A maioria das lavouras de trigo implantadas nos 9 mil hectares em Três de Maio encontra-se em fase de enchimento de grãos, apresentando bom desenvolvimento.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, Fábio Karlec, até o momento o clima tem sido favorável.
Contudo, nas últimas semanas está sendo observado um aumento da ocorrência de pulgões nas lavouras. "Esse crescimento populacional tem ocorrido em virtude das temperaturas mais elevadas e tempo seco. Assim o produtor deve ficar atento ao nível de controle", orienta.
Manejo de pragas
Segundo Karlec, no manejo dos pulgões da parte aérea do trigo recomenda-se utilizar inseticidas em pulverização apenas quando forem atingidos os seguintes níveis populacionais de 10 pulgões/espiga no estádio de espigamento.
Nesse período, explica o agrônomo, os produtores devem ficar atentos também a ocorrência de doenças. "As lavouras que estão no florescimento devem ter o cuidado redobrado quanto a giberela, pois o processo inicial de infecção da doença ocorre justamente nesse estádio de desenvolvimento quando se tem grande período de molhamento (maior de 48 h)", informa.
A Emater local trabalha com a expectativa média para o município de 3.000 kg / ha para essa safra. Com relação aos preços, o valor médio pago aos produtores na região de Santa Rosa se mantém em R$ 41,00/saca para trigo com pH 78.