Cooper Dom Hermeto completa 9 anos de atividade em Três de Maio
Cooperativa está empenhada em melhor atender os estudantes, proporcionando um ambiente agradável ao ensino e com uma proposta embasada na formação de conhecimento

Amanhã, dia 4, a Cooper Dom Hermeto comemora nove anos como cooperativa. São anos de consolidação de uma proposta de ensino e gestão, que permitiu que a escola atinja um patamar de ensino elevado na comunidade três-maiense e regional. Atualmente, a cooperativa conta com 56 sócios, 9 funcionários – que atuam na recepção, limpeza e infraestrutura – e se aproxima da marca de 600 estudantes matriculados, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
O diretor da Cooper Dom Hermeto, Gildor Spengler Scherer, que está há nove anos na função, recorda que, em um primeiro momento, era necessário resgatar a credibilidade para a escola. “O Dom Hermeto vinha há cerca de duas décadas sempre com dificuldades financeiras. Nos finais de ano haviam dúvidas sobre a continuidade da escola. O maior desafio de toda a equipe que assumiu na época foi o de resgatar a credibilidade junto à comunidade. Grande parte das famílias três-maienses passou pelo Dom Hermeto. Seja um filho, familiar ou algum parente já estudou no Dom Hermeto. A comunidade gosta do colégio, mas faltava aquela credibilidade: como eu posso apostar na educação de meu filho em uma escola que havia falido? Então este resgate foi o maior desafio que encontramos nessa caminhada de nove anos”, declara o diretor.
Investimentos na estrutura são constantes
Gildor comenta que desde o começo da cooperativa a equipe buscou trabalhar com a verdade. “Pegamos uma escola bastante debilitada estruturalmente, desde calçadas, salas de aula, infraestrutura interna, tudo estava muito carente. Começamos a fazer investimentos pontuais de retorno imediato ao aluno. Todas as salas foram equipadas com Datashow, estruturamos o laboratório de informática, adquirimos classes e cadeiras novas, pintura, climatização de todas as salas, o que realmente proporciona ao aluno o sentimento de acolhimento dentro do ambiente escolar”, diz.
Conforme o diretor, a formação da equipe pedagógica foi uma frente importante para a qualificação dos professores, com formação permanente. “A estruturação do currículo se faz de forma mais atualizada com livros didáticos e paradidáticos, de acordo com a nova BNCC e plataforma digital, garantindo qualificação nas aulas e retorno sólido da aprendizagem. Com incentivo ao protagonismo dos alunos, resgatamos uma aprendizagem com atuação participativa e ativa na caminhada escolar”, revela.
Para ele, o envolvimento das famílias é um estímulo a mais para concretização do processo educativo, como biblioteca, laboratórios e espaços de multiuso que dão o aporte necessário para efetivação da proposta apresentada. “Resgatamos a credibilidade, sempre jogando muito limpo com todos os pais. Hoje podemos ofertar isso, amanhã isso, daqui a um ano isso”, complementa.
Quanto aos investimentos estruturais vão desde reforma das calçadas e do auditório, a construção de uma quadra coberta e instalação de energia fotovoltaica. “Tudo dentro de um projeto em que é possível dar um retorno aos pais, em questões pedagógicas e estruturais à escola, onde as crianças e adolescentes frequentam um ambiente seguro, agradável e equipado para poder estudar”, explica o diretor.
Gildor Spengler Scherer está à frente da direção da Cooper Dom Hermeto há 9 anos
Colégio dobrou o número de estudantes matriculados
Em sua fundação como cooperativa, o Colégio Dom Hermeto estava com 248 alunos e hoje está se aproximando dos 600 alunos matriculados. “Esse é um resultado do fator pedagógico. O Dom Hermeto é um colégio que realmente produz conhecimento. Exige de seus educandos o estudo, a formação continuada. Os professores estão comprometidos com essa proposta. Todos os professores que trabalham são sócios da Cooper Dom Hermeto, ou seja, são donos do próprio negócio. São os sócios dando um retorno educacional que resulta em retorno aos pais e estudantes”, explica o diretor.
Escola oferece oficinas no contraturno
Nos últimos anos, segundo Gildor, o foco dos investimentos estruturais esteve em equipar as salas de aula, desde classes e cadeiras novas, a computadores para o professor e datashow em todas as salas. “No ano passado construímos uma cobertura da quadra anexa ao ginásio para a prática de Educação Física e o projeto fotovoltaico, que permite hoje sermos autônomos na produção de energia elétrica. Em 2023, melhoramos a climatização das salas de aula. Elas já são climatizadas, mas estamos trocando os climatizadores que permitem mais qualidade do ar e conforto aos ambientes”, detalha Gildor.
O diretor projeta, para os próximos anos, a pintura da escola, reforma das quadras e permanente qualificação das salas de aula e setores com a biblioteca e laboratórios. “Atualmente, temos uma grade com o Ensino Fundamental de 28 horas semanais e o Ensino Médio com 35 horas por semana. Para cada nível de ensino, a partir dos quatro anos de idade, ofertamos, pelo menos, de seis a dez oficinas extracurriculares gratuitas. São oficinas de flauta, violão, teclado, teatro, caçador, voleibol, futsal, reforço escolar, cooperativa escolar, entre outras. As oficinas ocorrem no contraturno, para que, quando o pai e a mãe estiverem trabalhando, saibam que o filho está na escola estudando e frequentando uma grade extracurricular, o que agrega para o conhecimento dele. Para 2024, pretendemos aumentar a oferta de oficinas extracurriculares”, adianta o diretor.
Ações são discutidas entre os sócios da cooperativa
Gildor explica que a gestão econômica é compartilhada com todos os sócios. “Nos reunimos a cada dois meses com os conselhos e, a cada quatro meses, com todos os cooperados, e discutimos todas as ações que vão ser tomadas dentro da cooperativa, seja investimentos, pagamentos, retornos, adimplências, inadimplências, etc. Atualmente contamos com 56 sócios. Cada um que trabalha aqui não é funcionário, mas está trabalhado para o seu negócio. Assim, com clareza nos números, o sócio se sente mais motivado dentro de seu ambiente de atuação. Com a gestão cooperativista partilhada e transparente com os cooperados, quando fizermos um investimento, não é uma ação tomada de ‘cima para baixo’, é algo discutido entre várias pessoas, visando o melhor rumo para a escola caminhar”, frisa.
Passado o período de pandemia, o diretor vê que as lacunas estão praticamente sanadas. “Hoje podemos mensurar que 2023 foi um ano de normalidade. As lacunas de 2020, 2021 e 2022 foram, tecnicamente, sanadas a partir de aulas de reforço e atendimentos individualizados. Eu vejo que, para 2024, será um ano para consolidar as propostas pedagógicas e a pandemia vai ser coisa do passado”, avalia.
Proposta está consolidada dentro da Cooper Dom Hermeto
O diretor acredita que a proposta está consolidada dentro da Cooper Dom Hermeto. “Nós só temos a agradecer a comunidade três-maiense, que teve paciência e acreditou que estávamos trazendo uma proposta diferente para Três de Maio. Passados esses nove anos, podemos dizer que consolidamos a proposta. A comunidade entendeu e hoje estamos colhendo os frutos. É um trabalho diário dentro da educação em trazer novidades, inovar em tecnologia, mas, principalmente, trabalhar lado o humano, o olho no olho. Mostrar que há uma proposta embasada em princípios cooperativistas, humano cristão e voltada à família”, diz.
O aluno que estuda no Dom Hermeto precisa sair com uma base muito boa da Educação Básica. “Isso nós podemos dizer, com certeza, que, na nossa região, o Colégio Dom Hermeto é a escola que melhor prepara os seus alunos. A nossa equipe de trabalho é sólida e de pouca rotatividade. A grande maioria dos professores tem cinco, oito, dez anos de Dom Hermeto, o que consolida e fortifica o processo. Dessa forma os pais já conhecem o professor do seu filho, já sabem a caminhada que ele faz. Com os nossos encontros semanais e quinzenais, conseguimos ter um planejamento conjunto, ou seja, todos andam na mesma direção, o que muitas vezes não ocorre em outras escolas em que a rotatividade é muito grande e que não conseguem fidelizar a sua proposta de trabalho”, conclui Gildor.
Minha jornada com o Dom Hermeto iniciou há 14 anos. Lembro como se fosse ontem. Eu chegando na sala de aula, conhecendo a turminha e a profe Édina. Desde então fiz vários amigos, tive aulas com professores incríveis e também fui superando os desafios de cada série.
No ano de 2014 presenciei uma das maiores angústias em relação à escola. No dia 29 de setembro, os alunos haviam sido informados que a escola fecharia as suas portas. O desespero foi grande. Não sabíamos como seria a partir de então. Foi com a força e garra de corajosos professores e pais que surgiu, então, a Cooper Dom Hermeto.
Com a notícia de que a escola continuaria em atividade, todos percebemos que a nossa amada escola ainda faria parte de nossas vidas. As melhorias na infraestrutura, na parte didática, a preocupação com os alunos e a constante busca da melhor maneira de ensinar aos alunos são fortes características dessa cooperativa.
E, no ano de 2023, encerro a minha jornada no DH. Ter vivido e aprendido desde o Jardim A até o Terceirão com a família Hermetana é um privilégio para mim. Principalmente pelos professores, vou sentir muitas saudades, pois assim como o Dom Hermeto, sempre estarão guardados em meu coração.
Muito obrigada por fazer parte de quem eu sou!
Eshley Zawatski Domanski - Aluna do 3º ano do Ensino Médio
Eu entrei para trabalhar no colégio em 2010. Naquela época, a Escola era das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Logo passou a ser L’Hermitage e, em 2015, Cooperativa, onde senti muita diferença. Foram mudanças para melhor.
Sei que sempre Deus está na frente de tudo. Ele nos protegeu, pois sentimos muito apoio da Direção e Coordenação em nosso setor. Eu faço parte dos serviços gerais da escola. É muito bom trabalhar aqui.
As crianças são muito queridas e educadas. Eu gosto muito dos meus colegas de trabalho e sei que posso contar quando precisar. Somos todos uma grande família.
A cooperativa veio para ficar, pois nunca devemos perder a fé. Quero dar os parabéns para todos os professores da nossa cooperativa.
Teresa Kresta - funcionária
Nove anos de cooperativa. Quando um grupo forte, corajoso e cheio de incertezas acreditou numa nova forma de fazer EDUCAÇÃO. Tínhamos a certeza que toda aquela história não poderia acabar. Hoje, estamos colhendo grandes frutos dessa caminhada. Oferecemos o melhor à comunidade. Com a cooperativa, pensamos e decidimos juntos, assim construímos nossa história.
Sinto-me realizada, não só pelos 9 anos, mas pelos 33 anos, com muito orgulho, professora no DH. Penso, que assim como eu, as famílias que acreditaram e acreditam no nosso trabalho também pensam dessa forma, pois no nosso dia a dia recebemos esse retorno.
DH, minha segunda casa, lugar que tenho prazer de vir trabalhar, construir e dividir histórias com colegas, alunos e amigos. “Juntos somos mais”.
Adriana Marasquim Rodenbusch - Professora e sócia da Cooperdomhermeto
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