Quinta-feira, 19 de julho de 2018
Ano XXX - Edição 1516
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

2º Desafio TMBikers: grande festa do ciclismo do Noroeste do RS reuniu crianças a idosos

11/05/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Evento - que reuniu cerca de 300 ciclistas, de mais de 30 cidades gaúchas -, já está sendo considerado um dos melhores e maiores na modalidade mountain bike, do interior do Estado

"MTB de tremer as panturrilhas". Assim foi classificado o 2º Desafio TM Bikers de Moutain Bike pelos 300 participantes e pelo  site Amigo do Ciclista. O evento, realizado no domingo, 6 de maio, no Parque de Exposições Germano Dockhorn, em Três de Maio, foi organizado pela Associação de Ciclismo de Três de Maio - TM Bikers.
A prova contou com três percursos: Pró, distância de 60 km e exigência física alta, que pontuou para o ranking do Circuito Noroeste de MTB); Sport, distância de 40 km e exigência física média, e Cicloturismo, 20 km, para iniciantes. 
A largada ocorreu às 8h30min, primeiro, para o percurso de 60 km, sendo seguido pelo de 40 km e o de 20km. Ciclistas de mais de 30 cidades, de todas as faixas etárias participaram do desafio, cuja proposta foi muito além da competição, mas testar os próprios limites e tentar superá-los.
Cada percurso foi dividido em categorias e todos os ciclistas que completaram a prova ganharam medalha de participação, e os primeiros cinco colocados, ganharam troféus.
Vale destacar também a grande participação de ciclistas três-maienses, os quais muitos conseguiram chegar ao pódium e alguns ficaram entre os melhores colocados em suas categorias.


Aos 62 anos, pedalando com muita disposição
Um exemplo de superação veio da cidade de Ijuí. Aos 62 anos, Guilhermina Weber, escolheu o percurso de 40 km para participar. "Vou dar o meu máximo e tentar terminar a prova", disse, antes de iniciar as pedaladas.
Ao concluir o desafio, com o tempo de 2h43min, Guilhermina ficou na 16ª posição na classificação geral feminina (entre 30 mulheres) e em 9º lugar na categoria Master feminino (entre 21 mulheres).
Uma excelente classificação, comemorou a ciclista, que participa há pouco mais de um ano e meio de competições pelo Estado. "Iniciei incentivada pelos meus dois filhos. Optei pela bicicleta porque faz muito bem para a saúde", destaca.
Alegre e bem disposta, a jovem senhora celebra as novas amizades e a descoberta de novos lugares, em cada pedalada. "É muito bacana. Já participei de provas de 60 km, 80 km e até de 100 km. Aqui em Três de Maio é a primeira vez", conta Guilhermina, que integra o grupo Las Monaretas, de Ijuí, que veio representado por 12 ciclistas.

Com o tempo de 2h43min, Guilhermina Weber, 62 anos, de Ijuí, 
ficou na 16ª posição na classificação geral feminina e em 9º  na categoria Master feminino 

Participante de Três de Maio liderou o percurso de cicloturismo
O três-maiense Mateus André Chies, 30 anos, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada do percurso de cicloturismo, de 20 km. 
Considerado um pedal para iniciantes, com pouco grau de dificuldade, o desafio teve belas paisagens, em meio à natureza, incentivando a prática do ciclismo. 
Mateus concluiu a prova em 1 hora e quatro minutos. Para ele, uma conquista, pois iniciou no esporte no início deste ano. "Optei por este percurso porque é o que geralmente eu treino, semanalmente. É meu primeiro desafio", conta.
Desde que começou a pedalar, ele já perdeu "vários quilos" e melhorou das dores do joelho. "Pedalar faz muito bem para a saúde. Estou gostando. Realmente, não tinha a expectativa de chegar em primeiro, mas apenas completar o percurso; foi muito bom", comemora o três-maiense. 
Nessa modalidade, não havia troféu, apenas medalhas na premiação.

Três-maiense Mateus André Chies, 30 anos, conquistou o 1º lugar no percurso cicloturismo, de 20 km

Morador de Três Passos vence no Sport 
Charlei Hoppe, 32 anos, de Três Passos, veio pela primeira vez a Três de Maio participar do Desafio. E já "de cara", teve sorte, pois conquistou o primeiro lugar no percurso Sport, de 40 quilômetros. 
Ele concorreu na categoria Master A1, e com o tempo de 1 hora e 47 minutos, sagrou-se campeão, na sua modalidade e na classificação geral.
O ciclista conta que pedala há dois anos e, desde então, o esporte faz parte da sua vida. "Já participei de outras provas, em outras cidades. Pedalo pelo menos três vezes por semana; e fiquei muito feliz com o resultado  aqui em Três de Maio", resume.

Charlei Hoppe, 32 anos, de Três Passos, participou pela primeira vez do Desafio e já conquistou o 1º lugar

Ciclista de Bom Princípio é campeão pelo segundo ano consecutivo
Repetindo o excelente desempenho do ano passado, Leandro Kuhn, 32 anos, da cidade de Bom Princípio, conquistou o bicampeonato no desafio, ao liderar a classificação geral e na categoria elite masculino, nos 60 km. Ele conclui a prova em surpreendentes duas horas e 37 minutos. 
Ao Semanal, Leandro disse estar muito contente com o resultado, embora não seja fruto do acaso. "Os resultados aparecem na proporção da sua preparação", avaliou. "Estou ficando acostumado, há cerca de quinze dias conquistei o 1° lugar na categoria Pró Master A1 do Desafio Dos Rochas de MTB em Pomerode, Santa Catarina", informou, destacando que também irá participar do Campeonato Gaúcho de MTB, dia 27 de maio, da etapa em Ijuí. E ainda, este ano, vai até Minas Gerais e em outros estados para competir. 
Sobre o 2º Desafio TMBikers, Leandro conta que voltou a Três de Maio porque, no ano passado, o 1º Desafio foi um dos melhores eventos da região, e, também, porque tem bastante amigos na cidade. "Foi bem legal, na largada eu estava preocupado porque choveu de noite, mas a chuva foi boa, melhorou ainda mais, porque o clima estava muito seco e deu aquela amenizada. A prova deste ano teve boas trilhas, escalada e mais dificuldade. Foi muito bom", afirmou Leandro, elogiando a organização do evento.

Leandro Kuhn, 32 anos, de Bom Princípio, coleciona vários títulos em provas de MTB no RS e em todo o país

No primeiro lugar do pódium, Leandro Kuhn repete a conquista do ano passado, se tornando bicampeão do desafio

Entre os muitos casais, amigos, pais e filhos que participaram, esteve o casal Mário de Souza 
Marga Kettner, de Três de Maio, que pedalou (e chegou) junto no percurso cicloturismo 

Um dos ciclistas mais novos a participar do desafio foi Miguel dos Santos Weddigen, 9 anos, que pedalou no percurso de 20 quilômetros. O pequeno tem o incentivo do pai Glauber Weddigen, que o acompanhou na prova. E também segue as pedaladas da mãe Mara dos Santos - que conquistou o 2º lugar no Pró-Master Feminino. Para Miguel, mesmo sendo a "primeira prova", "não foi difícil", somente ficou um "pouco cansado", mas pretende continuar praticando o esporte

Três de Maio pode virar referência na região no ciclismo
Na avaliação de Gustavo Zimpel, diretor administrativo das duas edições do Desafio TMBikers, Três de Maio está "virando referência na região no ciclismo". Para ele, o evento vem se destacando na questão de qualidade na infraestrutura, na segurança e organização. "Estamos com um grupo bem forte, puxado pela TMBikers, e viemos com um trabalho de planejamento desde o ano passado, quando fizemos o primeiro Desafio, que já foi um sucesso. A região já começa a voltar os olhos para Três de Maio", ressaltou, informando que mais de 80 pessoas trabalharam na organização do evento, todos voluntários, desde o pessoal da infraestrutura, profissionais na ambulância, equipes de apoio, entre outros. 
Para Gustavo, o maior objetivo do evento é desenvolver o ciclismo na região. "Fechamos com 300 inscritos, mas houve algumas desistências no dia devido à chuva de sábado e madrugada de domingo. Mas, mesmo assim, por ser um evento somente de MTB, é um dos maiores do Estado", disse. E completa "queremos que as lideranças da região comecem a tratar o ciclismo como um esporte sério. Vamos começar a trabalhar ainda mais em cima do ciclismo para desenvolver o esporte em toda a grande região", alega.
Outra meta, segundo o diretor administrativo, é trabalhar para ter cada vez mais qualidade e, neste sentido, iniciar de imediato, o planejamento do 3º Desafio TMBikers do ano de 2019. 
O próximo evento, inclusive, deve estar inscrito no calendário do ranking gaúcho de MTB, e fará parte do campeonato gaúcho da modalidade esportiva. Para Gustavo, essa conquista reflete que o evento terá ainda mais força e representatividade e, portanto, vai exigir um trabalho com maior comprometimento. "Vamos tentar manter a data sempre no mês de maio, perto do aniversário de Três de Maio", adianta. 


FOTOS: ALINE GEHM



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/07/2018   |
06/07/2018   |
29/06/2018   |
29/06/2018   |
22/06/2018   |
15/06/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS