Segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Ano XXXI - Edição 1579
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Seminário regional reúne 360 pessoas em Três de Maio

09/08/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Seminário Educar para o Bem Viver foi promovido pela Smece, em parceria com o Polo Universitário Federal de Três de Maio e o CPM da escola Bem Viver Caúna
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Três de Maio realizou na última semana, nos dias 1º e 2, o Seminário Regional Educar para o Bem Viver.
Segundo a pasta, 360 pessoas estiveram presentes, entre secretários de Educação da região e suas equipes, professores, estudantes, serviços-gerais, auxiliares de educação infantil, monitores, merendeiras e comunidade em geral.
O evento, em Caúna Alta, foi promovido em parceria com o Polo Universitário Federal de Três de Maio e o CPM (Círculo de Pais e Mestres) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna.
A programação do seminário foi desenvolvida na manhã, tarde e noite do dia 1º, quinta-feira, e na manhã do dia 2, com encerramento por volta do meio-dia.
Iniciada por volta das 10h, a palestra principal da manhã do dia 1º foi ministrada pelo professor Roberto Ervino Zwetsch, doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia do RS. O tema abordado foi "Educação para o bem viver".
Ao meio-dia foi servido o almoço e à tarde a programação teve continuidade com os chamados espaços de vivência - foram nove no total.
O prefeito Altair Copatti durante pronunciamento no seminário

Sequência da programação
Nestes espaços de vivência no dia 1º, foram abordados temas como "Superando a cultura da violência na escola", com o professor Paulo Silveira, do Proipe/UFSM (o Proipe é o Programa de Inovação Pedagógica junto aos Professores da Educação Básica).
Outros exemplos de temas nos espaços de vivência foram "O bem viver pela natureza na cidade e no campo: a qualidade da água e o problema dos venenos", com a professora e doutoranda Ana Cristina Kist, do Proipe/UFSM, e "Produção e consumo de alimentos livres de venenos", com a Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA).
À noite, o professor Roberto Ervino Zwetsch voltou a palestrar, desta vez sobre o tema "O bem viver em comunidade".
No dia 2, o foco foi o bem-estar docente. A palestra do dia, sobre o mesmo tema, foi ministrada pelo professor da Unijuí Daniel Rubens Cenci, pós-doutor em Geopolítica Ambiental Latino-americana.
Após a palestra, houve, à disposição dos participantes, espaços de vivência voltados ao bem-estar docente.
Os espaços de vivência oferecidos no dia 2 foram esporte e recreação; trilha ecológica; pilates; feira local; resgate das sementes crioulas e plantio de mudas/exposição com comunidade (STR); arteterapia/exposição (Creas e Secretaria de Desenvolvimento Social); e avaliação de saúde.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

04/10/2019   |
04/10/2019   |
27/09/2019   |
19/09/2019   |
19/09/2019   |
06/09/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS