Domingo, 15 de julho de 2018
Ano xxx - Edição 1515
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Sociedade Espírita Chico Xavier recebe Certificado de Filiação

23/03/2018 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
O Certificado indica que o Centro Espírita ao longo dos seus 15 anos de existência desenvolveu suas atividades de organização institucional doutrinária, baseado nas normas da Federação Espírita Brasileira e, consequentemente, da FERGS, visando a disciplina e uniformização das ações dos centros

No dia 8 de março de 2018, os trabalhadores voluntários do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (ou Sociedade Espírita Chico Xavier), de Três de Maio, tiveram a grata satisfação de receber o presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS), Gabriel Salum, juntamente com a vice-presidente da área de Unificação, Maria Elisabeth Barbieri. Ainda, compondo a comitiva, estiveram Luciano Albuquerque e Antônio Nascimento, da diretoria da União Municipal Espírita de Santo Ângelo, e Marileda Mânica, da diretoria da União Municipal Espírita de Ijuí.
A visita ocorreu em razão da conclusão do processo de filiação da Sociedade Espírita Chico Xavier à Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS), com a entrega do certificado da federação. Na oportunidade, Gabriel Salum, foi entrevistado por um repórter e falou sobre a importância do encontro ocorrido, sobre o que é a Doutrina Espírita e mesmo sobre as características que diferenciariam uma sociedade espírita filiada à FERGS. Seguem as respostas e considerações realizadas.

Sobre o sentimento e a importância do encontro
Gabriel Salum: "É uma alegria para nós da FERGS, que somos na verdade, mais de 400 instituições no RS, estarmos aqui hoje nesta sociedade espírita de Três de Maio, a Chico Xavier. Porque esta casa - que já há mais de quinze anos têm divulgado a Doutrina Espírita aqui no município, acolhido as pessoas, praticado a caridade de forma tão bela - optou por filiar-se à Federação Espírita do Rio Grande do Sul, por trabalhar junto ao movimento federativo. Isso nos fortalece ainda mais para levarmos o Espiritismo à humanidade. Portanto, é um dia especial para todos nós: para a casa e para a Federação que ganha mais um ponto de luz aceso no nosso solo gaúcho."

O que vem a ser o Espiritismo?
Gabriel Salum: "O Espiritismo é uma doutrina de tríplice aspecto. Ele é ciência, a ciência que estuda o espírito imortal. Todos nós somos espíritos imortais. Então, o objeto do Espiritismo, enquanto ciência, é o espírito e suas relações com o mundo físico - com a matéria - e com o mundo espiritual. É a única ciência que têm esse objeto e é por isso que os fenômenos ligados ao espírito são explicados pela Doutrina Espírita. Mas, mais do que isso, o Espiritismo é ciência nesse aspecto de investigação, mas tudo o que a ciência espírita evidencia, gera uma reflexão filosófica. Então ele também é filosofia. Porque, a partir da demonstração científica, ele vai responder perguntas como: quem nós somos? de onde viemos? para onde vamos?, qual o sentido da vida na Terra?, por que sofremos?"
"E, finalmente, o Espiritismo, que é ciência e filosofia, também é uma religião. Em que perspectiva? Não na situação tradicional de uma hierarquia sacerdotal, de um conjunto de dogmas ou de uma estrutura de ritos exteriores. O Espiritismo é religião do latim religare, que significa reconectar o homem à Deus, reaproximar o homem de Deus. E nós nos aproximamos de Deus, nosso pai criador, fundamentalmente quando nos tornamos pessoas melhores. Então toda a ciência espírita nos esclarece uma realidade, a filosofia espírita nos traz reflexões, mas a religião espírita nos torna pessoas melhores por uma nova conduta, por um comportamento mais saudável cuja referência moral - e isso é importante que se explique sempre-, é Jesus. O Espiritismo é uma doutrina cristã. O nosso modelo e guia da humanidade é Jesus, sendo então, o seu Evangelho a referência de conduta daqueles que são Espíritas."


A Sociedade Espírita Chico Xavier, está localizada  na Av. Uruguai, 386 (fundos), em Três de Maio.

Continua na próxima edição





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

06/07/2018   |
29/06/2018   |
22/06/2018   |
15/06/2018   |
08/06/2018   |
01/06/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS