Terça-feira, 11 de dezembro de 2018
Ano XXX - Edição 1536
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Grupo de Danças Pacelli - 25 anos de muitas histórias nos palcos

16/11/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Atualmente com 20 integrantes, de 9 a 18 anos, grupo - que coleciona inúmeras premiações - recebeu homenagem do Legislativo três-maiense

"É emocionante pensar que os primeiros passos foram discretos, as coreografias eram simples, e conforme os anos foram passando, fomos aprendendo, crescendo, nos aprimorando, conquistando nosso espaço. E o reconhecimento é o prêmio mais valioso. Faz valer cada ensaio e cada coreografia nova." A declaração é da professora Fátima Lena Meneghetti, idealizadora do Grupo de Danças Pacelli.
No ano em que comemora o 25º aniversário, o Grupo foi homenageado pelos vereadores três-maienses na noite de segunda-feira, 12, antes da sessão ordinária do Legislativo. Para Fátima, é uma honra receber a homenagem, pois faz recordar todos os desafios enfrentados ao longo destes anos: a evolução, a participação em festivais e também traz lembranças das pessoas que passaram pelo grupo. "O apoio  da prefeitura, da Câmara, da escola e da comunidade é parte fundamental para a continuidade do projeto, pois sempre nos auxilia para que possamos participar dos festivais e representar, com muito orgulho, o nosso município", avalia a coordenadora. 

História de superação
O Grupo de Danças Pacelli, do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, coordenado pela professora Fátima, iniciou as atividades no ano de 1993 com algumas alunas do magistério. O trabalho era realizado internamente e apresentado nos Grêmios Literários.
A coordenadora recorda que o objetivo inicial era vivenciar a dança de uma forma espontânea e criativa com a participação das bailarinas na elaboração dos trabalhos coreográficos. "Esta iniciativa incentivou outros alunos a participarem também. E, com o passar do tempo o grupo foi se estruturando", relembra.
Mais tarde, através de pesquisas e planejamento, foi iniciado um trabalho com a finalidade de levar para fora do ambiente escolar o que era desenvolvido nas oficinas de dança, participavam alunos desde a pré-escola até o 3º ano do Ensino Médio.
 Naquela época, Fátima diz que eram realizadas mostras internas de dança a cada final de ano, onde a comunidade, pais e alunos tinham oportunidade de prestigiar. "Isto foi vivenciado de 1999 a 2004. Porém, com as novas exigências da Secretaria Estadual de Educação, as horas disponíveis para desenvolver esta atividade foram reduzidas e, lamentavelmente, restrita a um menor número de participantes." 

Coleção de premiações em vários estados e até outros países
Fátima revela que, apesar de ser de uma escola pública e enfrentar muitas dificuldades, principalmente financeiras; com muita dedicação e esforço, com o apoio da comunidade, empresas e do Poder Público Municipal, o grupo tem representado o município em vários festivais. São participações no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Argentina e Uruguai, onde tem recebido várias premiações em nível regional, estadual, nacional e internacional. Uma das participações mais marcantes foi no ano de 2007, quando o grupo representou o município no Fórum Mundial de Danças, em Buenos Aires, Argentina, com a coreografia "Carteiros".
Este ano, em agosto, o grupo participou do 12º Santo Ângelo em Dança, evento em nível nacional e obteve dois primeiros lugares e um segundo; e do Baila Santa Maria, conquistando cinco primeiros lugares. 
Atualmente, o Grupo conta com 20 integrantes, de 9 a 18 anos, e as coreografias são criações da professora Fátima, com a colaboração de Karine Lena Meneghetti, Josiane Franken Corrêa e Pamely Donat.
"Agradecemos a todos que ajudaram a construir nossa história, e que possamos continuar subindo nos palcos e promover através de nossa dança, a reflexão, alegria e curiosidade do público", finaliza a idealizadora.

Fátima Lena Meneghetti, idealizadora do Grupo de Danças Pacelli
(FOTO: CÂMARA DE VEREADORES DE TRÊS DE MAIO)

Coreografia "Carteiros" foi apresentada em fórum mundial, em Buenos Aires

Coreografia "Emergência" emociona e causa impacto para o público

Coreografia "Virgulinas nordestinas" conquistou várias premiações

"Cárceres", um dos espetáculos mais impactantes já apresentados pelo grupo

FOTOS ARQUIVO PESSOAL





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

30/11/2018   |
26/10/2018   |
21/09/2018   |
06/09/2018   |
06/09/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS