Sábado, 14 de dezembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1586
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Depressão não é frescura

16/09/2019 - Por Karine Reimann
Tweet Compartilhar
A depressão é uma doença neurobiológica que afeta milhões de pessoas no mundo. Muitos não a compreendem e condenam o indivíduo afirmando que ele não tem ocupação, fé, quer chamar a atenção, preguiça.
A doença afeta diferentes faixas etárias, independentemente de classe social, cor, orientação sexual, religião. Algumas vezes a depressão ocorre por um período, como na morte de um ente querido, por exemplo. Ou é crônica, recorrente, de origem genética e terá que ser controlada por toda a vida. Quando não é devidamente tratada e reconhecida, a depressão resulta na pior coisa: suicídio. 
Depressão não é apenas choro, apatia, dormir muito ou insônia. É sorrir e ao mesmo ter pensamentos pessimistas. É irritabilidade, mal humor, agressividade. É falta de concentração, memória, o que resulta em dificuldade de aprendizado.
É cigarro, bebida ou sair por aí comprando descontroladamente para tentar suprir o vazio no peito. É ansiedade, onde esta quando muito intensa, leva a crises de pânico. Depressão é também culpa, baixa-autoestima, dores de cabeça. É insegurança, comer muito ou nada. É problemas de intestino, imunidade baixa.
Muitos conhecem alguns tipos: depressão pós-parto, depressão bipolar, depressão atípica, depressão afetivo sazonal. Não importa o tipo, os sintomas são similares e o indivíduo geralmente apresenta um emaranhado deles, sendo que estes devem prolongar-se por um tempo razoável para que a pessoa seja diagnosticada com a doença.
Depressão é uma doença séria, como qualquer outra, que necessita tratamento! Por que as pessoas podem ter uma alteração hormonal na tireoide (hipotireoidismo), diabetes, cálculos renais, pressão alta, e não uma deficiência de serotonina (neurotransmissor que proporciona sensação de bem-estar, porém seu desregulamento gera ansiedade e depressão)?
Este mês é conhecido como setembro amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Aproveite-o para se informar a respeito desta doença, deixe seu preconceito de lado. Porque assim como cálculos renais, você ou alguém que ama, pode desenvolvê-la. Depressão não é frescura, é luta constante, diária!



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

25/10/2019   |
27/09/2019   |
06/09/2019   |
30/08/2019   |
23/08/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS