Terça-feira, 20 de agosto de 2019
Ano XXXI - Edição 1571
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para consumo

26/07/2019 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - AMIZADE - Tem dia para tudo. Então, não podia faltar o Dia do Amigo, que transcorre, no dia 20 de julho. Não se pense que o mundo está cheio de amigos. Os verdadeiros amigos são escassos. O que tem muito são os que se dizem amigos, mas trata-se de uma falsa amizade. Trata-se de uma amizade proveitosa. Amigo é aquele que se sacrifica por ti e não aquele que nas horas difíceis some. Mas é preciso cultivar a amizade, para que haja alguém que nos socorra nas horas amargas, nos momentos em que não temos forças para superar as dificuldades. Amigo é aquele que acende a lâmpada, quando sobrevém a escuridão. Amigo é aquele que nos alcança o leme, quando a lancha está desgovernada. Não precisamos ter muitos amigos, mas poucos que se identificam conosco.

MEDITE: "AS PESSOAS INTELIGENTES FALAM DE COISAS NOVAS, AS PESSOAS MENOS INTELIGENTES FALAM DE FATOS E AS PESSOAS IGNORANTES FALAM DOS OUTROS". Autoria desconhecida. 

RECLAMAÇÃO - Quando é frio, as pessoas reclamam e, quando é quente, também reclamam. Isso porque todos querem amenidades. Então, não estranhem, quando os cidadãos reclamam dos governantes, porque uns querem isso e outros querem aquilo. Ninguém admite sacrifício.

DIVERSIFICAÇÃO - É preciso bater palmas, quando se pensa em diversificação. Nada contra o incentivo à suinocultura, tudo a favor, mas não para destruir a produção de leite, programa que foi implantada com muita eficiência. Espera-se que haja outras e novas diversificações. A avicultura seria uma sugestão. E alguém poderia pensar também na produção de frutas, sobretudo, uvas e frutas cítricas. A produção de uva viria muito bem, porque há muitos produtores de vinho, que vão buscar a matéria-prima em outras regiões. 

AINDA A QUESTÃO DO RETORNO DO ICMS - Ninguém admite que Três de Maio fique em décimo lugar no retorno do ICMS, em 2020, na região da Grande Santa Rosa. Este colunista falou demoradamente com um cidadão que entende de Economia e ele admite que tenha faltado fiscalização. E em face disso, tenha havido muita sonegação, razão pela qual tenha acontecido esta queda drástica no índice do retorno do ICMS aos cofres do Município. E isso é da competência da administração municipal. O cidadão que nos orientou ainda disse que Santa Rosa é um dos municípios que administra muito bem esta questão da cobrança do ICMS, além de outros municípios, como é o caso de Independência, que ficou em terceiro lugar na região, atrás de Santa Rosa e Horizontina. Quem perde com esta falta de cuidado é o Município e o Estado. Está mais do que na hora de ficar de olho nos sonegadores, porque quem sofre com isso somos todos nós tresmaienses. Alô, vereadores, mais cobrança!

A IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS - É preciso admitir a extraordinária importância das cooperativas para a economia. Sobretudo, quando é desenvolvida uma administração honesta e competente, como está acontecendo nos anos recentes na COTRIMAIO e na CERTHIL, casos específicos locais. E o caso das 128 cooperativas agropecuárias do Estado tiveram faturamento recorde no ano passado, atingindo R$ 31,7 bilhões de reais. Com isso, o emprego foi alavancado de forma substancial, no Estado, tendo o setor criado 4.100 empregos, nos últimos cinco anos. Logicamente, os associados também tiveram vantagens substanciais, porque o setor agropecuário vive um bom momento. Digamos, o setor agropecuário é o salvador da Pátria. Se, porventura existe fome no País não é por falta de produção. Os excedentes de nossa produção primária são exportados. 

"EXISTEM DOIS TIPOS DE VERDADE: A QUE ILUMINA O CAMINHO E A QUE AQUECE O CORAÇÃO". De autoria do cronista David Coimbra. 

SÃO PÉSSIMOS os políticos e administradores públicos que só cuidam dos interesses dos seus partidários, notadamente, quando usam dinheiro público que é de todos.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

16/08/2019   |
09/08/2019   |
02/08/2019   |
19/07/2019   |
12/07/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS