Quinta-feira, 18 de julho de 2019
Ano XXXI - Edição 1566
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

O que é perdão? Por que é importante perdoar?

21/06/2019 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Perdão é reconhecer que alguém cometeu uma ofensa contra você é decidir largar o rancor e o desejo de vingança contra essa pessoa. Perdão verdadeiro é uma decisão feita com a ajuda de Deus. O perdão liberta. Perdoar significa desculpar um erro ou uma ofensa.
Perdoamos outros quando deixamos de guardar ressentimento. Além disso, abrimos mão de qualquer compensação pelas mágoas ou prejuízos que tivemos. A Bíblia ensina que o verdadeiro perdão nasce de um amor que não procura seus próprios interesses. Esse amor "não contabiliza os erros".

Perdão é ignorar a justiça?
Não, perdão não é ignorar a justiça. Perdão é deixar a justiça nas mãos de Deus, que é perfeitamente justo. Você condena o pecado mas deixa de ser um problema seu, é um problema entre a outra pessoa e Deus.
Alguns pecados também têm outro preço, como pena de prisão. Perdoar não significa deixar uma pessoa perigosa sair livre. Você pode testificar contra o ofensor no tribunal, sendo honesto mas sem rancor nem desejo de vingança.

Perdoar não significa:
. Fechar os olhos aos erros de outros. Na verdade, a Bíblia condena quem acha que ações erradas são inofensivas ou aceitáveis. 
. Fingir que nada aconteceu. Deus perdoou pecados graves do rei Davi, mas não o livrou das consequências de suas ações. Deus até mesmo fez com que os pecados de Davi fossem escritos na Bíblia; assim, eles são lembrados até hoje. 
. Permitir que outros se aproveitem de você. Por exemplo, imagine que você empresta dinheiro a um amigo, mas ele desperdiça tudo e depois não consegue lhe pagar como tinha prometido. Ele se arrepende e pede desculpas. Você pode decidir perdoá-lo. Isso quer dizer que você não guardará ressentimento nem ficará falando sobre o assunto. Talvez até decida perdoar toda a dívida. Mesmo assim, pode ser que você não queira mais emprestar dinheiro a esse amigo
. Desculpar todo e qualquer erro. Deus não perdoa pessoas que cometeram pecados cruéis e intencionais e se recusam a reconhecer seus erros, fazer mudanças e se desculpar com os que foram prejudicados.

Como perdoar?

1. Lembre-se do que está envolvido em perdoar. Perdoar não significa fechar os olhos aos erros de outros ou fingir que nada aconteceu. Você simplesmente abre mão de guardar ressentimento.

2. Reconheça que perdoar traz benefícios. Abrir mão da raiva e do ressentimento pode ajudá-lo a se manter calmo, melhorar sua saúde e aumentar sua felicidade.

3. Mais importante do que isso: o segredo para ganhar o perdão de Deus é perdoar outros.

4. Coloque-se no lugar de outros. Todos nós somos imperfeitos. Gostamos quando outros nos perdoam. Por isso, também devemos perdoar os outros.

5. Seja razoável. Quando tivermos de lidar com uma ofensa pequena, podemos aplicar o conselho da Bíblia: "Continuem a suportar uns aos outros." 

6. Não demore. Faça esforço para perdoar o mais rápido possível, em vez de permitir que a raiva tome conta de você.

A falta de perdão é como um veneno: nos tira a alegria e nos impede de viver a vida abundante que Deus quer que nós vivamos. Por isso, peça a Deus para te ajudar a perdoar, e lembre:

1. Perdoar não é esquecer;
2. A mesma situação pode ter que ser perdoada várias vezes;
3. Não existem pessoas que não merecem perdão;
4. Perdoar não significa que você tem que se reconciliar com o outro;
5. A outra pessoa não precisa te pedir perdão para você perdoar;
6. Você não precisa lidar com o perdão sozinho;
7. Assim como você pode perdoar, certamente, você também já foi perdoado. 

Fonte: https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/o-que-significa-perdoar/




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

05/07/2019   |
07/06/2019   |
31/05/2019   |
24/05/2019   |
17/05/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS