Domingo, 15 de setembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1574
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Semanal recebe visita do 3º ano do ensino fundamental da Setrem

09/08/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Estudantes, 33 no total, estiveram acompanhados das professoras Thaise Rohr e Lisiane Zart; visita ocorreu na manhã da última terça-feira

As duas turmas do 3º ano do ensino fundamental da Setrem visitaram o Jornal Semanal na manhã da última terça-feira, 6.
Acompanhados das professoras Thaise Rohr e Lisiane Zart, 33 alunos, que têm entre oito e nove anos de idade, estiveram no jornal para conhecer todo o processo existente na produção de uma edição, até ela ser enviada à gráfica, ser impressa e chegar, via entregadores, ao lar do assinante.
Os estudantes e as professoras foram recebidos pelo diretor Sandro Rambo e por colaboradores que atuam na produção do jornal. A história da publicação foi brevemente explicada às crianças e, em seguida, o processo de produção de uma edição foi detalhado a elas.
Dentro disso, foram abordadas questões como a produção de uma matéria ou de uma reportagem, a definição do que será destacado na capa, a venda e a produção dos anúncios publicitários, como é feita a diagramação das páginas do jornal e o posterior envio dele à gráfica, para impressão.

Importância de buscar fontes confiáveis de informação
Curiosos e interessados, os estudantes fizeram diversas perguntas. Na conversa com eles, o diretor também discorreu sobre a importância da atuação de uma imprensa séria, responsável e ética e sobre o quão fundamental é que o público procure se informar por meio de veículos que buscam seguir estes princípios, os quais os tornam, desta forma, fontes confiáveis de informação.
Neste sentido, Sandro lembrou a atual quantidade de informações (muitas vezes, inverídicas) que são disseminadas via meios como WhatsApp e Facebook - sendo que estas informações, em sua grande quantidade, podem chegar a todo momento às pessoas, onde quer que elas estejam, bastando que tenham, por exemplo, um celular à mão.
Assim, o diretor chamou atenção para a importância de que quem consome informação busque se inteirar sobre o que é verdadeiro e o que não é, principalmente com este consumidor pensando na formação de sua própria convicção a respeito dos fatos e do cotidiano do município onde vive, do Estado, do Brasil e do mundo e, também, visando a que isso contribua para a não disseminação de informações falsas - muitas das quais, inclusive, dependendo do conteúdo, podem ser imensamente prejudiciais a pessoas, individualmente, ou a grupos.
A visita ao jornal fez parte de um projeto de estudo dos meios de comunicação que as professoras estão desenvolvendo com os alunos. A previsão era de que ao longo desta semana as turmas também visitassem as rádios Colonial e Cidade Canção.

Alunos puderam conhecer todo o processo existente na produção de uma edição do jornal, até ela ser enviada à gráfica, ser impressa e chegar ao lar do assinante



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

06/09/2019   |
06/09/2019   |
09/08/2019   |
09/08/2019   |
12/07/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS