Sexta-feira, 18 de outubro de 2019
Ano XXXI - Edição 1579
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Um dia diferente na vida dos idosos

04/10/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
A vez dos idosos nos Poderes Executivo e Legislativo
Iniciativa pioneira foi realizada na quarta, dia 2, reunindo idosos que pertencem a Grupos de Idosos - que participam de projetos e ações - vinculados à Secretaria de Assistência Social 
A quarta-feira, 2 de outubro, foi um dia especial na vida de um grupo de idosos de Três de Maio, que participaram de dois projetos pioneiros no município.
São eles, o "Vereador idoso por um dia", de autoria da vereadora Lúcia Calegaro Marmitt, da bancada do PT; e o "Prefeito, vice e secretários municipais por um dia", de iniciativa da assistente social Arlete Weber Dalpisol, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ambos os projetos, destinado à população três-maiense com mais de 60 anos, quer incentivar a participação dos idosos na administração e na política municipal.
O pontapé dos projetos foi dado na manhã de quarta, no Palácio Municipal, quando estiveram reunidos vereadores, secretários municipais, vice-prefeita Eliane Fischer, prefeito Altair Copatti e os idosos participantes. 
Na avaliação da assistente social Arlete, os projetos são de grande valia para os idosos do município, uma vez que a experiência deles veio para somar ao trabalho dos secretários e dos poderes executivo e legislativo. "Tenho certeza de que esse dia ficará marcado na vida dos idosos; muitas conversas, troca de experiências, que levarão para casa para compartilhar com filhos e netos. Imagina a alegria do neto de contar na escola que o avô ou a avó foram prefeitos/secretários ou vereadores por um dia", destacou. 
Para ela, os projetos propõem uma reflexão. "Os idosos precisam ser vistos como pessoas que ainda contribuem para a sociedade, mesmo estando aposentados. E a experiência deles conta muito. Um aprende com o outro", afirmou Arlete.
Participaram dos projetos os idosos que pertencem a Grupos de Idosos - que participam de projetos e ações - vinculados à Secretaria de Assistência Social. 

Idosos na Sessão do Legislativo, com os diplomas de Vereador Idoso por um Dia

VEREADORES IDOSOS POR UM DIA
Vereador idoso         Vereador titular
Ardolino Haefliger Lúcia Marmitt
Sílvio Pietrzacka Nelci Recalcatti
Aldino Heimerdinger Flávio Pagel
Nilda Farias Ivo Novotny
Ramona Guth Vera Kuhler
Alice Schakoski Orlando Maier
Clair Coutinho Mário Gonchorovski
Antoninha Motta Cleiton Felipe dos Santos
Maria Heimerdinger Ernani Weimer
Cenira Felten Marcos Corso
Maria Tereza Girardi Josias Corrêa

Fortalecimento da imagem do idoso na sociedade
A vereadora Lúcia ressaltou que os projetos se complementam, pois têm o mesmo objetivo, de contribuir para o fortalecimento da imagem do idoso na sociedade, conquistando o respeito das demais gerações. "A proposta visa sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteção e espaço à população idosa. A mensagem que se pretende passar é de que as pessoas dediquem mais do seu tempo para os idosos, oferecendo-lhes carinho e atenção, pois não raras vezes os mesmos são efetivamente esquecidos, não só pelos familiares, mas também pela sociedade como um todo, temos que mudar essa realidade", sugere a vereadora.
Já o prefeito Copatti, parabenizou a iniciativa da criação dos projetos e completou. "Administrar, como acontece na casa ou na empresa da gente, não é uma coisa simples; trabalhamos com recursos limitados, com demandas, necessidades sempre maiores; por mais que haja um esforço, tanto do Executivo como do Legislativo, de atender cada vez melhor a todas as camadas da sociedade. Consideramos os idosos como jovens adultos, que contribuem muito para nossa sociedade", afirmou.
Após a solenidade, os idosos e representantes do Executivo participaram de um passeio, seguindo o roteiro pela Emef Bem Viver Caúna, Agroindústria Caúna, Unidade de Saúde de Manchinha, Creas, sede das associações de entidades, Núcleo Santa Maria e residencial Ana Terra. E à noite, na Câmara de Vereadores, ocorreu a sessão simulada em que 11 idosos foram empossados vereadores (as) por um dia.


O agricultor aposentado, Eduíno Juliani, 67 anos, no discurso de "posse" como prefeito por um dia, falou da gratidão em assumir um cargo tão importante e de tamanha responsabilidade. "Tenho mais de 50 anos lidando na agricultura (e só sei fazer isso), e nunca pensei em ser político, embora já tivesse convite. Para mim, é muito alto o cargo de prefeito. Mas ainda bem que sou prefeito só por hoje", brincou Juliani. Para ele, muita coisa melhorou em Três de Maio, na comparação com os tempos de antigamente. "Tudo era diferente. Não dá para atirar pedra nos vereadores, no prefeito, nos secretários. Mas temos algumas coisas que podemos melhorar", disse, agradecendo seu vice-prefeito, o aposentado Sérgio Werner. "É gente muito boa", disse Juliani. 

INTEGRANTES IDOSOS DO EXECUTIVO
Prefeito: Eduíno Juliani
Vice-prefeito: Sérgio Werner
Secretária de Administração: Leonor Wilkomm
Secretária de Desenvolvimento: Marli Matz
Secretária de Habitação e Urbanismo: Marlene Werner
Secretária de Planejamento: Nelci Terezinha de Souza 
Secretária de Saúde: Helena Dalla Vechia
Secretária de Desenvolvimento Econômico: Terezinha da Silva
Secretária de Agricultura: Elzira Prestes
Secretária de Políticas Públicas para Mulheres: Maria Beatriz Cesa
Secretário de Educação: Walter Wilkomm
Secretária de Obras: Ivone Hammes
Secretário da Fazenda: Hildo Deckmann






Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

11/10/2019   |
11/10/2019   |
11/10/2019   |
11/10/2019   |
11/10/2019   |
11/10/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS