Segunda-feira, 24 de junho de 2019
Ano XXXI - Edição 1563
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Orquídeas para embelezar a cidade

22/03/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Orquídeas para embelezar a cidade
Condim e Secretaria de Políticas da Mulher abraçaram a ideia da professora aposentada Lurdinha Bender, visando plantio de mudas de orquídeas em diversos pontos da cidade 

Resgatar a tradição de Três de Maio como "cidade jardim" é um desejo de muitos moradores. A ideia também recebe o apoio do Poder Público Municipal, que desenvolve projetos nesse sentido. 
Dentre os moradores que sonham ver a cidade embelezada, mais colorida e florida está a professora aposentada, Lourdi Bender, mais conhecida como Lurdinha. Ela é uma das idealizadoras de um projeto que foi abraçado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim) e pelo Executivo municipal, que recebeu o nome de "Orquídeas: um lugar especial em nossa cidade". 
Lurdinha conta que a ideia surgiu no ano passado. "Lá na minha casa - eu tenho um sítio urbano -, existem muitas, mas muitas, orquídeas. Este ano, tiramos dois pés de manga que estavam cheios de orquídeas. Então, sugeri, que para o mês da mulher três-maiense, a gente enfeitasse a cidade. Lá de casa vieram centenas de mudas. E estou muito feliz que estamos colocando a ideia em prática: espero viver para ver como vai ficar lindo, para ver florido", diz, sorridente. "Já tenho 76 anos, mas tenho um tio (irmão da mãe), que tem 104 anos, então espero viver para ver todas essas belezas florescendo", destaca.
Lurdinha avalia que vale a pena investir na tradição cidade jardim. "Vejo que a administração municipal está se esmerando para isso, e em muitos lugares já está colocando flores. Três de Maio é uma referência regional. O povo é educado. Acredito que não vão arrancar as flores e vão deixá-las florir." 
Na manhã do dia 14, o projeto começou a realizar suas primeiras ações: um mutirão foi organizado para o plantio das primeiras mudas, que foram colocadas em árvores aos arredores da Prefeitura. A ação fez parte da programação do Mês da Mulher, sendo promovida pelo Condim, governo municipal, Secretaria de Políticas da Mulher, Emater, Ari Nelson e Lair Hannusch e voluntários da comunidade. No total, mais de mil mudas foram plantadas.
O objetivo da atividade foi incentivar a preservação do meio ambiente, embelezar o município e criar ações que conscientizem a população para a preservação destes espaços. Outras ações serão realizadas nos próximos dias, com o plantio de orquídeas em outras áreas centrais da cidade. Quem quiser fazer doações de mudas para esta ação pode entrar em contato pelo telefone 3535-8770.

Variedade se destaca pela beleza e durabilidade
O orquidófilo três-maiense Ari Nelson Hannusch é membro da Associação de Orquidófilos da Grande Santa Rosa. Em casa, ele tem uma coleção de mais de duas mil plantas. "É um hobby; uma coleção, não é para venda."
Segundo ele, a orquídea é uma planta que encanta pela beleza, mas tem que ter paciência. "A muda pode levar de dois a três anos até que dê a primeira florada. E ela floresce somente uma vez por ano; tem alguma variedade que floresce mais vezes."
Sobre a variedade escolhida - conhecida como olho de boneca (dendrobium) -, ele revela que ela pode ser plantada o ano todo, mas que o ideal seria plantar em outubro ou novembro. "Ela é uma das variedades mais fáceis de pegar; e floresce geralmente em setembro. Para se desenvolver bem, ela precisa de luz solar", recomenda. 
Ainda, conforme o orquidófilo, essa variedade se destaca pela durabilidade, podendo a flor durar até um mês. 
Ari Nelson destaca a iniciativa como louvável. "É importante plantar as mudar em árvores que vão permanecer (que não serão cortadas) e árvores mais novas, que vingam melhor. As árvores de florzinha de mel são ótimas e fáceis de manusear".
Para ele, a cidade pode resgatar a tradição de ser cidade jardim, mas é preciso que cada um faça sua parte. "Se cada um plantasse árvores e flores em sua casa já ajudava, ficaria um visual mais bonito e ajudaria na preservação ambiental", afirma. 
Além de Ari Nelson, outros três orquidófilos de Três de Maio participam da associação regional; que conta com mais de 60 membros. As reuniões ocorrem uma vez por mês, em Santa Rosa.

'Ideia foi trabalhar uma identidade coletiva', diz secretária de Políticas da Mulher
A secretária municipal de Políticas da Mulher, Márcia Herbertz, ressalta a importância da iniciativa, através da sugestão da professora aposentada Lurdinha, a qual foi abraçada pelo Condim, com o objetivo de chamar a população para o embelezamento da cidade. "São vários tipos de flores: pensamos na orquídea, pois vários lugares já estão plantadas, como na comunidade Evangélica e nas residências. Fizemos uma campanha para as pessoas doarem mudas. Nos surpreendemos com a quantidade de mudas doadas. A população atendeu ao nosso chamado", agradece a secretária.
Mesmo sabendo que as flores podem demorar para se desenvolver e florescer, Márcia destaca que o projeto é válido. "Fazer esse trabalho tem um custo mais barato e dá um visual coletivo, beneficiando toda comunidade. A ideia do Condim foi trabalhar uma identidade que fosse coletiva; para tornar nossa cidade melhor e mais bonita para se viver."
Ela também ressaltou que além do plantio das orquídeas, a cidade também conta com as cerejeiras japonesas, que dão flores belíssimas, e que os canteiros das avenidas também estão sendo remodelados. "Todas as ações fazem parte de um trabalho maior, que é o projeto 'nosso bairro melhor', 'nossa cidade melhor', mais bonita, agradável, para os visitantes e a população que vive aqui", concluiu.
O projeto foi lançado na manhã do último dia 14, com a participação de diversas entidades do município

Quando florescer, maioria das variedades de orquídeas plantadas ficarão assim, como essa da espécie olho de boneca



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

14/06/2019   |
07/06/2019   |
07/06/2019   |
07/06/2019   |
31/05/2019   |
31/05/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS