de Almeida, são pais de Ana Carolina Ciochetta de Almeida, 2 anos, que frequenta a Educação Infantil III, no turno da tarde, da Escola Municipal de Educação Infantil São José, no Bairro Oriental. Ana Carolina é aluna da Emei desde o ano passado.
Neste ano letivo, a pequena retornou à escolinha na segunda-feira, dia 7. A mãe conta que nessa primeira semana a adaptação foi mais difícil. “A Ana chorou, não queria ir. Buscamos ela mais cedo e qualquer coisa a professora nos avisava. É um tempo para ter paciência. Falamos para ela que a escola é um lugar bom, que ela vai encontrar os amiguinhos, a profe; vai brincar e aprender”, diz a mãe.
Katherine afirma que tanto ela quanto o marido se sentem seguros em levar a filha à escola, mesmo em meio à pandemia. “Os riscos existem, não temos como estar livres. Os pais trabalham e também podem trazer o vírus para casa. Mas com a vacinação, os sintomas acabam sendo mais leves”, avalia.
Para a mãe, a escola é um lugar adequado para a filha estar. “Eu particularmente me sinto segura. Na escola os profissionais estão treinados, capacitados. Tem a interação e o convívio social; as crianças estão sendo cuidadas, monitoradas. Ficamos tranquilos com relação a isso”, afirma Katherine.
A mesma opinião dela é compartilhada por várias outras famílias, que estão levando seus filhos desde a segunda-feira, 7, às Escolas Municipais de Educação Infantil, que retornaram às atividades. As adaptações necessárias, de acordo com a legislação vigente, para o retorno das aulas presenciais foram realizadas, a fim de garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários.
Ana Carolina Ciochetta de Almeida, 2 anos, frequenta a Educação Infantil III, no turno da tarde, na Escola Municipal de Educação Infantil São José
1.072 crianças atendidas
Conforme a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Vera Kuhler, a Educação Infantil de Três de Maio conta com 1.072 crianças matriculadas, sendo 623 na creche e 449 na pré-escola. As creches funcionam em período integral, das 7h às 18 h. A pré-escola é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Vera destaca que no Ensino Fundamental, que conta com 1.454 alunos, as aulas terão início no dia 14 de fevereiro, porém nesta semana, retornaram para as escolas os estudantes que tiveram Aprovação com Necessidade de Acompanhamento Pedagógico (ANAP). “Estes estudantes tiveram um intensivo de revisão das habilidades nas quais apresentaram lacunas de aprendizagem, que foram aferidas nas avaliações internas e também na avaliação diagnóstica encaminhada pela Secretaria de Educação”, enfatiza.
No total, a rede municipal conta com oito Emeis e oito Emefs. São Escolas de Educação Infantil: Dona Dodó, no Bairro São Francisco; Tesouro das Acácias, Bairro Jardim das Acácias; Mundo Mágico, Bairro Castelo Branco; São José, Bairro Oriental; Pequeno Príncipe, Bairro Ullmann; São Mateus, Bairro Promorar; Professora Anita, Consolata (interior); e Santa Rita, Bairro Santa Rita.
Além destas, na antiga escola São Francisco há extensão da Emei São Mateus, do Bairro Promorar e na Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco há extensão da Emei Tesouro das Acácias.
Já as Escolas de Ensino Fundamental são a Germano Dockhorn, no Bairro Glória; São Pedro, Bairro São Pedro; Francisco Sales Guimarães, Bairro Planalto; Bem Viver Caúna, Caúna (interior); Martinho Lutero, em Entrada da Barrinha (interior); São Caetano, em São Caetano (interior); Frederico Lenz, Manchinha (interior); e Escola Municipal Cívico Militar Caminhos Inovadores (antigo Ciep), no Bairro São Francisco.
Escolas seguem os protocolos na volta às aulas, sem exigência de comprovante de vacinação
As escolas de todas as redes de ensino do município seguem os protocolos de Covid na volta às aulas, uma vez que a pandemia persiste desde o ano letivo de 2020.
Dentre os protocolos que permanecem estão o uso da máscara, a higienização das mãos, o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, ambientes ventilados, distanciamento social e evitar aglomerações. Já a aferição de temperatura não é mais exigida.
Além destes, quem estiver com sintomas gripais segue o isolamento de 5 ou 7 dias, conforme orientações dos órgãos de saúde. O mesmo ocorre com quem testar positivo para Covid, que deve permanecer em isolamento no mínimo sete dias, conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde RS.
O início do ano letivo na Setrem ocorreu na segunda-feira pela Escola Infantil. No dia 17, começam os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e, no dia 21, os do Técnico e da Faculdade. Segundo a direção da escola, não será exigido comprovante de vacina contra Covid-19, pois não há nenhum decreto municipal ou estadual que tenha previsto esta exigência até o momento, porém todos os protocolos, como o uso de máscara (obrigatório para crianças acima de 3 anos (Portaria SES/Seduc/RS n° 04/2021), continuam valendo.
No Colégio Dom Hermeto, as aulas retornam em todos os níveis na próxima segunda, dia 14. O diretor Gildor Scherer explica que no momento inicial não será exigido o comprovante de vacina, porque não há recomendação para tal. “No mais, teremos os cuidados que já estávamos tendo, de evitar ao máximo o acesso e circulação dos pais na escola; e recebendo as crianças no portão da escola, com higienização”.
Gildor avalia que o risco existe. “Mas também somos sempre a favor de que os alunos precisam estar dentro da escola, porque entendemos que é um dos locais mais seguros. Na escola usamos usa todo o monitoramento e a atenção possíveis, e conseguimos trabalhar com um grau de segurança relativamente alto”, ressalta o diretor.
Protocolos que já vêm sendo adotados desde 2020 continuam valendo nas escolas, como o uso de máscara, higienização das mãos, dentro outros. Educação Infantil da Setrem retornou às atividades na segunda, dia 7 - Foto Setrem/Divulgação
Comentários (0)