Terça-feira, 19 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1584
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Tradicionalistas fazem percurso de 200 km em cima de jardineira

23/08/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Trio três-maiense participou, na última sexta, do acendimento da Chama Crioula do Estado, em Tenente Portela. Já no dia 
7 de setembro, 60 cavalarianos do CTG Tropeiros do Buricá partem em busca da Chama da 20ª RT, em Três Passos

Os tradicionalistas do CTG Tropeiros do Buricá José Rolim de Sá, Flávio Jorge Huber e Nírio Simeão Metzka participaram do acendimento da Chama Crioula em Tenente Portela, realizado no último dia 16. Eles percorreram o caminho de cerca de 200 quilômetros de uma forma única e diferente entre todos os participantes: foram com duas jardineiras puxadas por cavalos.
No próximo dia 7 de setembro, conforme o coordenador da Campeira do CTG Tropeiros do Buricá, Elemar Genz, em torno de 60 cavalarianos, além de outras 20 pessoas no apoio, vão participar da cavalgada em busca da centelha da Chama Crioula da 20ª Região Tradicionalista, que neste ano será distribuída em Três Passos. Na manhã do dia 8, ocorrerá a cerimônia de distribuição da Chama para os CTGs da 20ª RT, quando os cavalarianos retornam para Três de Maio, com previsão de chegada por volta das 16h30min do dia 10 de setembro, no CTG Tropeiros do Buricá.


Três-maienses participam do acendimento da Chama Crioula do Estado
'Uma das melhores cavalgadas da minha vida', diz o tradicionalista Flávio José Huber
Os festejos farroupilhas de 2019 tiveram início na última sexta-feira, 16. A abertura foi na cidade de Tenente Portela, com o acendimento da Chama Crioula - maior símbolo do Tradicionalismo do Rio Grande do Sul - sintetizando o sentimento de pertencimento de todos os gaúchos e amor à cultura gaúcha. A centelha foi conduzida pela Ordem do Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV) da praça central da cidade até o parque Águas de Moconá.
A cerimônia teve a participação de tradicionalistas do CTG Tropeiros do Buricá: José Rolim de Sá (75 anos), Flávio Jorge Huber e Nírio Simeão Metzka, que fazem parte do Departamento Campeiro do CTG há mais de 30 anos. Eles fizeram uma cavalgada diferente, inusitada, segundo conta Flávio. "Fomos à pata de cavalo e duas jardineiras (as únicas que participaram). A saída foi no dia 13 e a chegada no dia 15 em Tenente Portela, de onde saímos rumo a Três Passos, cidade que irá sediar no dia 8 de setembro, o acendimento da Chama Crioula da 20ª Região Tradicionalista. Foram percorridos cerca de 200 quilômetros". 
Flávio destacou que foi "a melhor cavalgada da sua vida", relatando ainda,que a cerimônia foi emocionante com apresentações artísticas, encenação alusiva à Coluna Prestes; e em destaque a influência dos povos indígenas na formação do gaúcho. "Tinha mais de dois mil cavalos; e cavalarianos do RS, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso",  lembrando que cavalarianos de todas as Regiões Tradicionalistas levarão a centelha a cerca de 300 municípios do Sul do Brasil, obrigatoriamente a cavalo, como fez Paixão Côrtes, pela primeira vez no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. 
Para o três-maiense, o momento também ficará em sua memória. Ao ser indicado pelo CTG Tropeiros do Buricá, ele recebeu um certificado, em homenagem ao trabalho prestado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ele estava na coordenação da busca da Chama Crioula Regional desde o ano de 2005, e este ano, o coordenador é o tradicionalista Elemar Genz.
O gesto de carregar a chama por municípios remonta ao gesto do folclorista Paixão Côrtês, que fez o mesmo pela primeira vez em 1947 no Parque Farroupilha em Porto Alegre. O ritual, repetido todos os anos, marca o início dos Festejos Farroupilhas. A celebração segue até o dia 20 de setembro. Côrtes, que faleceu no ano passado, será o homenageado nos Festejos Farroupilhas deste ano. Esta é a 72ª Geração da Chama Crioula do Estado.

Cavalarianos do CTG Tropeiros do Buricá: José Rolim de Sá, Flávio Huber (com o certificado de homenagem) e Nírio Metzka, que fazem parte do Departamento Campeiro do CTG há mais de 30 anos



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

14/11/2019   |
14/11/2019   |
08/11/2019   |
25/10/2019   |
18/10/2019   |
11/10/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS