Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Ano XXX - Edição 1536
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Por que a osteoporose merece um Dia Mundial voltado para sua prevenção?

11/10/2018 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
O Dia Mundial da Osteoporose, comemorado em 20 de outubro, tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença que atinge, principalmente, pessoas acima de 50 anos.
Um dos principais motivos para se falar sobre a Osteoporose é que, como é uma doença esquelética sistêmica que diminui a resistência óssea, o paciente fica exposto a um risco aumentado de fraturas, além de sentir dor crônica, depressão e perda da independência.
Alguns dados demonstram a importância na atenção à Osteoporose: até 2050, a estimativa é que haverá um aumento na incidência mundial de fratura de quadril de 310% em homens e 240% em mulheres e aproximadamente uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens, acima de 50 anos, terão uma fratura decorrente da osteoporose.
Acumular cálcio nos ossos é uma das formas de prevenção da osteoporose. Se desde a infância, a criança tiver uma alimentação rica desse mineral será um passo importante para evitar problemas no futuro. Porém há algum tempo, especialistas vêm observando uma mudança perigosa na alimentação dos jovens. Os grandes vilões são o refrigerante e os sucos industrializados, quando substituem o leite na alimentação do dia-a-dia.
Além disso, o sol é uma das principais fontes de vitamina D do organismo e um dos itens importantíssimos para a prevenção da osteoporose. Entre 15 a 20 minutos de exposição solar por dia são suficientes. Especialistas esclarecem, o organismo não acumula os efeitos dos raios solares, ou seja, eles são necessários regularmente.
É importante formar uma boa reserva de cálcio nos ossos. Essa reserva só e feita até os 30 anos, os adolescentes e crianças que não têm uma boa alimentação, acabam acumulando pouca massa óssea, iniciando a perda em uma idade muito tenra.
Mudar hábitos e adotar um estilo de vida saudável é um investimento para o futuro. Afinal muitas pessoas não fazem aplicações financeiras, visando o futuro? Por que não pensar em acumular cálcio nos nossos ossos com este mesmo olhar?
Então consuma prioritariamente alimentos ricos em cálcio como gergelim, quinoa e amaranto; tome um pouquinho de sol todos os dias e se necessário faça suplementação de cálcio já adicionado de vitamina D da Mais Natural!




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

30/11/2018   |
23/11/2018   |
16/11/2018   |
09/11/2018   |
01/11/2018   |
26/10/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS