Ano XX - EDIÇÃO 1099

J. Semanal
Capa
J.Morais
Economia
Do Leitor
Notas
Click Social
Opinião
Registro Jurídico
Plantão Policial
Classificados
Esportes
TGIF
Equipe
Serviços
Busca
Tempo
Bancos
Tradutor
Gov. Estadual
Receita Federal
Busca por CEP
Dicionário
Diversos
Chat Terra
Mensagens Virtuais
Horóscopo Diário
Infantil
Downloads
Empresa
Expediente
Histórico
Ed. Anteriores
Fale Conosco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DO LEITOR

Publicidade

A Educação, a Pedagogia e o Professor construindo uma história

Desde os primórdios da história, o homem está estreitamente ligado à educação, seja ela formal ou informal. Pois como a educação, o homem é social, estando em constante mediação com o meio em que vive. Da mesma forma, a educação vem sendo construída com o intuito de produzir, ampliar e sistematizar os conhecimentos adquiridos no meio em que vivemos. Neste sentido posso afirmar que a educação transforma o sujeito, através das experiências coletivas, da mediação e da intervenção.
Ainda que não se trate de tarefa fácil, formar um educador que tenha a educação como um projeto de vida requer intencionalidade e determinação. Portanto, se faz necessário discutir os caminhos da formação e docência dos professores, para que possamos refletir sobre as perspectivas e possibilidades relacionadas a esta formação de professores, para que estes possam atuar como mediadores competentes de conhecimento em um mundo altamente complexo.
[...] As práticas educativas historicamente precedem à reflexão sobre elas, sendo que as intencionalidades humanas de início só se revelam aos sujeitos depois de objetivadas nas respectivas práticas. Só após existirem como objetivações separadas de seus sujeitos, podem elas ser por eles percebidas e retomadas como suas para projetá-las e direcioná-las (MARQUES, 1996, p. 53).
Como afirma Marques (1996), a pedagogia pode ser vista hoje como ciência autônoma da educação, com suas peculiaridades referentes à aprendizagem, ao conhecimento social e ao fazer pedagógico. Está alicerçada em uma prática reflexiva inserida no contexto educacional, tendo o processo pedagógico como forma de analisar e refletir sobre as práticas educativas e as teorias a elas aliadas, resultando em uma recíproca construção de saberes historicamente sistematizados.
Ao longo da história e da construção do processo educacional como um todo, há um personagem que sempre esteve presente de alguma forma, sendo ela explicita ou não, o professor, considerado por muito tempo o detentor de todo o saber. No entanto, com as constantes mudanças no cenário educacional, ele é hoje considerado um mediador, um facilitador da aprendizagem, mas para que possa interagir e construir um espaço de aprendizagem mútua é preciso uma série de conhecimentos e saberes, necessários à prática docente. Saberes estes construídos ao longo de uma formação, de experiências e intervenções na realidade.
O profissionalismo está vinculado às práticas docentes de cada professor, considerando ser necessário conhecer e entender a importância das peculiaridades de cada profissional, suas especificidades, seus conhecimentos, para que se possam traçar os diferentes perfis destes profissionais engajados na formação de novos profissionais da educação. Neste sentido cabe entender que é necessário ter algumas linhas condutoras comuns, como ter um grupo de docentes que primam pela mediação do saber, pelo conhecimento e prática crítica e reflexiva no curso superior.
É necessário fazer menção às relações históricas entre a educação e o discurso sobre a educação. Algumas questões relacionadas à formação e docência destes profissionais estão alicerçadas em velhos paradigmas, construídos ao longo da história e que permeiam a atualidade educacional. Entendendo o trabalho docente como uma construção histórica que vem se modificando, sendo aperfeiçoada e lapidada ao longo dos anos, acredito que a formação e docência dos professores estão alicerçadas em teorias e práticas condizentes ao seu discurso. Sendo assim, posso dizer que os professores do Ensino Superior têm um grande compromisso em formar novos profissionais da educação, com um perfil inovador, comprometido, reflexivo, mediador e um constante pesquisador. Neste sentido, se faz necessário criar um espaço de discussão sobre as concepções destes docentes para que se possa refletir e contribuir na fundamentação destes conceitos, fortalecendo o processo educativo do curso de Pedagogia.
Através da docência comprometida com o desenvolvimento integral do acadêmico de Pedagogia é que se formará um novo perfil de profissionais. Que irá atender a um novo legado de educandos que chegam a nossas escolas a cada dia. Cabe a cada futuro profissional em educação desenvolver e ampliar seus saberes constituídos, inicialmente, durante a formação acadêmica. Portanto, a prática deverá estar alicerçada na teoria e nas experiências adquiridas durante este processo intermitente de formação/constituição.
MARQUES, Mario Osório. Pedagogia. A ciência do educador. 2. ed. Ijuí: ed. Unijuí, 1996.

Juliane Andréia Maier
Pedagoga,
especialista em Educação Infantil e Alfabetização

Jornal Semanal | Todos os direitos reservados - 2010®
www.jsemanal.com.br | jsemanal@abinet.com.br

design
vaghetti - Atualizado pela Diagramação Jornal Semanal
:: Capa :: :: Capa :: :: Capa ::