Sexta-feira, 18 de outubro de 2019
Ano XXXI - Edição 1579
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Aplicativo que indica os menores preços praticados no Rio Grande do Sul completa seis meses

27/09/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Lançado em março pelo Governo do Estado, o Menor Preço Nota Gaúcha é um aplicativo que proporciona economia nas compras e vem conquistando os cidadãos gaúchos. Após seis meses em operação, já são mais de 50 mil downloads, 1,7 milhão de pesquisas realizadas e 57 milhões de itens retornados como resultado. "Os números têm apresentado um crescimento constante, demonstrando que é uma ferramenta muito útil para os cidadãos", destaca Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual.
A iniciativa permite que os usuários encontrem o menor preço de um produto em mais de 300 mil estabelecimentos credenciados no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), sendo uma ferramenta simples e ágil para proporcionar economia no momento de fazer as compras. As informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação do CPF, por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e). 
Essa mecânica, segundo Ricardo, garante que os dados do aplicativo sejam bastante confiáveis. "Quanto maior a participação da população e mais indicações de CPF nas Notas Fiscais tivermos, mais atualizadas e precisas serão as informações disponibilizadas", destaca. 
Ao todo, mais de 51 milhões de NFC-e alimentaram o banco de dados do aplicativo até o momento. A gasolina (11.087 pesquisas) é, com folga, o produto mais pesquisado, liderando o ranking desde o lançamento. Desenvolvido pela Receita Estadual e Procergs, o Menor Preço Nota Gaúcha está disponível para os sistemas Android e IOS.
? Número de Downloadas: 50 mil
? Total de Pesquisas: 1,7 milhão
? Total de Itens Retornados: 57,9 milhões
? Tempo Médio de Resposta: 269 ms
? Quantidade de NFC-e que alimentaram os preços (com indicação de CPF participante do NFG): 51,5 milhões
? Total de NFC-e processadas no período: 486,4 milhões

Objetivos do Menor Preço Nota Gaúcha
A iniciativa fortalece ainda mais o NFG, que já conta com mais de 1,7 milhão de cidadãos cadastrados, garante benefícios aos consumidores e contribui para o aumento da arrecadação do Rio Grande do Sul, estimulando a emissão de notas fiscais. Ainda, a ampliação do relacionamento entre Estado e cidadão vai ao encontro do objetivo de pautar as ações do setor público cada vez mais pela transparência.

Como funciona o Menor Preço Nota Gaúcha?
? Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa NFG, o que pode ser feito por qualquer cidadão que possua um CPF.
? Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras.
? Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado. 
? Encontre os menores preços mais próximos de você!

Menor Preço Brasil
O sucesso da iniciativa da Receita Estadual em criar uma plataforma que auxilia o consumidor nas compras despertou o interesse de outras Unidades da Federação. Com base na Sefaz Virtual, ambiente no qual a estrutura gaúcha realiza o processamento e a autorização de documentos fiscais eletrônicos para 22 estados brasileiros, foi iniciado o projeto piloto do Menor Preço Brasil, solução de abrangência nacional que já processa notas de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Roraima, com um total de mais de 1 bilhão de NFC-e processadas. 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

11/10/2019   |
04/10/2019   |
19/09/2019   |
13/09/2019   |
06/09/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS