Ano XVIII - EDIÇÃO 921
J. Semanal
Capa
J.Morais
Economia
Do Leitor
Notas
Click Social
Opinião
Click do Leitor
Plantão Policial
Classificados
Esportes
Evidência
Equipe
Serviços
Busca
Tempo
Bancos
Tradutor
Gov. Estadual
Receita Federal
Busca por CEP
Dicionário
Diversos
Chat Terra
Mensagens Virtuais
Horóscopo Diário
Infantil
Downloads
Empresa
Expediente
Histórico
Ed. Anteriores
Fale Conosco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOÃO SENO BACH

Publicidade

Á GUISA DE COMENTÁRIO - EDUCAÇÃO + IGNORÂNCIA = POBREZA - Ótima sacada. Excepcional equação. A ignorância é a pior mazela nacional e pessoal. Sem Educação, o País não vai a lugar nenhum e as pessoas chafurdam na pobreza, quando não na miséria. . Temos o mais clássico exemplo nos países do Primeiro Mundo e de nações emergentes. Lá a Educação é privilegiada e está em primeiro lugar. No Brasil, de cada 10 crianças que ingressam na escola, se consegue meio acadêmico. Arrota-se muito. Fala-se muito nas campanhas eleitorais na prioridade da Educação, mas as propostas não saem do papel. Ou saem do papel apenas em parte. E o resultado está aí: a ignorância, via de regra, gera pobreza. O Brasil com péssimo nível educacional, a despeito de sua riqueza natural, é um País com 50 milhões de pobres.

ECONOMIA AGONIZANTE - “Os municípios gaúchos que estão com sua economia agonizante são exatamente os que tem quase nenhuma infra-estrutura e uma agricultura familiar. Talvez os defensores dessa prática de economia primária não se tenham dado conta de que a agricultura familiar brasileira já teve o seu momento, nos séculos 19 e 20, quando o Rio Grande do Sul recebeu grandes levas de imigrantes europeus” A colocação é do colunista Rogério Mendelski, jornal O Sul, edição do dia 16 de setembro. Analisando a colocação de Mendelski deduzimos facilmente por que a nossa região é uma das mais penalizadas pela economia.

DESCONTENTE - Qual o quê! O eleitor se diz descontente com os políticos, sobretudo, com os corruptos, com os mensaleiros, com os que fazem e fizeram patifaria. Mas as pesquisas indicam que 70% deles serão reeleitos. Então, deduz-se que o descontentamento é de brincadeirinha. É que 70% dos eleitores são coniventes com os maus políticos. Confiram nas urnas.

CRIATÓRIO - O nosso povo é extremamente pacato e acomodado. Está tudo bem. Tudo serve do jeito que está. Bastou levantar-se a grita quanto às péssimas condições dos nossos passeios e da nossa ridícula arborização urbana e começaram a ser tomadas algumas providências. Pode ser que tudo fique só na conversa. Mas o alerta foi dado. Agora, algumas vozes bissextas reclamam de uma flagrante irregularidade: criação de galinhas, cavalos, vacas e até suínos em pleno perímetro urbano de Três de Maio. Onde os vereadores, para fiscalizar? Onde os agentes da sanidade?

OLHOS NA REGIÃO - Os votantes precisam voltar os olhos para nossa região, no domingo nas urnas. A aposta deve ser em candidatos da região e/ou identificados com os problemas da nossa região. É hora de esquecer os pára-quedistas, os oportunistas que vêm para a região só de quatro em quatro anos, caindo aqui de pára-quedas com o mapa debaixo do braço, porque não sabem onde fica Três de Maio e adjacências. Infelizmente, carecemos de força política, de lideranças políticas nos parlamentos. Nos últimos tempos, não conquistamos nada de vulto, como outros municípios a logo largo. Vale lembrar Sarandi, Palmeira das Missões, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, para ficar nisso. E somos cada vez mais pobres, mais descapitalizados. Apenas para lembrar, a Metade Norte, já era, há bastante tempo, a parte mais pobre do Estado. Depois das recentes catástrofes climáticas, então, somos disparados o que há de pior, economicamente falando, no Rio Grande do Sul. Com um voto bem dado, talvez, isso possa ser corrigido no futuro.

PINDAÍBA - O choro dos prefeitos é grande. A pindaíba é maiúscula “Do jeito que está não pode mais continuar. Vamos quebrar”, disse um prefeito. As prefeituras, não todas, estão vivendo no sufoco por culpa de uma quase irresistível crise financeira. Na Zona da Produção, envolvendo 45 municípios, em assembléia da Associação dos Municípios, foram adotadas medidas drásticas, para diminuir as despesas, como turno único, cancelamento de obras, suspensão de pagamento a fornecedores.. Na região da Grande Santa Rosa, a situação, com honrosas exceções, não é muito diferente. Para onde vamos?

ORIGEM. QUAL A ORIGEM? “Dificilmente a Polícia Federal vai conseguir identificar a origem de todo dinheiro – sobretudo, os dólares, é claro - que teria sido usado para comprar o dossiê contra candidatos tucanos, antes das eleições” Colunista Adão Oliveira, 26 de setembro, no JC. A história se repete, como no caso dos dólares das cuecas e dos dólares que teriam vindo de Cuba, para pagamento de Duda Mendonça. Se a origem do dinheiro não fosse espúria, era só revelar. Talvez, por isso, o candidato-presidente tenha chamado de “aloprados” os que tentaram negociar o tal de dossiê.

ÚLTIMAS - “O presidente Lula vai se empenhar como nunca, para desvincular sua imagem do PT, reafirmando que, embora traído, justamente por companheiros mais próximos, tem as mãos limpas”. Não é debalde que se comparou com Jesus Cristo. “Situação de Berzoini se complica no PT. Queimou o filme e caminha celeremente para o paredão”. O presidente do Diretório Nacional do PT segue o mesmo caminho de Antônio Palocci, José Dirceu, Luiz Gushiken, Delúbio Soares, João Paulo Cunha e outros.. Fiéis mesmo ao candidato-presidente só eles: Tarso Genro, Dilma Roussef e Marco Aurélio Garcia.

Jornal Semanal | Todos os direitos reservados - 2006®
www.jsemanal.com.br | jsemanal@abinet.com.br

design
vaghetti - Atualizado pela Diagramação Jornal Semanal
:: Capa :: :: Capa :: :: Capa ::