Sábado, 7 de dezembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1586
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Novo golpe na praça: criminosos clonam WhatsApp de anúncios de site de vendas

14/11/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Empresária de Três de Maio foi vítima dos golpistas; ela já tirou o anúncio do site
Criminosos estão agindo com a clonagem de  WhatsApp de vendedores do site da OLX, a partir de números de telefone e e-mails presentes nos anúncios. Uma vez com o número validado no próprio celular, o golpe tenta atingir os contatos da vítima, com pedidos de transferência de dinheiro para "necessidades urgentes".
Em maio deste ano, a Kaspersky, especialista em segurança da informação, já havia emitido alerta sobre golpes semelhantes envolvendo a OLX. Os valores variam, mas, de acordo com a Kaspersky, giram em torno dos R$ 2 mil, uma quantia considerada não grande o suficiente para levantar suspeitas nem pequena demais para que o trabalho dos golpistas não valha a pena. 
Nesta semana, este tipo de golpe atingiu a empresária  Márcia Lasch, de Três de Maio. E, segundo informações, ela não foi a única vítima da tentativa desse golpe na cidade.

'Os golpistas passaram o dia inteiro fazendo chamadas pelo Whats e passando mensagens para os meus contatos', conta empresária
Ao anunciar a venda de um carro no site OLX, ela informou seu número de contato e e-mail. Ao enviar uma mensagem para ela, fingindo ser do site de compra e venda, os golpistas pediram a confirmação de dados e disseram que era necessário enviar um código de confirmação, que chegaria via SMS para concluir o cadastro. O código, na verdade era o PIN (Número de Identificação Pessoal), de autenticação do WhatsApp da vítima. Com isso, eles conseguiram roubar o WhatsApp de Márcia, e, fingindo ser ela, pediram dinheiro emprestado para pessoas da sua lista de contatos.
Márcia contou ao Semanal que seus amigos desconfiaram e entraram em contato com ela, perguntando se ela realmente estava pedindo dinheiro. "O meu 'Whats' sumiu do aparelho. Os golpistas passaram o dia inteiro fazendo chamadas pelo 'Whats' e passando mensagem para meus contatos, mas não conseguiram tirar nenhum real de ninguém", diz, aliviada.
A empresária entrou em contato com a administração do aplicativo, que bloqueou o número para os golpistas, e no outro dia, já conseguiu recuperá-lo no seu celular. Diante da situação, ela dá uma dica importante: "não transfira dinheiro para ninguém sem averiguar qual a real situação. É bom ficar alerta." Márcia registrou a ocorrência na Delegacia de Polícia. 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

01/11/2019   |
25/10/2019   |
25/10/2019   |
18/10/2019   |
11/10/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS