Apreensão de drogas no primeiro semestre já ultrapassa todo ano de 2023

Maconha apreendida em 2024 é 15 vezes maior ao volume de todo ano passado

Apreensão de drogas no  primeiro semestre já  ultrapassa todo ano de 2023
Em abril foram apreendidos cerca 80 kg de maconha em Três de Maio

O total de maconha apreendida pela Brigada Militar em Três de Maio em 2024 é 15 vezes superior ao total apreendido em todo o ano de 2023. Os dados foram repassados pela BM local à reportagem do Semanal que, além das informações sobre apreensões de maconha, encaminhou os dados referente aos entorpecentes crack, cocaína e ecstasy.

No ano de 2023 foram apreendidos 5,452 kg de maconha no município. Já de janeiro a junho deste ano, o total apreendido é de 83,930 kg da droga. A maior parte foi apreendida em 19 de abril. Naquela oportunidade foi realizada uma ação conjunta entre Brigada Militar e Polícia Civil, que também resultou na prisão de dois homens pelo crime de tráfico de drogas. Aproximadamente 80 kg de maconha foram apreendidas, além da apreensão de um veículo e de duas motocicletas.

Com relação ao crack também houve um aumento considerável de apreensão. Em apenas seis meses, já são 7 kg apreendidos, contra 199 gramas em 2023.

O grande volume apreendido neste ano é resultante da Operação Agro-Hórus. A operação ocorreu no dia 21 de junho, que contou com policiais militares e civis, apreendendo sete tijolos de crack pesando aproximadamente 7kg. Uma mulher foi presa por tráfico de drogas.

Quanto ao ecstasy, o primeiro semestre já iguala o total do ano passado, com três comprimidos apreendidos. Apenas as apreensões de cocaína tiveram queda. Até agora foram 270 gramas, contra 2,158 kg em todo o ano de 2023.

Boa Vista do Buricá também apresenta aumento em apreensões. São 3,818 kg de maconha apreendidas no primeiro semestre de 2024, sendo que em 2023 apenas 37 gramas haviam sido apreendidas, segundo a BM. Cocaína registra o volume de 403 gramas neste ano, contra apenas 4 gramas no ano anterior.

Já em Independência ocorre menor volume de apreensões de drogas em 2024. Apenas 10 gramas de maconha até o momento.

Nos municípios de São José do Inhacorá e Nova Candelária, não ocorreram apreensões em nenhum dos anos.

 

 

Ações de combate ao tráfico têm sido intensificadas pelas polícias locais 

O tenente da Brigada Militar Celito Eduardo Albuquerque explica que as apreensões são resultado do trabalho dos agentes de segurança pública. “Há, por meio das forças de segurança do município, principalmente a Brigada Militar, um esforço para o combate ao tráfico de drogas. Podemos dizer que estamos cada vez mais intensificando as nossas ações no sentido de fazer frente a tal crime”, ressalta.

Albuquerque salienta que existe um trabalho em conjunto com a Polícia Civil para combater o crime de tráfico e que vem dando resultados altamente positivos. “O consumo de drogas tem aumentado, não só em nossa região, mas como um todo no país. O trabalho em cooperação com a polícia civil nos permite um combate mais qualificado e, claro, um resultado mais significativo contra o tráfico de entorpecentes”, acrescenta.

Para o tenente, não há dúvidas que o tráfico de drogas está diretamente ligado a outros crimes, entre eles a prostituição e os crimes violentos, como homicídio. “Além disso, a busca por drogas pode levar a crimes contra o patrimônio. Assim essas apreensões, no meu ponto de vista, contribuem como um todo para a diminuição da criminalidade”, finaliza o tenente.