Domingo, 23 de setembro de 2018
Ano XXX - Edição 1525
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Novas diretorias da ACI e do Sindilojas são empossadas

06/04/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Na presidência da ACI assume Luís Fernando de Souza e no Sindilojas, Dilson José Mireski
Luís Fernando de Souza, presidente eleito da Associação Comercial e Industrial (ACI) e Dilson José Mireski, presidente eleito do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), foram empossados na noite de segunda-feira, 2 de abril, em evento realizado na AABB, em Três de Maio. Souza assume no lugar de Luís César Reis e Mireski no cargo que era ocupado por Ernesto Kochhann, que estava na presidência há 12 anos, de 2006 a 2018.
Além dos novos e dos ex-presidentes, representantes de entidades e empresários locais, estiveram presentes na solenidade o prefeito Altair Francisco Copatti, o presidente do Sindilojas de Santa Rosa, Leonides Freddi (que também é vice-presidente do Comércio Varejista da Fecomércio-RS), representando no ato o presidente da Federação Luiz Carlos Bohn; e o vice-presidente Regional da Federasul, Rubi Artus, representando a presidente da Federação Simone Leite.
As novas diretorias assumem para mandatos com períodos diferentes. Na ACI, a gestão é de um ano, de 2018 a 2019. No Sindilojas, são quatro anos de mandato, de 2018 a 2022. 
Hoje, ao total, ACI e Sindilojas possuem mais de 300 empresas associadas.

ACI: importantes metas em debate. Uma das propostas é transformar o parque de exposições em empresa
Em seu pronunciamento, o presidente empossado destacou alguns desafios que a ACI tem para debater com as empresas associadas e a comunidade local. São eles, viabilizar a construção de uma sede própria e definir sobre a responsabilidade da administração do parque de exposições.
Segundo Souza, em 2019, a Associação comemora 40 anos e "já está na hora de pensar em ter sede própria". "Temos um parque de exposições e não temos uma sede, que abriga as entidades coirmãs. O ex-presidente, Luis Reis, inclusive, já protocolou antes de entregar seu mandato, uma solicitação para o prefeito, pedindo um terreno para a construção da sede própria", declarou.
De acordo com Souza, outro debate é sobre a gestão do parque de exposições. "Um dos caminhos seria torná-lo como uma empresa, a exemplo do parque de Santa Rosa. Mas temos que discutir, entre os donos do parque, que são a ACI, prefeitura e Funcap (formada por várias empresas e instituições) e ver se conseguimos chegar a um consenso. Temos que definir qual a possibilidade para um melhor aproveitamento do nosso parque", afirmou.
Conforme o presidente, a ACI de Três de Maio é a única entidade do Estado do Rio Grande do Sul que é "dona de um parque de exposições". "Em todos os demais municípios, os parques de exposições são de propriedade do Poder Público", informou. 
Souza também fez referência ao um debate importante, que é o trânsito, principalmente, relacionado ao problema da falta de vagas de estacionamento no centro da cidade. Encerrando, disse que pretende aumentar o número de associados bem como oferecer mais serviços ao associado. 

Sindilojas: entidade representativa do comércio varejista 
Eleito para a gestão 2018-2022 do Sindilojas, Dilson José Mireski destacou a trajetória do Sindicato nestes 16 anos e a parceria com a Associação Comercial e Industrial. "O Sindilojas surgiu dentro da entidade-mãe, que é a ACI. E depois buscamos uma representatividade para o comércio varejista local. Hoje temos uma história consolidada e um papel muito importante nas negociações coletivas, onde representamos o empresariado na busca de consorciar os melhores valores de pagamentos para os colaboradores e, acordos coletivos desde em esfera nacional, estadual e municipal", ressaltou.
Mireski lembrou as diversas bandeiras defendidas em nível de Estado, na Fecomércio, a qual o Sindicato é filiado, e enfatizou que o trabalho realizado é no "dia a dia, não somente na representatividade, mas visando construir, junto com a ACI, os melhores projetos para beneficiar aos associados".
Dentre as metas da nova gestão, está a elaboração de um planejamento estratégico e ampliação da base de representação. "Hoje atuamos somente no município. Mas temos solicitação de municípios vizinhos, da microrregião que hoje pertencem ao Sindilojas de Ijuí. Por isso, um dos nossos desafios é ampliar nossa base de atuação, para nos fortalecermos mais, viabilizando mais recursos, opções de cursos para a região, mais opções de treinamento para os colaboradores, enfim, tudo isso resultará numa melhoria, tanto para o patrão, quanto para o empregado", avaliou.
Mireski completou dizendo que, atualmente, "a distinção entre patrão e funcionário, 'cada um no pedestal', não existe mais". Para ele, nos dias atuais o empregador e o empregado trabalham em conjunto, para a melhoria da empresa, do habitat de trabalho e do espaço em que atuam, buscando, juntos, o crescimento e o planejamento das ações. "Porque, se a empresa tem um resultado maior, o colaborador também participa dos lucros, e isso são conquistas, como o prêmio por merecimento para os colaboradores. A ideia é construir juntos, a viabilidade e a sustentabilidade das empresas para que todos possam almejar e ter resultado melhor. E esse resultado melhor retorna para o comércio, faz girar a economia local e todos são beneficiados", finalizou.
Em seu pronunciamento, o prefeito Altair Copatti disse que o Executivo está aberto ao diálogo para buscar soluções no que se referente ao parque de exposições; ao trânsito local; o terreno para a construção da sede própria e até a busca de novas empresas para se instalarem em Três de Maio. Ainda fizeram o uso da palavra, Leonides Freddi, Rubi Artus, Luís Reis e Ernesto Kochhann. Após, foi servido um jantar a cargo de Zanella Buffet.


Alguns integrantes da diretoria da ACI de Três de Maio

Alguns integrantes da diretoria do Sindilojas de Três de Maio

FOTOS STUDIO CRIATIVO

Confira a matéria completa no jornal impresso




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

31/08/2018   |
31/08/2018   |
24/08/2018   |
24/08/2018   |
24/08/2018   |
17/08/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS