Certhil está em 15º lugar entre 104 distribuidoras de energia e em 7º entre as permissionárias do RS

Dados fazem parte de pesquisa da Aneel, relativos ao ano de 2021. Na avaliação da diretoria, o próprio associado tem se tornado um grande aliado no crescimento da cooperativa

Certhil está em 15º lugar entre 104 distribuidoras de energia e em 7º entre as permissionárias do RS
Certhil investe constantemente na melhoria das redes de distribuição de energia

A pesquisa do Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC) 2021 revelou que a cooperativa Certhil de Três de Maio está em 15º lugar entre as 104 distribuidoras de todo o país e em 7º lugar das permissionárias do Rio Grande do Sul. O levantamento – realizado entre 6 de agosto e 6 de novembro de 2021 –, com o resultado divulgado somente neste ano, teve foco nos consumidores dos municípios de Horizontina, Três de Maio, Independência, Tuparendi e Novo Machado, conforme indicação da própria agência reguladora.

O Índice teve início em 2014 e desde então, ocorre anualmente, com todas as concessionárias e permissionárias de energia elétrica do Brasil. Ele reflete a opinião dos consumidores tendo como foco principal impulsionar a melhoria da qualidade dos serviços prestados. 

 

Fatores avaliados

De acordo com o presidente da Certhil, Celso Benedetti, o resultado é atribuído a vários fatores, contudo, um dos principais é a construção de 20 km de rede de transmissão, ligada na subestação 69 kV, localizada na comunidade Nossa Senhora do Carmo, em Três de Maio. “Isto possibilitou a troca e manutenção de equipamentos na rede de distribuição e com a instalação de redes de alimentadores, conectados as rebaixadoras, que recebem a energia a ser distribuída pela cooperativa”, afirma. 

Benedetti também cita outros fatores, como a eficácia das equipes de atendimento na resolução de problemas de causas naturais ou programadas. “Os indicadores de tempo foram diminuídos, ocasionando o reestabelecimento da energia de forma mais rápida ao consumidor atingido – tanto por tarefas programadas (de obras, onde os associados são comunicados antecipadamente) quanto às  intempéries (chuvas e quedas de árvores, por exemplo), que fogem do controle da cooperativa”, compara, lembrando que, nestes casos, entre o contato da informação do consumidor e a resolução do problema, reduziu-se o tempo em que o consumidor fica desatendido, prejudicando o mínimo possível o fornecimento de energia.

 

Para o presidente  da Certhil, Celso Benedetti, os resultados positivos são graças a união do associado com a cooperativa

União entre associado e cooperativa

Para o presidente, o atendimento de maior qualidade é resultado dos investimentos feitos em cursos e treinamentos de qualificação aos colaboradores, em que foram discutidas as melhores práticas de trabalho, com o objetivo de prestar cada vez mais um atendimento de maior qualidade aos consumidores.

Segundo Benedetti, outro diferencial da Certhil em comparação às outras concessionárias da região é o valor cobrado pela energia. “Atualmente, o nosso custo é 14,3% mais barato em relação ao valor das demais concessionárias, nas classes de consumo rural e residencial”.

Na avaliação dele, o próprio associado tem se tornado um grande aliado no crescimento da cooperativa. “Percebe-se que ele está cada vez mais próximo, contribuindo principalmente no apontamento de detalhes que possam prejudicar o nosso serviço de distribuição. Eles têm atuado como informantes em questões que se referem desde galhos na rede, ninhos de aves e cabos e aparelhos com necessidade de manutenção”, destaca. 

O presidente agradece todos os consumidores e associados da Certhil, bem como os colaboradores da cooperativa, pela contribuição dada. “Esse e tantos outros resultados positivos que estamos conquistando são graças a união do associado com a cooperativa”, conclui Benedetti.