Terça-feira, 19 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1584
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Com demolição da pista de skate, obras de revitalização são iniciadas

23/08/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Entrega do novo espaço está prevista para dezembro
A administração municipal de Três de Maio fez na tarde da última sexta, 16, um ato simbólico de início das obras de revitalização da Praça Henrique Becker Filho, também conhecida como Praça da Bandeira. A previsão do Município é de que a praça remodelada seja entregue à comunidade em dezembro.
O ato simbólico que na sexta marcou o início das obras foi a demolição da pista de skate. Construída em 2011, ela estava bastante deteriorada, e uma eventual reforma seria praticamente uma reconstrução, o que demandaria altos valores.
No final de abril, para consultar a população sobre a demolição ou não da pista, a administração municipal lançou uma enquete, em sua página no Facebook. Foram cerca de 1,3 mil votos, sendo 95% deles favoráveis à demolição.

Pista de skate havia sido construída em 2011; em enquete na página da Prefeitura no Facebook, 95% dos participantes foram favoráveis à demolição

Valor total da revitalização ainda não é conhecido
O valor total que toda a revitalização demandará ainda não é conhecido. O montante a ser pago à construtora vencedora da licitação para as obras gerais de engenharia no local será de 
R$ 371.867,06, mas, para todo o trabalho na praça, ainda restam licitações a serem abertas, como as relativas à iluminação e a dos brinquedos, o que impede de conhecer neste momento todo o valor que será aplicado. Em alguns casos, as instalações serão feitas pelos próprios servidores do Município, o que contribuirá para a diminuição de custos.
Para a execução do projeto, a principal fonte de recursos será o Fundo Municipal de Urbanismo. A ideia é de que todos os trabalhos possam ser viabilizados com recursos do fundo, mas, caso a intenção não seja possível, o restante será coberto com outros recursos - próprios do Município.
O fundo contempla valores oriundos de multas decorrentes da regularização de construções erguidas em desacordo com a legislação vigente - a lei municipal 2.967, de 2017, autorizou a regularização dessas construções, mediante determinados critérios.

As mudanças na praça
Elaborado pela Secretaria Municipal do Planejamento, o projeto de revitalização da Praça Henrique Becker Filho foi apresentado à comunidade durante audiência pública realizada no dia 15 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores. A audiência terminou com grande aprovação da população ao projeto apresentado.
Será feita uma série de alterações no local (incluindo execução de todo o passeio que circunda a praça, para oferecer maior segurança), como no sistema de iluminação e no piso (também, dentro disso, haverá um sistema de drenagem da água em pontos do solo em que ela fica empoçada).
Também haverá substituição das telas de proteção e do mobiliário, bem como a implementação de espaços de convivência (por exemplo, para responsáveis pelas crianças confraternizarem enquanto elas se divertem nos brinquedos) e paisagismo (quanto aos espaços de convivência, eles também serão implementados no jardim do Palácio Municipal).
O projeto de revitalização também contempla a instalação de playgrounds (baby, infantil e inclusivo), com diferentes opções para as crianças.
Os brinquedos inclusivos permitirão que crianças com dificuldades de locomoção tenham acesso a eles e, além de brincar, possam interagir com outras que não têm dificuldades de mobilidade. Além disso, os playgrounds terão piso emborrachado, visando a proporcionar segurança.
Projeto da Prefeitura que mostra a completa remodelação da praça (ângulo a partir da Rua Padre Cacique)



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

14/11/2019   |
08/11/2019   |
08/11/2019   |
08/11/2019   |
01/11/2019   |
01/11/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS