Quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1533
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Viver sem glúten: benefícios para quem adere a esse tipo de alimentação

17/08/2018 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
   A dieta que restringe o consumo de alimentos que contém glúten conquista cada vez mais adeptos com a promessa de emagrecimento rápido e saudável!
   O glúten é o nome dado a um grupo de duas proteínas: as gliadinas e as gluteninas, presente no trigo, no centeio, na aveia, no malte e na cevada, sendo responsável pela elasticidade, umidade e o bom crescimento das massas.
   Além dos alimentos à base de farinha de trigo e farelos como pães, bolos, tortas, macarrão e biscoitos, há uma série de alimentos que contém glúten como, sorvetes, achocolatados e outros. Os produtos industrializados são obrigados a declarar na embalagem se contém ou se não contém glúten.
   Dentre os problemas causados pela ingestão de glúten, temos a doença celíaca - ela é uma enteropatia autoimune desencadeada pela ingestão de glúten - e o diagnóstico precoce é fundamental para que os sintomas desapareçam. O indivíduo com essa doença tem inflamação na mucosa intestinal, com manifestação de dor abdominal recorrente, náuseas, vômitos, diarreia e com isso diminuição na absorção de nutrientes. 
   Na sensibilidade ao glúten, os indivíduos podem ou não desenvolver sintomas gastrointestinais, o quadro clínico é geralmente menos severo e o indivíduo é aparentemente assintomático após a ingestão do mesmo. Mas os sintomas tardios podem ser extraintestinais, como o aumento da chance de inflamações sistêmicas, alterações neurológicas, como alterações do humor, agressividade, perda da memória, redução da capacidade intelectual e da disposição física e também enxaqueca. 
   Excluir o glúten é uma forma de ter uma alimentação mais saudável e melhorar o funcionamento do organismo, dentre os benefícios encontramos a melhora na digestão, contribuindo para redução de sintomas como diarreia, refluxo e cólicas intestinais, perda de peso de forma rápida, pois a maioria dos alimentos fonte de carboidrato possuem glúten, redução das  inflamações causadas por doenças autoimunes, artrites e problemas intestinais, sem falar diminuição da fome e compulsão o que consequentemente combate a obesidade. No geral as pessoas melhoram tanto sem o glúten que não querem mais voltar a ingerir a proteína.
Farinhas, misturas, biscoitos, lanches saudáveis livres do glúten você encontra na Mais Natural!




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

09/11/2018   |
01/11/2018   |
26/10/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |
05/10/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS