Sexta-feira, 22 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1584
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Autossabotagem: quando você se torna seu pior inimigo

25/10/2019 - Por Karine Reimann
Tweet Compartilhar
A autossabotagem é a tendência que temos de repetir atitudes destrutivas, consciente ou inconscientemente. Este tipo de comportamento ocorre em diversos âmbitos da vida. Relacionamentos, profissão, educação dos filhos, saúde, concretização de sonhos. Ela pode acontecer durante uma fase ou boa parte da vida de um indivíduo. 
Quando você tem um compromisso, sempre se atrasa? Costuma se relacionar com mulheres ou homens que não valem a pena? Quantas dietas você já fez? Você tenta mascarar suas emoções com o uso excessivo de álcool ou comida? Adia tarefas importantes? Após uma conquista, ao lado da alegria, você sente medo, e a sensação de que algo ruim irá acontecer logo em seguida? Estes são alguns exemplos de que você está sendo seu pior inimigo. Inconscientemente você acredita que não merece ser feliz, realizado. 
A origem da autossabotagem pode estar na infância, no ambiente familiar, pois é onde adquirimos referências, construímos a percepção do mundo. Ela pode ser resultado de traumas, da aquisição de traços da personalidade de quem convivemos, de sentimentos de abandono, rejeição ou culpa. 
Essas emoções quando não são reconhecidas, tratadas, podem desencadear obesidade, depressão, cardiopatias, ansiedade, pensamentos suicidas, diabetes, automutilação.
Para reverter este processo agressivo, punitivo, o essencial é se conhecer. Não ter vergonha de encarar suas emoções e enfrentar a realidade. Observar seus padrões comportamentais, em quais situações eles ocorrem e desejar mudar.
Sair da zona de conforto gera medo, é desagradável, difícil, mas ninguém pode fazer por você. Pare de acreditar nos rótulos que se colocou ou que colocaram em você, eles não definem sua identidade. Cuide-se, ame-se, saia deste ciclo destrutivo. Permita-se ser amado, saudável, bem-sucedido. Encare esse desafio fantástico que se chama vida!  
"Se você acha que pode, ou você acha que não pode, você está certo" - Henry Ford



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

27/09/2019   |
16/09/2019   |
06/09/2019   |
30/08/2019   |
23/08/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS