Quinta-feira, 21 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1584
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Três-maiense é o único ACE Director da Oracle no Brasil

11/10/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Aos 28 anos, Matheus Boesing é o único participante do Brasil da 'nata' do programa no mundo. O profissional ainda mantém um dos 15 blogs oficiais da Oracle na América Latina, é instrutor na TargetTrust e professor na pós-graduação em Cloud Computing da Setrem

Natural de Três de Maio, tendo concluído a formação básica e o Curso Técnico em Informática na Setrem, Matheus Boesing, 28 anos, é consultor de banco de dados e foi recentemente nomeado ACE Director pela Oracle, se tornando o único profissional que reside no Brasil e está no nível máximo no programa de reconhecimento de profissionais da multinacional. Existem apenas 99 pessoas em todo mundo com esta titulação. Matheus é também o ACE Director mais jovem do mundo. Ele é fillho de Lorinês Casagrande e Flávio Boesing.

Sobre a Oracle
A Oracle é uma das gigantes no mundo da Informática, líder mundial no segmento de Banco de Dados desde o seu lançamento há 40 anos, no ano de 1979. Entre outros, a Oracle é também proprietária do Java, presente em todos os computadores e celulares e linguagem de desenvolvimento mais utilizada do mundo, usada para desenvolvimento de programas e aplicativos de celular.

O ACE Program
Matheus explica que o ACE Program reúne profissionais que a Oracle considera "embaixadores" da sua tecnologia e funciona em três níveis. "O inicial, chamado de ACE Associate, é para membros ativos da comunidade Oracle, através de publicações e conferências há pelo menos 3 anos. No seguinte, chamado ACE, a exigência é por uma 'reputação internacional' através de palestras e eventos. Finalmente, o ACE Director é destinado a membros líderes e formadores de opinião na comunidade Oracle mundial, reconhecidos e, frequentemente, palestrando em eventos por todo o mundo".
O ACE tem características típicas de um clube, com os participantes entrando e evoluindo dentro grupo por convite e avaliação de profissionais que já estão dentro. Para ser um ACE Director, por exemplo, é preciso ter a indicação de outros três ACE Directors, além de dois engenheiros-chefe da própria da Oracle. As contribuições são sempre avaliadas por um comitê independente para cada nível do programa e o desempenho é revisado semestralmente para manutenção do título.

Agenda de embaixador
De fato, Boesing tem a agenda de um embaixador: só em 2019, ele já palestrou em eventos na Noruega, Bulgária, Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina, mais São Paulo e Porto Alegre no Brasil. Pelas contas do profissional, 50 mil quilômetros, uma volta ao mundo. Neste mês de outubro, a agenda de palestras inclui Itália, Slovênia e Croácia.
Apesar de todo o agito, eventos e palestras, Boesing se define como um profissional técnico. "Eu ainda sou um profissional que trabalha com tecnologia Oracle 16 horas por dia, 100% do tempo de plantão. Minha função é bastante técnica e deve continuar sendo. Esse é justamente o tema das minhas palestras", afirma Boesing, que tem 20 certificações técnicas, 12 delas acreditadas pela Oracle.

Vida profissional
O profissional que é formado em Ciência da Computação pela PUCRS e cursa especialização em Estratégia de Negócio pela Universidade de Virgínia (EUA), ainda encontra tempo para manter um dos 15 blogs oficiais da Oracle na América Latina e ser instrutor Oracle na TargetTrust, uma tradicional empresa de treinamento em Porto Alegre. Matheus é também professor de Banco de Dados na pós-graduação em Cloud Computing da Setrem.
O três-meianse concilia a agenda Oracle com a sua vida profissional trabalhando remotamente para a Pythian, uma consultoria canadense, e a Innive, empresa americana, além da sua própria companhia, a GBTiC, sediada em Três de Maio e comandada em conjunto com os sócios Alexandre Barcelos e Cristiano Goelzer. Através destas, Matheus é consultor em mais de 40 empresas de renome mundial, de diversos nichos de mercado, como instituições financeiras, linhas aéreas, hospitais, indústria automobilística, publicidade, televisão, lojas de departamentos, timeshare e educação.
Matheus é casado com a também três-maiense, Jociéli Maleico.

Três-maiense é o membro mais do mundo na Oracle, uma das gigantes no mundo da Informática



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

14/11/2019   |
08/11/2019   |
08/11/2019   |
08/11/2019   |
01/11/2019   |
01/11/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS