Com mais de 6,3 mil estudantes matriculados, inicia mais um ano letivo em Três de Maio
Rede Municipal de Ensino tem o maior número de alunos matriculados. São 2.373 entre educação infantil e ensino fundamental

O mês de fevereiro é marcado pelo retorno das aulas no Estado. Em Três de Maio não é diferente. São mais de 6,3 mil estudantes matriculados em todos os níveis de ensino distribuídos na rede privada e pública.
Com 2,3 mil estudantes matriculados, a Rede Municipal de Ensino atende o maior número de alunos. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, as aulas iniciaram no último dia 14. O maior número de alunos está concentrado no ensino fundamental com 1.324 matrículas.
Na Setrem são 1.350 estudantes matriculados desde a educação infantil ao ensino superior, o ano letivo iniciou de forma gradual desde o dia 14.
Para os 587 estudantes do Colégio Dom Hermeto, as aulas iniciaram no dia 19, assim como para os 1,2 mil estudantes matriculados nas escolas estaduais.
Já a Unopar, que oferece ensino a distância, iniciou as atividades no dia 5 de fevereiro e conta com 697 estudantes matriculados.
O Polo Universitário Federal de Três de Maio tem 150 acadêmicos, que são matriculados em cursos da UFSM, UFRGS, Unipampa e IFSul. Conforme o polo, o início das atividades acadêmicas varia de cada curso, modalidade e universidade, tendo inclusive casos em que as atividades seguiram normalmente durante as férias. São 11 cursos oferecidos, desde licenciatura, bacharelado, pós-graduação, cursos de curta duração e técnico.
Colégio Dom Hermeto inicia ano letivo com mais de 580 estudantes
Na última segunda-feira, dia 19, 587 estudantes iniciaram o ano letivo no Colégio Dom Hermeto. Destes, 70 são do Ensino Médio, 349 no Fundamental e 168 na Educação Infantil. Um aumento superior a 5% em relação ao ano anterior.
Para receber bem os alunos, a cooperativa escolar realizou melhorias na estrutura física da escola. De acordo com o diretor da escola,Gildo Spengler, foi investido em mobiliário, com aquisição de cadeiras para as salas do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, a parte elétrica da escola foi reformulada visando a segurança, e na climatização das salas de aula. “Também foi concluída a reforma geral no ginásio de esportes, a reforma da quadra externa, e a troca das duas fachadas da escola para deixar um design mais moderno e aconchegante”,informou Gildor.
Na semana passada, a equipe de profissionais que atua na escola participou de uma Formação Pedagógica para receber os estudantes. “Nós acreditamos muito no trabalho dos nossos profissionais, pois são eles que fazem a diferença. Não adianta termos uma estrutura física maravilhosa se o elo mais importante do processo, que está dentro da sala de aula, que é quem está tendo a relação direta com o aluno, não estar preparado para o processo pedagógico. Por isso a Formação Pedagógica visa qualificar a equipe em nosso educandário”, destaca Spengler.
Aos pais, o diretor lembra que eles precisam ficar atentos a algumas características que podem ser determinantes para o ensino dos filhos e que irá influenciar o processo educativo. “O importante para os pais, quando forem procurar uma escola para os seus filhos, que pensem no projeto de vida para eles. Cada escola possui uma linha de trabalho. Escola não é como comprar algo no mercado para desfrutar no fim de semana. Escola é um projeto de vida que você irá proporcionar para o seu filho visando o futuro. Como nós falamos aqui, ‘nossas escolhas, nosso futuro’. Não se pode fazer leilão de aluno. É o projeto que a escola está desenvolvendo e que irá refletir no futuro do seu filho”, conclui Gildor.
Para receber os alunos, Dom Hermeto realizou melhorias na infraestrutura do colégio
Volta às aulas com experiências inovadoras na Setrem
Para o diretor-geral, Sandro Ergang, o ano letivo inicia com toda a energia e planejamento necessários para conexões e experiências transformadoras em cada um dos níveis de ensino e, também, no todo, enquanto instituição. “Acredito firmemente que nossas ações diárias na Setrem reverberam por séculos. Através de experiências educacionais transformadoras e conexões profundas e memoráveis, estamos não apenas aprendendo, mas também moldando o futuro. Guiados pelo poder e pela paixão pela educação, juntos, ocupamos um lugar único na Setrem. Aqui, cada um de nós tem a oportunidade de fazer a diferença, de deixar uma marca duradoura que ecoará por gerações, inspirando um mundo melhor”, compartilha Ergang
O início das aulas para os 1.350 estudantes matriculados foi escalonado e ocorreu entre os dias 14 e 20 de fevereiro.
Para os cerca de 600 estudantes matriculados na Escola Infantil e da Escola Setrem - Ensino Fundamental e Médio - a instituição preparou um primeiro dia repleto de atividades lúdicas, enfatizando a diversão e o protagonismo da criança, além de promover a integração entre os estudantes.
Foram oferecidos espaços de fotos, momentos de brincadeira, integração e muito diálogo, iniciando com a energia de um ano cheio de experimentares por meio da educação. “Em todos os níveis de ensino, buscamos iniciar as aulas de modo memorável, no sentido de proporcionar aos nossos estudantes, acadêmicos, professores e comunidade escolar momentos significativos, com experiências e conexões que façam a diferença no seu dia, ecoando na sua caminhada”, disse o diretor-geral.
No Ensino Técnico e na Faculdade, com cerca de 200 e 550 matriculados, respectivamente, o início das aulas foi marcado por uma atmosfera de exploração e novas experiências em um contexto escolar/acadêmico e transformador. Cabine fotográfica, música ao vivo e um tour personalizado foram algumas das atividades oferecidas para acolher os novos alunos.
Os professores e colaboradores iniciaram o ano com o Programa Permanente de Qualificação Docente (PPQD), destacando o compromisso da Setrem com a excelência acadêmica e o desenvolvimento profissional.
Conforme a direção, a instituição continua com matrículas continuam abertas, assim como as inscrições para o Vestibular Agendado.
O início das aulas para os 1.350 estudantes matriculados foi escolonado e ocorreu entre os dias 14 e 20 de fevereiro
Rede Municipal tem como objetivo alfabetizar 100% dos alunos no primeiro ano do fundamental
A rede municipal de ensino de Três de Maio iniciou o ano letivo de 2024 com o objetivo de alfabetizar todos os alunos no 1° ano do Ensino Fundamental. A afirmação é da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Vera Kühler, ao Semanal. “No Alfabetiza Mais Três de Maio, temos o objetivo de alfabetizar todos os alunos no 1° ano do Ensino Fundamental. Iniciamos em 2021 com o programa e neste ano queremos atingir a meta de 100% dos alunos alfabetizados no 1° ano” disse a secretária.
No momento, a rede pública do município conta com 2.373 estudantes matriculados distribuídos em oito escolas de Educação Infantil e oito escolas de Ensino Fundamental. Duas dessas escolas são em tempo integral, conforme previsto em lei (n° 14.640 de 31 de julho de 2023). “Já atingimos o percentual de alunos matriculados em tempo integral”, explicou a secretária.
Segundo Vera, no calendário do Ensino Fundamental há previsto três sábados letivos. “Isso ocorre por conta das paradas para Conselho de Classe e Entrega de Resultados (boletim/parecer) às famílias”.
Neste ano, além do programa Alfabetiza Mais Três de Maio, a SMECE dará continuidade nas atividades do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem o objetivo de continuar desenvolvendo a Educação Empreendedora em todas as escolas de Ensino Fundamental. Além disso, será trabalhado o ensino de Educação Fiscal como tema transversal em todas as disciplinas, oferecendo uma oportunidade aos alunos de praticarem atitudes cidadãs.
O programa de Letramento em Programação (LetProg) seguirá sendo realizado com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional entre os estudantes do 4º e 5º ano. Já o Projeto de Leitura nas escolas tem como meta despertar o prazer da leitura e estimular o conhecimento cognitivo e criativo do aluno.
Estudantes matriculados na Rede Municipal Ensino Fundamental 1.324 |
Com 2.3 mil estudantes matriculados, a rede municipal de Ensino de Três de Maio, tem o maior número de alunos matriculados
Rede estadual volta com mais mais de 1,2 mil estudantes. Escola Castelo Branco passa a oferecer neste ano Ensino Médio em tempo integral
A Secretaria Estadual de Educação - Seduc iniciou o ano letivo para o dia 19 de fevereiro nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
Em Três de Maio, são 1.216 estudantes matriculados, conforme a 17ª Coordenadoria Regional de Educação.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco, que atende alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Anos Finais, e Ensino Médio, são 515 estudantes.
De acordo com a diretora do educandário, diretora Rejane Beatriz Petry, nos últimos anos vêm mantendo um número semelhante de matrículas. Num comparativo do ano de 2014 até hoje, ou seja, uma década depois, a redução foi de apenas 27 alunos, menos de 5%. Esse fator também se dá por hoje em dia as famílias possuírem um número menor de filhos.
Atualmente a escola conta com cinco turmas dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), dez turmas dos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e oito turmas do Ensino Médio (diurno e noturno).
O diferencial deste ano na escola é que houve o início do EMGTI – Ensino Médio Gaúcho em Tempo Integral, que visa a permanência do educando na escola garantindo uma educação integral com mais qualidade.
Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco tem 515 estudantes matriculados para o ano de 2024
Comentários (0)